Civilização
HIPPIE é a pessoa que se cansou das baboseiras da civilização, pega uma mochila e sai pela vida se arriscando e tentando vencer o medo da existência....
Não tem mais passado e nem futuro, vai vivendo cada dia o seu instante.
"Minha liberdade é a minha religião" - ditado cigano
Acho que uma das coisas mais sinistras da história da civilização ocidental é o famoso dito atribuído a Benjamim Franklin, "tempo é dinheiro". Isso é uma monstruosidade. Tempo não é dinheiro. Tempo é o tecido da nossa vida, é esse minuto que está passando. Daqui a 10 minutos eu estou mais velho, daqui a 20 minutos eu estou mais próximo da morte. Portanto, eu tenho direito a esse tempo. Esse tempo pertence a meus afetos. É para amar a mulher que escolhi, para ser amado por ela. Para conviver com meus amigos, para ler Machado de Assis. Isso é o tempo. E justamente a luta pela instrução do trabalhador é a luta pela conquista do tempo como universo de realização própria. A luta pela justiça social começa por uma reivindicação do tempo: "eu quero aproveitar o meu tempo de forma que eu me humanize". As bibliotecas, os livros, são uma grande necessidade de nossa vida humanizada.
A primeira exigência da civilização é que os homens estejam dispostos a reprimir seus instintos e apetites mais baixos: falhar nisso faz deles, precisamente porque são inteligentes, muito piores que meras bestas.
Uma das lutas contínuas da civilização é contra a indiferença porque homens e mulheres não são especiais e existem às dúzias por aí, a gargalhadas, como bonecos de cera sem graça.
Não há descrição de civilização alguma, de qualquer época, que não faça referência a mulheres e a homens homossexuais. Apesar de tal constatação, esse comportamento ainda é chamado de antinatural.
Cada nova geração que nasce é, na prática, uma invasão da civilização por pequenos bárbaros, que precisam ser civilizados antes que seja tarde demais.
Estabilidade. Não há civilização sem estabilidade social. Não há estabilidade social sem estabilidade individual.
Somos uma civilização planetária altamente avançada,
temos até religião, e precisamos de armas e exércitos,
para nos proteger de nós mesmo. Assim são os humanos.
Meu otimismo está baseado na certeza de que esta civilização vai desmoronar. Meu pessimismo em tudo aquilo que ela faz para arrastar-nos em sua queda.
Às vezes penso que perdemos o valor intrínseco de ambos os gêneros e seus papéis na civilização. Nenhum é superior ou inferior ao outro, mas ambos são essenciais e têm valor na sobrevivência de nossa espécie. Homens e mulheres importam, e toda a bela bagunça que vem com isso às vezes. Se todos pudéssemos convocar os melhores anjos de nossa natureza, poderíamos deixar esse legado para as próximas gerações.
Ainda resta uma centelha fraca de civilização neste matadouro selvagem que já foi conhecido como humanidade.
(M. Gustave)
Vi a ciência que adorei, e a aviação, que amei profundamente, destruírem a civilização... Compreendo agora que a verdade espiritual é mais necessária a uma nação do que os canhões defensores dos muros de suas cidades.. . Devemos aprender a aplicar as verdades de Deus aos atos humanos e à orientação da nossa ciência.
A masculinidade paga um preço pela civilização: o preço da selvageria, do risco, da rivalidade. O preço da força, da coragem, da destreza. O preço da honra. Quanto mais avançada a civilização, maior o tributo cobrado em virilidade e mais a masculinidade se vê tangida para novos redutos de vicariedade e abstração
"A civilização se refugia em verdades que não passam de ilusões. O homem só se torna senhor de si ao se libertar delas e abraçar as próprias mentiras".
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp