Coleção pessoal de 2019paodiario
Nós precisamos de ajuda
Eu orarei ao Pai, e Ele lhe dará outro Ajudador, para que Ele permaneça com você para sempre. - João 14:16
Escritura de hoje : João 16: 7-15
Eu gosto de fazer trabalhos em casa sozinha. Um dia, desmontei nossa pesada mesa de pingue-pongue e me esforcei enquanto a carregava para o porão, peça por peça. Fiquei dolorido por um tempo depois de puxar as seções pelas escadas.
Às vezes, porém, preciso pedir ajuda. Não há como subir no telhado para recuperar um brinquedo preso sem alguém segurando a escada. E alguns trabalhos que simplesmente não posso fazer sem o conhecimento do meu cunhado.
Para ter sucesso em nossa caminhada de fé como cristãos, todos precisamos de ajuda. Não podemos fazer isso sozinhos. Precisamos da ajuda de todas as três Pessoas da Trindade - o Pai, o Filho e o Espírito Santo - para nos dar orientação, força e instrução.
Veja o que Jesus disse antes de ir à cruz. Ele disse aos discípulos que estava indo embora, mas que lhes enviaria um ajudante - o Espírito Santo (João 16: 7). Ele sabia que Seus seguidores não poderiam cumprir seu propósito neste mundo sem a presença permanente do Espírito.
Não há trabalhos do tipo faça você mesmo na vida cristã. Precisamos da ajuda do Pai que nos conhece, do Salvador que intercede por nós e do Espírito Santo que nos capacita. Sempre precisamos da ajuda de Deus.
Refletir e orar
Pai, obrigado pelo seu espírito,
encha-nos com o seu amor e poder;
Mude-nos para a própria imagem de Cristo,
dia após dia e hora a hora. - Anon.
Deus Pai nos deu o Seu Espírito para nos permitir ser como Seu Filho. Dave Branon
Adormecido no trabalho
É hora de acordar sem dormir. -
Romanos 13:11
Escritura de hoje : Romanos 13: 8-14
O seguinte aviso foi publicado no quadro de avisos em um escritório de negócios: “Chegou à atenção da gerência que os trabalhadores que morrem no emprego não estão caindo. Essa prática deve parar, pois torna-se impossível distinguir entre a morte e o movimento natural da equipe. Qualquer funcionário encontrado morto na posição vertical será retirado da folha de pagamento. ”
Essa descrição humorística encontra um sério paralelo entre os cristãos. Podemos seguir os movimentos de obediência sem nenhum envolvimento real do coração. Por trás da nossa aparência normal, há uma falta de entusiasmo por viver e servir a Deus de maneira justa. Precisamos da advertência de Paulo: “Está na hora de acordarmos do sono” (Romanos 13:11).
Devemos permanecer intensos em nosso desejo de agradar ao Senhor. Séculos atrás, o salmista orou para que não se contentasse com uma experiência religiosa casual (Salmo 119: 1-8). Ele ansiava por um compromisso total de amar o que Deus ama e odiar o que odeia. Ele sentiu que teria que dar todo o seu coração, mente e força à tarefa.
Realizaremos muito pelo Senhor se colocarmos nossa vontade contra a corrente do mundo e a atração de nossa carne pecaminosa. Não vamos adormecer no trabalho.
Refletir e orar
Vá, trabalhe; gaste e se gaste,
Tua alegria de fazer a vontade do Pai;
É assim que o Mestre foi;
O servo não deveria pisar ainda? - Bonar
Viver para Jesus não é um trabalho de meio período. Mart DeHaan
Não é da sua conta
Pedro, vendo [João], disse a Jesus: "Senhor, e quanto a este homem?" - João 21:21
Escritura de hoje : João 21: 15-25
Em seu livro The Unchained Soul , Calvin Miller descreve sua própria luta com inveja e orgulho. Quando ele estava pastoreando, ele e outro membro da igreja listaram suas casas à venda na mesma época. Demorou um ano para vender a casa de Miller, enquanto a outra casa foi vendida em três dias. Quando as pessoas perguntavam ao outro homem por que sua casa vendia tão rapidamente, ele sempre respondia: "Acabei de colocar essa casa nas mãos de Deus, e o Senhor a vendeu em três dias".
Miller confessou que toda vez que ouvia o homem dizer isso, ele dizia a Deus: "Ei, Deus, o que você tem contra mim?" Ele admitiu ter reagido defensivamente ao orgulho desse homem sobre sua venda de três dias. Miller lembraria a Deus a profundidade de sua própria espiritualidade, comparada com a superficialidade da outra pessoa. Afinal, ele realizou incontáveis estudos bíblicos em sua casa e levou muitas pessoas ao Senhor, enquanto o outro homem também não.
Qualquer um de nós pode interessar-se egoisticamente pela maneira como Deus está abençoando a vida de outra pessoa, enquanto, ao mesmo tempo, ignora nossas próprias responsabilidades. Inveja e raiva às vezes podem ser o resultado. Quando o apóstolo Pedro ficou curioso sobre o futuro de João, Jesus disse que isso não era da sua conta. Ele lhe disse: "Você me segue" (João 21: 21-22). Que possamos aprender com a experiência de Pedro e manter nossos olhos em Cristo.
Refletir e orar
Um plano para você e um plano para mim -
Esta é a escolha de Deus -, então vamos ver
que devemos nos esforçar para fazer a vontade Dele
e em nossas vidas o plano Dele. - Fitzhugh
É difícil seguir a Cristo de perto se seus olhos estão focados nas pessoas ao seu redor. David C. Egner
Senhor, ouça nossa oração!
O Senhor ouviu minha súplica; o Senhor receberá minha oração. - Salmos 6: 9
Escritura de hoje : Salmo 6: 1-10
Durante cada culto matinal em uma pequena igreja em que participei, a congregação compartilhava pedidos de oração. Depois de cada um, o pastor dizia: “Senhor, à tua mercê”, e o povo respondia: “Ouça nossa oração.” Um domingo, um garoto de quatro anos atrás de mim se tornou mais intenso após cada pedido, até que ele finalmente gritou: “Ouça nossa oração!” O garotinho provavelmente expressou o que muitos de nós estávamos sentindo naquela manhã.
Como cristãos, acreditamos que Deus nos ouve quando oramos, não porque merecemos, mas porque Cristo abriu o caminho para falarmos diretamente com o Pai. Freqüentemente, fazemos nossos pedidos com tranquilidade e confiança, mas há momentos em que não podemos deixar de clamar a Deus de coração partido e angústia.
No Salmo 6, quase podemos ouvir os soluços de Davi quando ele implorava a Deus por misericórdia, ajuda e cura. No entanto, mesmo tendo enfrentado pessoas difíceis e circunstâncias esmagadoras, Davi afirmou sua confiança em Deus: “O Senhor ouviu a voz do meu choro. O Senhor ouviu minha súplica; o Senhor receberá minha oração ”(vv.8-9).
Hoje, nessa misteriosa mistura de confiança e clamor, podemos levar tudo ao nosso amoroso Pai celestial, dizendo: "Senhor, à tua mercê, ouça nossa oração!"
Refletir e orar
Deus nos ouve quando clamamos a Ele.
Nenhuma voz é ignorada;
Os sons de louvor, os pedidos de dor
são todos ouvidos pelo Senhor. —Sper
Na oração, Deus ouve mais do que apenas palavras - ouve seu coração. David C. McCasland
Brilhe Onde Você Está
Você brilha como luzes do mundo, mantendo firme a palavra da vida. - Filipenses 2: 15-16
Escritura de hoje : Mateus 5: 13-16
O nome de Peter Carter provavelmente é desconhecido para a maioria das pessoas hoje. Ele era um pastor presbiteriano americano do século XIX. Ele não era um púlpito tão famoso quanto Charles Haddon Spurgeon. Ele não escreveu grandes obras de teologia como seu contemporâneo Charles Hodge. Ele nunca alcançou o reconhecimento internacional de Henry Ward Beecher, do Tabernáculo do Brooklyn. Mas ele viveu sua fé de tal maneira que encorajou centenas de pessoas a confiar e servir a Jesus Cristo. Carter irradiava o amor do Salvador para crianças e adultos.
Por exemplo, um visitante perguntou a algumas crianças da escola dominical de Carter se elas conheciam o Bom Pastor. "Ah, sim", eles responderam. “Ele é o pastor Peter Carter.” O missionário estadista Robert E. Speer disse: “Se todos os argumentos fundamentados em apoio ao cristianismo fossem destruídos, Peter Carter e os dois ou três homens como ele que eu conhecia permaneceriam para mim como sua base inexpugnável. e defesa. "
Mesmo que pensemos em nós mesmos como crentes comuns, todos nós podemos, pela graça de Deus, ser luzes brilhantes que “glorificam [nosso] Pai no céu” e apontam as pessoas para o Salvador (Mateus 5:16; Filipenses 2: 14-16) . Nós também podemos ser uma evidência de carne e osso de que o evangelho é verdadeiro.
Refletir e orar
Eu quero que minha vida brilhe para Jesus
Para que aonde quer que eu vá
O mundo que assiste verá que Ele os ama
E que Sua graça salvadora os conhecerá. —Hess
Deus nos colocou na terra para brilhar como luzes, para não nos acostumarmos às trevas. Vernon Grounds
Eu vou fazer isso mais tarde
Enquanto ele permaneceu, os homens seguraram sua mão. . . o Senhor sendo misericordioso com ele. - Gênesis 19:16
Escritura de hoje : Gênesis 19: 12-29
Um boletim do Clube dos Procrastinadores da América é impresso de vez em quando e é gratuito para os membros de sua organização. Uma amostra de uma edição diz:
“Por favor, perdoe-nos desta vez, mas a mensagem do presidente, planejada para aparecer neste espaço, perdeu nosso prazo final e prometemos fazer todos os esforços para preparar uma mensagem a tempo de nossa próxima edição, se e quando sai, desde que não sejamos empurrados ou apressados e acabemos com uma mensagem tão inferior quanto esta. ”
Às vezes, a procrastinação é engraçada. Mas, como Gênesis 19 revela, uma resposta tardia aos mandamentos de Deus é um assunto sério. Quando o Senhor disse a Ló para tirar sua família de Sodoma e correr por sua vida, ele agiu apropriadamente no início (v.14). Mas então ele permaneceu na cidade até que os anjos de Deus agarraram sua mão e o tiraram (v.16). Se o Senhor não tivesse perdoado misericordiosamente a procrastinação de Ló, ele e toda a sua família teriam sido destruídos.
Senhor, muitas vezes somos como Ló. Por favor, seja misericordioso conosco, como você era com ele. Sabemos que devemos ser tão rápidos em fazer a Sua vontade como Jesus era. Precisamos da ajuda do Seu Espírito Santo para nos permitir dar a pronta obediência que você tanto merece.
Refletir e orar
Adiando a procrastinação
Que coisa importante você adiou?
Quando você fará isso?
__ Verifique aqui quando terminar.
Um dos "truques" mais eficazes de Satanás é "espere um pouco". Mart DeHaan
Comparações úteis
Lembrem-se, irmãos, nosso trabalho e labuta; por trabalhar noite e dia,. . . nós te pregamos o evangelho de Deus. - 1 Tessalonicenses 2:9
Escritura de hoje : 1 Tessalonicenses 2: 1-12
Enquanto viajava para falar em uma conferência bíblica na Malásia, tive que voar sem escalas por 20 horas. Alguns amigos simpáticos fizeram comentários como este: “Meu, isso deve ter sido cansativo!” No entanto, não pude encorajar seus comentários bem-intencionados. Durante o voo, eu pensava nas dificuldades dos peregrinos enquanto eles navegavam para a América no Mayflower, e não encontrei motivo para reclamar.
Às vezes é bom comparar nossa situação com a dos outros. Isto é especialmente verdade quando pensamos que estamos cansados demais para fazer esse esforço extra em servir ao Senhor. Considere o apóstolo Paulo, por exemplo. Ele trabalhou “noite e dia” na fabricação de tendas para se sustentar, a fim de poder pregar o evangelho aos tessalonicenses (1 Tessalonicenses 2: 9).
Hoje, muitos jovens trabalhadores dão tudo de si para executar programas de acampamento de sucesso. Os missionários passam por dificuldades para evangelizar o mundo. Mães ocupadas se sacrificam para ajudar nas escolas bíblicas de férias. Obviamente, devemos manter um equilíbrio entre trabalho e descanso. Mas quando fazemos esse esforço extra para Deus, às vezes nos cansamos. Podemos até ficar tão cansados que nossa oração para dormir será: “Senhor, estou exausta. Amém. ”Acho que Deus sorrirá com aprovação e nos dará uma boa noite de descanso.
Refletir e orar
Trabalhe, pois a noite está chegando,
Trabalhe no meio-dia ensolarado;
Preencha as horas mais brilhantes com mão-de-obra
. —Coghill
Quando as coisas ficam muito fáceis, você pode estar indo ladeira abaixo. Herbert Vander Lugt
Por que Jesus morreu?
Deus demonstra Seu próprio amor por conosco, pois enquanto ainda éramos pecadores, Cristo morreu por nós. -
Romanos 5: 8
Escritura de hoje : Isaías 53: 1-12
A morte expiatória de Cristo é uma verdade tão profunda que os estudiosos foram incapazes de mergulhar completamente em suas profundezas. Pense nisso: Jesus, o Filho de Deus, morreu para pagar a penalidade pelos nossos pecados! Várias teorias foram avançadas para explicar o que aconteceu, mas as Escrituras ensinam que a substituição está mais próxima do coração desse grande mistério. Um homem inocente levou os pecados de toda a humanidade.
Cliff Barrows conta que seus dois filhos fizeram algo errado. Embora tenham sido gentilmente advertidos, repetiram a ofensa e precisavam ser disciplinados. O coração terno de Cliff estava dolorido com o pensamento de ter que punir aqueles que amava. Então ele chamou Bobby e Bettie para o seu quarto, tirou o cinto e a camisa e, com as costas nuas, ajoelhou-se ao lado da cama. Ele disse a cada criança para chicoteá-lo 10 vezes. Oh, como eles choraram! Mas a penalidade tinha que ser paga. As crianças choraram enquanto açoitavam as costas do pai. Então Cliff os abraçou e beijou, e eles oraram juntos. "Doeu", lembra ele, "mas nunca tive que espancá-los novamente".
Você é assombrado pela lembrança de alguns atos covardes, egoístas ou vergonhosos? Jesus levou os cílios por todos os nossos pecados. Agora Ele nos convida a aceitar Seu perdão e dedicar o resto de nossas vidas a Ele. Ele quer que conheçamos a grandeza do amor de Seu Pai. Por isso Ele morreu!
Refletir e orar
O Cordeiro de Deus foi crucificado,
A penalidade pelo pecado foi paga,
A santidade de Deus foi satisfeita,
Pois todos os nossos pecados em Cristo foram postos. —Sper
Deus, o juiz, não apenas nos declarou culpados, mas também pagou nossa penalidade. Dennis J. DeHaan
Um aviso aos grumblers
Eles não creram em Sua palavra, mas reclamaram. - Salmo 106: 24-25
Escritura de hoje : Salmo 106: 6-25
Muitos de nós reclamam, mas poucos veem isso pelo que é. Embora condenemos alguns pecados nos outros, toleramos nossos próprios murmúrios como nada mais que uma atitude negativa. Mas nas Escrituras, Deus a condena como um pecado grave. Um exemplo de sua seriedade é encontrado em Números 13, quando Israel se recusou a entrar na Terra Prometida, objetando que o povo era mais forte do que era (vv.26-33).
O Salmo 106: 24-25 lista três pecados que mantiveram os israelitas no deserto: "desprezaram" as bênçãos da Terra Prometida, "não creram" na palavra de Deus de que tudo ficaria bem ali e "não prestaram atenção" Sua voz de direção. Em vez disso, eles se sentaram em suas tendas e "reclamaram".
Deus queria abençoar Seu povo, mas eles preferiram se apegar à familiaridade árida do deserto. Então Deus não permitiu que nenhuma geração desse entrasse na terra. O autor Ian Thomas adverte os queixosos de hoje: "Ignorando o que você precisa, você começará a clamar pelo que deseja e, se não tomar cuidado, Deus o dará a você!"
Se você é um resmungão, peça a Deus para mudar você. É uma coisa triste empobrecer-se com o que você pensa que precisa, quando Ele deseja abençoá-lo com o Seu melhor!
Refletir e orar
Quando as coisas dão errado, eu não ficaria
reclamando, vendo tudo como sombrio;
Pois quando penso em como o Senhor me abençoou,
não posso deixar de dar meu louvor a Ele. —Hess
Deus sempre dá o seu melhor para aqueles que deixam a escolha com ele. Joanie Yoder
A gratidão é contagiosa
Abençoe o Senhor, ó minha alma, e não esqueça todos os Seus benefícios. -
Salmo 103: 2
Escritura de hoje : Salmo 103: 1-22
Embora o esquecimento às vezes aumente com a idade, é realmente comum a todos nós. Até as crianças têm lapsos de memória e se desculpam dizendo: "Eu esqueci!" Mas há um tipo de esquecimento que é indesculpável em qualquer idade - esquecer de ser grato a Deus. O salmista Davi estava determinado a não falhar com o Senhor dessa maneira, por isso exortou sua alma: "Não esqueça todos os seus benefícios" (Salmo 103: 2).
Davi não manteve em segredo seu agradecimento a Deus. No Salmo 34: 2, ele escreveu: “Os humildes a ouvirão e se alegrarão.” E quem eram os humildes? Eles eram aqueles que, como David, estavam passando por tempos difíceis. Por que eles ficariam felizes em ouvir seus louvores? Porque a própria fé deles foi fortalecida quando ele testemunhou sobre a ajuda de Deus para ele em tempos de medo (v.4), problemas (v.6), necessidade (v.10), tristeza (v.18) ou aflição (v. 19)
Quando foi a última vez que você elogiou abertamente e sem vergonha a Deus por ajudá-lo em suas dificuldades? Alguém disse: “Se os cristãos louvassem mais a Deus, o mundo duvidaria menos dele”. Portanto, não é apenas apropriado expressar sua gratidão por todos os Seus benefícios, mas seu exemplo também pode incentivar outros a passar da dúvida para a fé como você o louva.
Refletir e orar
Agradeça ao Senhor quando houver problemas,
expressando Seu amor e graça;
Louvor agradecido fortalecerá a fé,
Transforme provações em bênção. —DCE
Uma atitude de gratidão pode tornar sua vida uma bem-aventurança. Joanie Yoder
Experimente o Dia de Ação de Graças
É bom dar graças ao Senhor e cantar louvores ao teu nome, ó Altíssimo. -
Salmo 92: 1
Escritura de hoje : Salmo 92: 1-9
Quando estamos passando por um momento difícil, podemos não nos sentir particularmente agradecidos. No entanto, mesmo em períodos de sofrimento e medo, podemos agradecer a Deus por Suas promessas abundantes e bondade infalível. Quando expressamos nossa gratidão a Deus, uma mudança maravilhosa ocorre dentro de nós.
Henry W. Frost, veterano missionário na China, descobriu isso por si mesmo. Ele disse: “Recebi notícias tristes de casa e sombras profundas cobriram minha alma. Rezei, mas a escuridão não desapareceu. Convoquei-me a suportar, mas a escuridão apenas se aprofundou. Depois, fui a uma estação do interior e vi na parede da casa da missão estas palavras: Tente o Dia de Ação de Graças. Eu fiz, e em um momento todas as sombras se foram, para não voltar. Sim, o salmista estava certo. 'É bom dar graças ao Senhor.' ”
Talvez você tenha sentido uma sombra sobre sua vida espiritual recentemente. Ou talvez você esteja lutando sob cargas pesadas que parecem insuportáveis. Nesse caso, incline a cabeça e agradeça ao Senhor por tudo o que ele fez por você. Diga a ele que você sabe que ele te ama e não o abandonou. Expresse sua gratidão por sua salvação, pela própria vida e pelas coisas boas que Ele lhe deu. Então você começará a experimentar por si mesmo a bênção do agradecimento.
Refletir e orar
Se fôssemos gratos por tudo
Do jeito que Deus nos diz,
que mudança maravilhosa em nossa vida poderíamos
ver! - Eaker
Um coração pesado fica mais leve quando o peso da ingratidão é elevado. David C. Egner
Adoração Pela Oração
Faça um grito de alegria a Deus, por toda a terra. - Salmos 66: 1
Escritura de hoje : Salmos 66: 1-7
Quando foi a última vez que você e Deus se reuniram para um culto? Sem coro. Sem piano. Nenhuma ordem de serviço. Só você e Deus e oração.
Quer um exemplo? Ouça o salmista: “Clamei ao [Senhor] com a minha boca, e ele foi exaltado com a minha língua. Se eu considerar a iniqüidade em meu coração, o Senhor não ouvirá. Mas certamente Deus me ouviu; Ele atendeu à voz da minha oração. Bendito seja Deus, que não rejeitou a minha oração, nem a sua misericórdia de mim! ”(Salmo 66: 17-20).
Você notou o que estava acontecendo nesses versículos? O salmista chamou a Deus em louvor. Ele veio com um coração puro - purificado pela confissão. Ele estava confiante de que Deus estava ouvindo. Deus aceitou a oração e deu seu amor à pessoa que orava. A adoração do salmista incluía louvor, um coração puro, comunicação com Deus, e então a afirmação e o amor de Deus foram derramados. Sim, a verdadeira adoração aconteceu.
Que padrão! Pense na vantagem espiritual que você ganha e na honra que Deus recebe quando pratica o culto pela oração. A qualquer hora, em qualquer lugar, você pode adorar o Senhor e Ele o abençoará.
Você está pronto para adorar?
Refletir e orar
Na solidão, nas asas da oração,
minha alma ascende diante do trono;
Minha única esperança de força é onde
meu coração e Deus se encontram sozinhos. - Anon.
Deus fala com aqueles que demoram para ouvir e ouve aqueles que demoram para orar. Dave Branon
Pronto para ir para casa
Eu já estou sendo derramado como uma oferta de bebida, e a hora da minha partida está próxima. - 2 Timóteo 4: 6
Escritura de hoje : 2 Timóteo 4: 6-8,16-18
Por ter viajado muito em meu ministério, tive que passar muito tempo longe de casa. Embora alguns hotéis prometam me fazer "sentir-se em casa", poucos conseguem. De fato, alguns me fazem desejar com fervor que eu estivesse em casa!
Durante seus últimos dias na Terra, o apóstolo Paulo ansiava profundamente por seu lar celestial. Seus pensamentos se voltaram para as boas-vindas calorosas que ele receberia do Senhor, “o justo juiz” (2 Timóteo 4: 8). Embora estivesse enfrentando a morte, os pensamentos do céu mantinham seu espírito esperançoso.
Isso me lembra um velho e seu neto que estavam sentados em uma doca no final de uma tarde. Os dois conversavam sobre tudo, parecia - por que a água está molhada, por que as estações mudam, por que as meninas odeiam minhocas, como é a vida. Por fim, o garoto levantou os olhos e perguntou: “Vovô, alguém já viu Deus?” “Filho”, disse o velho enquanto olhava através das águas paradas do lago, “está ficando tão agora que quase não vejo mais nada”.
O envelhecimento deve ser assim. Orar deve vir mais facilmente. A comunhão com o Pai no céu deve ser tão natural quanto respirar. Pensamentos em ver Jesus e voltar para casa devem ocupar cada vez mais nossas mentes. É assim que saberemos que estamos prontos para ir para casa.
Refletir e orar
Quando, pelo dom de Sua infinita graça,
me for concedido no céu um lugar,
Apenas para estar lá e olhar Seu rosto
Através dos tempos, será glória para mim. Gabriel
À medida que as sombras da vida se prolongam, os pensamentos de Deus devem se aprofundar. Haddon W. Robinson
Uma cura para a autopiedade
Visto que Cristo sofreu por nós em carne, arme-se também com a mesma mente. -
1 Pedro 4: 1
Escritura de hoje : 1 Pedro 4: 12-19
Todos nós tendemos a sentir pena de nós mesmos quando o problema surge e tudo parece dar errado. Uma cura para esses sentimentos pode ser encontrada na lembrança do que outros crentes sofreram em seu serviço a Cristo.
Considere o missionário americano David Brainerd (1718-1747). Ele escreveu: “Minha dieta consiste principalmente de pudim apressado, milho cozido e pão cozido em cinzas e, às vezes, um pouco de carne e manteiga. Meu alojamento é um pouco de palha, colocado sobre algumas tábuas. . . . Meu trabalho é extremamente duro e difícil. . . . Essas e muitas outras circunstâncias desconfortáveis me acompanham; e, no entanto, meus conflitos e angústias espirituais excedem até agora tudo o que mal penso neles, mas sinto como se me divertissem da maneira mais sumptuosa. ”
É útil considerar o que pessoas como David Brainerd suportaram, mas é ainda mais útil lembrar o que nosso Senhor Jesus passou por nós. A cura mais eficaz para a autocomiseração é recordar o sofrimento de nosso Salvador na cruz e pensar na grande alegria que sentiremos quando Ele voltar em Sua glória (1 Pedro 4: 1,13).
Ao focarmos nossos pensamentos em Jesus, obteremos uma nova perspectiva e nossa autopiedade cessará.
Refletir e orar
Senhor, agradeço-lhe pelas lições
que ensinou aos necessitados,
pois mostram como, por aflição
, aprenderam a alimentar-se. - Anon.
Quando achar que ninguém tem problemas como o seu, lembre-se do que Jesus suportou. Richard DeHaan
Quem está louco aqui?
[Paulo] disse: "Não sou louco, o mais nobre Festo, mas falo as palavras da verdade e da razão. - Atos 26:25
Escritura de hoje : Atos 26: 19-32
Em seu livro O que já se tornou pecado? Karl Menninger escreve: “Em um dia ensolarado em setembro de 1972, um homem de rosto severo e claramente vestido podia ser visto parado em uma esquina na movimentada Chicago Loop. Enquanto os pedestres se apressavam a caminho do almoço ou dos negócios, ele solenemente levantava o braço direito, apontava para a pessoa mais próxima e entoava em voz alta a única palavra: "Culpado!" Então, sem nenhuma mudança de expressão, ele retomaria sua postura rígida por alguns instantes antes de repetir o gesto.
O efeito dessa ação sobre estranhos que passavam era quase assustador. Eles encaravam o acusador, hesitavam momentaneamente, se afastavam, olhavam para ele novamente e depois seguiam apressadamente.
Se aquele homem era louco, como muitos pensavam, ele era um louco dizendo a verdade. Todo mundo que ele apontou era culpado! O pecado é universal (Isaías 53: 6; Romanos 3:23). O pior tipo de insanidade é negar a culpa quando se vive em pecado e descrença.
Festo, o governador romano da Judéia, acusou o apóstolo Paulo de ser louco (Atos 26:24). Mas foi Festo que estava fora de contato com a realidade, pois ele rejeitou a verdade de Deus.
E se você? Você já reconheceu sua culpa diante de Deus e voltou-se com fé para Jesus como seu Salvador e Senhor? É loucura não.
Refletir e orar
Como Ser Perdoado
Admita que você é culpado de pecado. Acredite que Jesus morreu na cruz por você e ressuscitou dos mortos. Com fé, peça ao Senhor Jesus Cristo para salvá-lo.
Negar a culpa e rejeitar a Cristo é o pior tipo de loucura. Mart DeHaan
Quem quer boas notícias?
Embora eles conhecessem Deus, eles não O glorificaram como Deus. - Romanos 1:21
Escritura de hoje : Romanos 1: 24-32
As pessoas realmente querem ouvir boas notícias? Talvez não, sugere a emissora Paul Harvey. As más notícias sobre crime e tragédia podem parecer mais interessantes e, na verdade, mais compatíveis com seus próprios gostos. Como exemplo, Harvey citou o fracasso do Good News Paper em Sacramento, Califórnia. Ele imprimiu nada além de boas notícias - e dobrou após 36 meses.
O que dizer das melhores novas de todas, o evangelho - as boas novas de Jesus e Seu amor? São as boas novas do perdão total e gratuito através da fé em Cristo e em Sua morte sacrificial. Por que muitas pessoas desviam os olhos, fecham a mente e se recusam a ouvir quando a melhor de todas as boas notícias lhes está sendo comunicada?
O fato triste é que todos nós estamos aflitos com o que foi chamado de teofobia - uma terrível aversão a Deus. Embora tenhamos sido criados para ter um relacionamento íntimo com Deus e precisemos de Sua presença que satisfaça a vida, na verdade somos odiadores de Deus (Romanos 1:30) até nascermos de novo.
Vamos continuar proclamando as boas novas com a confiança de que o Espírito Santo romperá a indiferença hostil dos odiadores de Deus, capturará sua atenção e obterá sua resposta crente à mensagem salvadora da graça. Afinal, foi o que Ele fez com você e eu.
Refletir e orar
Então eu te envio a corações endurecidos pelo ódio,
A olhos cegos porque não verão,
Para gastar - ainda que seja sangue - para gastar e não poupar -
Então eu te envio para provar o Calvário. - Clarkson
(c) 1954 Singspiration, Inc.
Em um mundo cheio de más notícias, nossa única esperança são as boas novas de Jesus. Vernon Grounds
Dizendo Sim a Jesus
Qual de vocês, pretendendo construir uma torre, não se senta primeiro e conta o custo. -
Lucas 14:28
Escritura de hoje : Mateus 21: 28-32
Um professor agnóstico diz a seus alunos que, quando criança de 8 anos, costumava dar um testemunho cristão que levou as pessoas a chorar de alegria. Agora, porém, ele rejeitou sua antiga crença em Jesus. Sua influência levou muitos rapazes e moças a renunciarem à fé que professavam.
Por que isso acontece? Parte da resposta está em Mateus 21. Na parábola de Jesus, um pai pediu que seus dois filhos fossem trabalhar em seu campo. Um disse que sim, mas não o fez. Jesus dirigiu isso aos líderes religiosos que pareciam dizer sim a Deus, mas seus corações estavam longe dele.
Alguns que crescem em lares cristãos podem dizer sim a Jesus sem entender verdadeiramente o que estão fazendo. Mais tarde, quando sua fé é desafiada, eles se afastam da fé à qual haviam proferido a boca. Por outro lado, outros podem inicialmente dizer não a Cristo porque percebem que se arrepender e crer significa que suas vidas pertencerão ao Senhor e não gostam das exigências de seguir a Cristo. Mas, eventualmente, eles se arrependem, acreditam e obedecem.
Confiar em Jesus é a decisão mais importante da vida. Certifique-se, portanto, de sua própria lealdade a Ele. Tome cuidado também para instruir os outros, para que eles entendam que a fé salvadora deve ser uma realidade de mudança de vida em seus corações.
Refletir e orar
Quando dizemos sim a Jesus como Senhor,
comprometemo-nos a segui-lo em Sua Palavra;
Se formos sinceros, Ele nos dará a graça de
seguir até vermos Seu rosto. —DJD
A fé em Cristo não é apenas uma escolha única, mas um desafio da vida. Herbert Vander Lugt
Carregado aqui!
O Senhor registrará, quando registrar os povos: "Este nasceu ali". - Salmos 87: 6
Escritura de hoje : Salmo 87: 1-7
Por muitos anos, um adesivo popular no Colorado exibia uma única palavra - NATIVO. Ele proclamava a cada nova chegada: “Você acabou de se mudar, mas eu nasci aqui. Este é o meu estado, minha herança e eu pertenço. ”
Nossa nacionalidade, cidadania e senso de pertencimento são geralmente determinados por nascimento. Isso era especialmente verdade para os israelitas nos tempos do Antigo Testamento. Eles não eram apenas o povo de Israel, mas o povo de Deus.
Pode parecer surpreendente, então, ler no Salmo 87 que pessoas de nações gentias rivais serão um dia tratadas como se tivessem "nascido" em Sião (vv.4-5). Herbert Lockyer diz sobre esta passagem: “Se alguns nasceram no Egito ou vieram da Etiópia, todos serão igualmente homenageados como filhos nascidos em casa da cidade de Deus. Os orgulhosos do Egito, os mundanos da Babilônia, os irados da Filístia, os cobiçosos de Tiro serão trazidos para o poder regenerador e transformador do Espírito de Deus. ”Isto é, eles renascerão espiritualmente.
Pela fé em Jesus, nós também nascemos de novo (João 3: 1-18). Agora somos cidadãos da “cidade do Deus vivo, a Jerusalém celestial” e nossos nomes são “registrados no céu” (Hebreus 12: 22-23). Louve a Deus! Nascemos em Sua família com todos os privilégios que os acompanham!
Refletir e orar
Que bênção nascer de novo!
Ser renovado, libertar-se do pecado;
Que perspectiva de viver no céu,
como filho de Deus, purificado e perdoado! - Fitzhugh
Jesus nasceu para morrer, para que pudéssemos nascer de novo. David C. McCasland
Perdoar como o pai
Perdoa-nos os nossos pecados, pois também perdoamos todos os que nos são devedores. -
Lucas 11: 4
Escritura de hoje : Mateus 18: 21-35
Sob a cobertura de uma noite escura de pinheiro Philip, três adolescentes invadiram uma van pertencente a uma cristã. O trio roubou alguns itens claramente identificáveis e depois os vendeu na rua. Logo a polícia foi notificada sobre a venda dos bens roubados e os meninos foram presos.
Então, o que a mulher fez? Procura vingança contra os jovens ladrões? Não, ela os visitou na cadeia, iniciou um estudo bíblico com eles e levou cada um deles à fé em Cristo! Depois, pediu permissão para que eles saíssem da prisão sob vigilância todos os domingos para ir à igreja com ela.
Quando alguém faz algo contra nós, é fácil pensar que não há problema em se vingar de nossos opressores. Afinal, sofremos trauma genuíno e perda real. Alguém deveria pagar! Mas Cristo ensina uma maneira melhor do que a vingança. Devemos seguir o padrão de perdão que Deus nos mostrou. As palavras de Jesus sobre o assunto são surpreendentes em suas implicações: “Se você não perdoa as transgressões dos homens, seu Pai também não as perdoará” (Mateus 6:15).
Nossa capacidade de perdoar é uma clara prova de fé. Uma das maneiras pelas quais vemos a graça de Cristo operando em nossas vidas é através do perdão que concedemos aos outros. Demonstramos que somos filhos de Deus quando perdoamos como o Pai.
Refletir e orar
Quando outros não perdoamos,
as bênçãos de Deus são negadas;
Devemos abandonar nossa teimosia
e banir o orgulho pecaminoso. —Sper
A melhor maneira de se vingar é perdoar. Dave Branon
Mudando seu mundo
Eu fui crucificado com Cristo; já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. -
Gálatas 2:20
Escritura de hoje : 1 Coríntios 13: 1-7
Uma jovem morava em uma casa onde estava muito infeliz. Muitas vezes ela reclamava com as amigas e dizia a elas como era difícil para ela ficar lá. Ela culpou seus pais e os outros membros de sua família por seu descontentamento e ameaçou sair o mais rápido possível.
Um dia, porém, seu rosto foi agraciado com um sorriso feliz. Desapareceu a expressão sombria de sempre. Os olhos dela estavam brilhando. Havia uma mola em seus degraus.
Quando uma amiga percebeu a diferença, ela exclamou: “As coisas devem ter melhorado em casa. Estou tão feliz! ”“ Não ”, a jovem respondeu:“ Sou eu quem é diferente! ”
A perspectiva dessa jovem era mais brilhante e seus relacionamentos com os outros foram transformados. Não era porque suas circunstâncias haviam melhorado, mas porque ela havia experimentado uma mudança em seu coração.
Quando somos confrontados com situações irritantes e começamos a sentir pena de nós mesmos, devemos fazer as seguintes perguntas: O problema é realmente com os outros? Ou poderia ser eu? Quando pedimos ao Senhor que nos encha com Seu amor perfeito, é incrível como a vida começa a parecer melhor. Deixar Deus nos mudar é a melhor maneira de mudar nosso mundo.
Refletir e orar
Senhor, tira minha vida e a faz inteiramente tua;
Encha meu pobre coração com Teu grande amor divino.
Pegue toda a minha vontade, minha paixão, eu e orgulho;
Agora me rendo, Senhor - em mim permaneço. - Ou
Quando você para de mudar, para de crescer. Richard DeHaan
