Coleção pessoal de Ashlon

1 - 20 do total de 1544 pensamentos na coleção de Ashlon

O amor construído sobre a beleza morre com a beleza.

John Donne
761 compartilhamentos

"Nenhum ofício é mais favorável ao pensamento intelectual que o das armas, dada a alternância das empresas mais arriscadas com períodos de ócio absoluto, pela presença do perigo, do imprevisível e dos acasos, pela diversidade de ocupação que nele se encontra. É uma vida muito livre, onde a imaginação, refreada por muitas medidas de disciplina, tem toda a disponibilidade para se entregar a vários sonhos, onde a responsabilidade se alimenta da negligência, como acontece àquele que ignora o dia de amanhã, e que sempre espera pelo pior e que sabe de antemão que não falhará. Eis o modo como a ocupação militar é uma imagem do trabalho intelectual: contar com o acaso; em não saber nunca onde se chegará, mas estar certo de que lá chegará."

Jean Guitton

Antes de proclamar “Discordo”, responda, se puder:
1 – Com a premissa maior, com a premissa menor ou com a consequência?
2 – Com a forma ou com a substância?
3 – Com a proposição em si ou com as definições dos conceitos?
Se não pode responder, é porque nem sabe do que está discordando.

Olavo de Carvalho

A superioridade intelectual, no Brasil, é uma anomalia, um pecado e um crime. Todos os que nasceram amaldiçoados por esse dom foram vítimas de difamação e boicote. As únicas diferenças, no meu caso, são a profusão de ataques simultâneos e articulados (ininterruptos há duas décadas) e a total ausência, neles, de críticas intelectuais, tudo não passando de intrigas miúdas, rotulações pejorativas e atribuição de crimes imaginários.

Olavo de Carvalho

Quem diz que os meus cursos são uma seita, que meus alunos são idiotas servis e manipulados, etc., jamais cita um único exemplo que o comprove. E não o cita pela simples razão de que não pretende ser crido, pretende apenas espalhar no ar um vago medinho de passar por subserviente, levando muitas pessoas a só falar de mim naquele tom postiço de isenção judicial, que já é metade da difamação.

Pessoas que não sabem admirar sem invejar não têm remédio senão fingir desprezo àquilo cuja presença as humilha.

Os militantes do anti-olavismo sabem que só doentes mentais acreditam no que eles dizem. Mas sabem também que uma grande parcela do público que não acredita é desprovida de força moral e de conhecimento suficiente da minha pessoa para poder evitar a conjetura: 'Com tanta gente falando mal dele, DEVE haver algo de errado nesse sujeito.'

A mentira difamatória, para exercer seu efeito venenoso, não precisa ter credibilidade.

Olavo de Carvalho

Existe uma diferença enorme entre um ideal político substantivo e a camada de adornos verbais de que se reveste. Verbalmente, o socialismo é igualdade, liberdade, etc. e tal. Substantivamente, é a unificação de poder político e econômico, portanto a criação de uma casta governante mais poderosa e mais dominadora do que a anterior. O socialismo não é ruim porque se desviou do seu ideal, mas porque o realizou.

Olavo de Carvalho

Seres humanos normais praticam a igualdade nas suas relações pessoais na medida do razoável e aceitam a desigualdade social como uma coisa natural e invencível. Malucos pretendem eliminar a desigualdade social e por isso levam ao extremo a desigualdade pessoal, imaginando-se infinitamente superiores aos demais seres humanos. Mao Dzedong acreditava-se igual aos setenta milhões de chineses que ele mandou para o beleléu?

Comunistas acreditam em 'amar a humanidade impessoalmente', como se abstraída a dimensão pessoal ainda restasse algo de humano. O que amam é uma hipotética humanidade futura construída à imagem deles mesmos, em nome da qual tentam eliminar a humanidade presente.

Olavo de Carvalho

O cristianismo jamais teve como objetivo a eliminação da pobreza. Jesus deixou isso muito claro ao dizer: 'Sempre haverá pobres entre vós' – e, pior ainda, Ele disse isso num contexto que enfatizava a prioridade dos deveres espirituais sobre quaisquer demandas, mesmo justas e necessárias, da vida material.

Os comunistas não roubaram nenhuma ideia do cristianismo. Ao contrário, emprestaram-lhe a sua própria ideia, para dar a ela o prestígio de um ideal sagrado. A única ideia que os comunistas roubaram do cristianismo não tem nada a ver com eliminação da pobreza. Foi a ideia do Juízo Final, que eles reduziram à escala histórico-social para justificar o seu projeto de matar gente a granel sob um pretexto edificante.

Olavo de Carvalho

Há séculos que presumem refazer tudo, na arte e nas ciências, para não falar do resto, porque nada sabem fazer.

Giacomo Leopardi

Quando o grande Petre Tsutsea disse 'Só o cristianismo é absoluto, tudo o mais é relativo', ele quis dizer precisamente que o cristianismo não é uma teoria, não é uma doutrina, é a própria estrutura da realidade, que as teorias tentam interpretar cada uma a seu modo.
Tomar a doutrina cristã como base para conclusões filosóficas é nivelar a realidade com a nossa interpretação dela. A Palavra de Deus não é uma teoria -- nem mesmo uma teoria certa --, é uma AÇÃO divina, portanto algo que faz parte da própria estrutura da realidade. Tem uma presença, por assim dizer, física. Isso significa que JAMAIS a entendemos completamente, o que de imediato já a distingue de toda teoria, cuja única e essencial virtude é a inteligibilidade máxima. Noventa por cento da apologética cristã circulante consistem em reduzir Deus a um filósofo melhor que os outros.

Olavo de Carvalho

Pessoas que escrevem mal percebem mal, retêm mal, e com a maior facilidade se enganam a si mesmas quanto às suas intenções simplesmente trocando os nomes dos sentimentos que as movem. A literatura e o conhecimento da alma humana sempre andaram juntos. Ninguém pode apreender nuances e sutilezas da vida emocional com uma linguagem tosca, mesmo que gramaticalmente correta.

Olavo de Carvalho

"Os romances escritos pelos conservadores pululam de revolucionários, comunistas, anarquistas, terroristas e assassinos políticos retratados com toda a complexidade moral da sua vida interior e das situações que atravessam. Nos romances 'de esquerda', o adversário político quase sempre aparece sob forma caricatural, desumanizada ou monstruosa, sem qualquer atenuante, sem qualquer ambigüidade, sem qualquer concessão relativista ou mera simpatia humana. Leiam Gorki, Barbusse, Brecht, Hemingway, John Steinbeck, Ilya Ehrenburg, Theodore Dreiser, Lillian Helman, Howard Fast, e entenderão do que estou falando. É quase impossível conceber, na obra desses e outros romancistas de idêntica filiação ideológica – pelo menos enquanto permanecem sob a influência direta do movimento esquerdista – um personagem conservador ou de direita que tenha alguma virtude humana, alguma qualidade moral, alguma razão aceitável para ser como é e pensar como pensa. Há exceções, é claro, mas, em linhas gerais, a 'imaginação moral', ou mesmo a simples compreensão humana, parece ser monopólio da literatura conservadora."

Olavo de Carvalho
1 compartilhamento

"O sinal mais evidente da sabedoria é o constante bom humor."

Michel de Montaigne

"CONHECE-TE A TI MESMO": "Esse mandamento significa que toda investigação filosófica deve tomar raiz numa consciência muito clara da nossa própria situação existencial, da nossa condição pessoal e sócio-histórica, das nossas contradições interiores e das motivações dos nossos atos, mesmo as mais secretas, ruins e decepcionantes. Só daí deve elevar-se, pouco a pouco, às grandes especulações abstratas que, sem isso, se tornarão fetiches intelectuais, mecanismos de alienação ou, na melhor das hipóteses, puros exercícios escolares sem genuína substância intelectual, por elegantes e sofisticados que pareçam."

Olavo de Carvalho

"Um homem viveu, há dois milênios, no Oriente. E eu não posso olhar para uma ovelha, uma andorinha, um lírio, um campo de trigo, uma vinha, uma montanha, sem pensar nÊle. A beleza da natureza é o carinhoso sorriso de Cristo, mostrado através da matéria [...] A alegria, que era a pequena publicidade do pagão, é o gigantesco segredo do cristão."

G.K. Chesterton

Há dois tipos de pessoas: Aquelas que, quando levam uma bronca do professor, melhoram, e aquelas que ficam com raivinha dele e saem fazendo intriga com os pretextos mais edificantes do universo.

Olavo de Carvalho

Se você fez um ou mais favores a algum brasileiro, nunca mais lhe negue nenhum, caso o contrário ele passará a odiá-lo na proporção direta do que lhe deve.

Olavo de Carvalho

Se estou tentando preparar INTELECTUAIS, deveria ser óbvio à primeira vista que escritos de ordem puramente jornalística ou polêmica, sem especial relevância científica, literária ou filosófica, não bastam para habilitar ninguém ao estatuto de aluno modelar do Olavo de Carvalho.

Olavo de Carvalho

"Verdadeiramente, para amar é preciso aprender e se esforçar. Nós estamos imersos em uma cultura que equivocadamente nos transmite que 'toda forma de amor' é válida e quase tudo é amor. Vivemos uma banalização do amor, fala-se muito sobre ele quando se está, na verdade, falando de licenciosidade, promiscuidade, libertinagem e desrespeito. Eu sei que vocês me entenderam: amor é um estado de quase-morte. Mas o que vemos por aí não passa de êxtase da carência, sentimentos fugazes à flor da pele, desejos incontroláveis."

Ana Caroline Campagnolo

"A verdade está tão obscurecida nestes tempos e a mentira tão assentada, que, a menos que se ame a verdade, já não é possível reconhecê-la."

Blaise Pascal