Coleção pessoal de LEandRO_ALissON

181 - 200 do total de 2790 pensamentos na coleção de LEandRO_ALissON

"Eu sou eu e minha circunstância, e se não salvo a ela, não me salvo a mim."

José Ortega y Gasset

"A vida é o que fazemos e o que nos acontece."

José Ortega y Gasset

“Saber que não se sabe constitui, talvez, o mais difícil e delicado saber”.

José Ortega y Gasset

Muitos homens, como as crianças, querem uma coisa, mas não as suas consequências.

José Ortega y Gasset
224 compartilhamentos

“Só é possível avançar quando se olha longe. Só é possível progredir quando se pensa grande”.

José Ortega y Gasset

Caminhe lentamente, não se apresse, pois o único lugar ao qual tem que chegar é a si mesmo.

José Ortega y Gasset

A mais perfeita atividade na profissão não é a que se conforma mais fielmente às regras do ofício, mas a que as dita porque as ultrapassa. E, se nunca se deve transformar em trabalho a parte divina de nossa atividade, não existe profissão que não a deixe transparecer.

Louis Lavelle

Se a profissão nem sempre está de acordo com a vocação, não raro isso é efeito de uma escolha ruim, mais que de um destino ruim. É por vezes um teste que o destino nos impõe, a fim de nos obrigar a descobrir e exercer algumas de nossas potências ocultas. [...] Não se deve, porém, criar uma oposição entre nosso trabalho e nossa tarefa de homem: é preciso fundi-los.

Louis Lavelle

"Nenhuma sociedade pode se permitir desprezar ou desrespeitar a verdade".

Harry G. Frankfurt

Quem realmente se dedicou, quem se sacrificou para obter verdadeira técnica, ética e conhecimento profundo, de regra obterá sucesso.

Hélio Angotti Neto

Será evidentemente um grande benefício para qualquer pessoa ler com boa vontade a obra de Maritain, de Karl Adam, de Guardini, de Amoroso Lima, de Dom Vonier, de Dom Columba Marmion¹; seria ainda melhor ler São Tomás, Santo Agostinho, São Cipriano, Santo Inácio, Santo Irineu; seria ainda melhor ler as Sagradas Escrituras. Mas ainda melhor do que tudo é pedir perdão a Deus e rezar um simples Padre-Nosso pedindo para a secura da alma o socorro da Fé, da Esperança e da Caridade.

¹ [N. da P.] Corção romperia posteriormente com alguns destes autores, por terem adotado posições nitidamente progressistas [v. O Século do Nada].

Gustavo Corção

Ninguém poderá esgotar com o conhecimento o fundo da doutrina que é Pessoa, e dificilmente poderá conhecer a milésima parte da obra humana escrita sobre a doutrina, que é imensa. Seria loucura aguardar, para ulterior resolução, a leitura das obras completas de São Tomás ou dos textos patrísticos. Mal temos tempo para ler uns poucos antigos e meia dúzia dos autores modernos e mal podemos compreender os textos em toda a profundidade.

Gustavo Corção

O célebre preceito que recomenda conhecer-se a si mesmo só é de aplicação tão difícil porque, para conhecer-se, é preciso primeiro fazer-se. E as duas operações coincidem. Por isso, nossos atos aparecem sempre, aos nossos olhos, diferentes do que acreditávamos ser. O que pensamos de nós mesmos é também um véu que nos esconde de nós mesmos.

Louis Lavelle

Nosso eu não é um ser formado, mas um ser que se forma a todo instante. Não é uma realidade já feita sobre a qual nossa sinceridade deveria se pautar, que seria seu modelo e que nossas palavras e obras poderiam exprimir com maior ou menor exatidão ou fidelidade. Assim, pôde-se dizer que não há uma verdade sobre o eu, do mesmo modo que há uma verdade sobre um objeto.

Louis Lavelle

"Para o indivíduo, o sofrimento pode ser o princípio da sabedoria. Para a comunidade, é o motor da violência, que puxa o carro da história na direção da fornalha ardente em cuja beirada um cartaz anuncia: 'Justiça e Paz'."

Olavo de Carvalho

A discriminação que você sofre como parte de um grupo tem sempre o contrapeso da solidariedade entre a multidão de coitados: quanto mais o expelem de um grupo, tanto mais você se sente integrado no outro, e sempre resta a esperança coletiva de que os oprimidos de hoje sejam os opressores de amanhã.

Olavo de Carvalho

Não existe atenção que não seja animada por uma intenção, que é ela própria mediadora entre atenção e o amor. E dispomos de nossa atenção como dispomos de nossa vontade; mas a verdade nos responde como bem entende, e não como desejamos: é que olhar depende de nós; ver, não. Sucede que apenas olhar é escolher, é amar: e como a luz não se ofereceria àquele que a procura e que, ao procurá-la, a ama e, ao amá-la, já possui? Existe um ponto onde o olhar atento e o raio que o ilumina se fundem e não constituem senão algo uno.

Louis Lavelle

Caridade é dar o que você nunca recebeu.

Olavo de Carvalho

Verdade e opinião são duas coisas distintas: uma opinião pode ou não ser verdadeira, mas a verdade, por outro lado, é sempre verdadeira e não pode ser outra coisa. A verdade é sinônimo de realidade; é o ponto de partida por meio do qual a opinião é testada. Se a opinião falhar no teste da verdade, a opinião deve ser abandonada.

João Corrêa Neves Junior

"O tempo das profecias passou, e as profecias cederam lugar aos acontecimentos. Foi uma visão terrível."

Mikhail Bulgakov