Coleção pessoal de LEandRo_ALissON

101 - 120 do total de 2607 pensamentos na coleção de LEandRo_ALissON

O conhecimento da verdade, no seu sentido pleno, material e formal ao mesmo tempo, é um privilégio da consciência individual humana. Pode ser repassada de um indivíduo a outros, mas cada um tem de fazer por si mesmo o esforço de apreendê-la. Não existe verdade comunitária.

Olavo de Carvalho

"Todos os mitos giram em torno de dois modelos básicos: o criacionismo bíblico e o casualismo epicuriano. Entre esses dois, não se trata de escolher o mais 'científico', o que seria apenas uma confusão de planos, [...] e sim de averiguar qual o mais apropriado à expressão da estrutura da realidade existencial e portanto ao adequado posicionamento do homem no processo cósmico."

Olavo de Carvalho

Tanto o evolucionismo quanto o criacionismo são mitos, isto é, narrativas analógicas, insinuações finitas de um conteúdo infinito, separadas do seu sentido por um hiato tão imensurável quanto esse mesmo sentido.

Olavo de Carvalho

"O ideal da ciência como conhecimento universal apodíctico é ao mesmo tempo uma miragem inalcançável e o princípio efetivo que dá estrutura e validade ao esforço científico."

Olavo de Carvalho

"Um evolucionismo conseqüente teria de explicar-se a si mesmo como etapa da evolução, mas para isso seria forçado a abdicar da pretensão de veracidade literal e consentir em ser apenas mais um símbolo provisório depois de tantos, sujeito, como todos eles, a converter-se no seu contrário mais dia menos dia."

Olavo de Carvalho

"O que se chama de filosofia em muitas universidades, especialmente no Brasil, é a convicção de que não existe realidade nenhuma e tudo é construído pela linguagem. [...]
A sofística, com o nome de 'desconstrucionismo', é o que hoje ostenta nos documentos oficiais o nome da sua velha inimiga, a filosofia."

Olavo de Carvalho

"A filosofia surgiu na Grécia como um esforço de apreender e dizer o 'ser' das coisas. A palavra 'ser' implica o reconhecimento de uma realidade objetiva estruturada, inteligível, comunicável de homem a homem."

Olavo de Carvalho

Nós não conseguiríamos dormir se não tivéssemos certeza que todos os problemas podem ficar pra amanhã, dizia o filósofo Alain. Dormir é um ato de confiança na constância do mundo. Por isso mesmo, na índia, a metafisica hindu identificou o máximo de consciência com estado de sono profundo.

(COF, 248)

Olavo de Carvalho

“Neste mundo não vamos encontrar a tranquilidade. A paz definitiva só existe no Céu”.

José Monir Nasser

“Uma sociedade não pode ser rica antes de ser inteligente. Não pode existir uma economia realmente sólida e desenvolvida sem que haja uma elite cultural voltada para os bens espirituais, capaz de guiar, julgar e interpretar os esforços da comunidade”.

José Monir Nasser

"O cidadão precisa ter chegado à suprema perfeição da burrice para não entender, de maneira imediata, intuitiva e sem maiores explicações, que na frase 'A verdade não existe', a palavra 'existir' não significa absolutamente nada."

Olavo de Carvalho

Vocês têm de ser a favor de uma só coisa: a filosofia. E a filosofia entendida neste sentido, como unidade do conhecimento na unidade da consciência, ou seja, a filosofia como consciência responsável.
O conhecimento, a aquisição do conhecimento, a transformação desse conhecimento em consciência e dessa consciência em responsabilidade, é só disso que vocês têm de ser a favor.

Olavo de Carvalho

Quando eu defini a filosofia como a busca da unidade do conhecimento na unidade da consciência e vice-versa, em grande parte foi baseado na biografia do próprio Aristóteles.

Olavo de Carvalho

Morrer, minha querida?
Esta será a última coisa que farei!

Groucho Marx

Muita gente parece não perceber que a primeira coisa que desaparece quando estão transformando um país num estado totalitário é a comédia.

Groucho Marx

O bom senso e um pouco de lógica nos advertem que, se idéias têm conseqüências, então más idéias têm más conseqüências. E, ainda mais óbvio: más idéias, escritas em livros, tornam-se muito mais duráveis, infectam gerações e mais gerações e ampliam a miséria do mundo.

Benjamin Wiker

"Sofrer calúnias, injúrias, difamações, humilhações e injustiças é o que a Igreja chama 'o martírio do coração'. Agradeço àqueles que, me impondo esse sofrimento, me deram a oportunidade de oferecer algo a Deus pela salvação de tantas almas. Tudo o que escrevi e ensinei, sem esse sacrifício, vale pouco ou nada. Com ele, espero, começa a valer alguma coisa."

Olavo de Carvalho

"Einstein é uma bobagem. Eu não acredito na relatividade. O princípio do movimento retilíneo uniforme é do Poincaré. Einstein confundiu medida de grandeza física com grandeza física, que é uma coisa objetiva. Depois, ele fez uma teoria da gravitação fajuta, que chamou de relatividade geral. Não tem relatividade geral. A teoria é furada. O movimento de aceleração é absoluto. Einstein é um palhaço, plagiador! Um século de tapeação e ninguém desmascarou."

César Lattes

A escrita tem regras,
aprenda-as.
Leia os mestres e imite-os. Escreva para informar,
não para dar carteiradas. Escreva para ser lido.

Raul Martins

"Todo conhecimento científico é incerto."

Richard Feynman