Frases sobre educação escolar que despertam o prazer de aprender

Temos no dia-a-dia a chance
de viver melhor.
Temos que aprender a amar
o que temos,e defender sempre
nossos objetivos de vida com
a cabeça erguida e muita fé!
Tudo o que precisamos a vida
tenta nos ensinar, basta querer
aprender.
Que tenhamos sempre um sorriso
largo no rosto, para saborearmos
o doce gosto que a vida tem .
Vamos defender nossas verdades,
pois isso nos faz sentir a paz das
verdadeiras amizades.
Que possamos ser portadores de
boas mensagens e termos o caráter
de assumir o que somos.
Sem jamais ficarmos em cima do muro.

Dizem que não se deve dar o peixe, pois o certo é ensinar a pescar. Mas, depois que você ensinar, partilhe o peixe e coma‑o com quem aprendeu contigo. Isso é liderança para servir.

Ao mestre!

Eles trabalham por amor
toda formação constrói
nos ensina a ter valor
mesmo se a vida corrói
é um segundo genitor
que em vez de professor
eu vou chamá-lo de herói.

Universidade da Vida

Precisamos aprender que a vida é uma espécie de balança, onde de um lado colocamos as alegrias e de outro as tristezas.
No lado alegre acumulamos todos os bons momentos, as risadas, os amores e tudo que nos faz revigorar a alma. Já do outro lado colocamos nossas decepções, erros, despedidas e amarguras.
Agora a grande questão é saber o que pesa mais: As alegrias ou as tristezas?
Temos a mania de dar um peso muito maior as alegrias nos momentos de muita felicidade, aí a balança desequilibra levando o lado alegre lá pra baixo e o triste fica no alto se exibindo. Mas no meio de tanta felicidade esquecemos que ele existe, e deixamos de nos preparar para os maus momentos da vida. Que vão sempre existir.

Talvez isso explique porque quando as tristezas aparecem damos tanto peso e tanta importância, como se o lado da alegria se esvaziasse por completo.

O segredo de tudo na vida está no meio termo, ninguém é 100% feliz, da mesma forma que ninguém é 100% triste.

Então mude o nome dos lados da sua balança e talvez isso facilite as coisas!
Vamos chamar a o lado triste de “Aprender” e o lado feliz de “Ensinar”.
Encare o “Aprender”, olhe todas os erros, decepções, amarguras, tristezas, perdas e desamores, ali depositados. Não olhe para eles tentando revive-los, ou para achar culpados e muito menos pra se autopunir.
Olhe como um aprendiz e extraia de cada momento lições de vida, ensinamentos de como agir, como cuidar do amor, como não ferir as pessoas.

Faça o mesmo com o “Ensinar”, com a óptica das alegrias que você deu para aqueles que ama e o que recebeu de felicidade. Lembre-se de quando seu filho aprendeu a escrever e o quanto você o ajudou a conquistar aquele feito.

Mudando essa forma de enxergar a balança mudamos também o peso dos bons e maus momentos da vida, pois entendemos que em todos eles estamos continuamente aprendendo e ensinando. Então percebemos que por mais que tenhamos a mania de valorizar mais um lado. A balança da vida está sempre em equilíbrio, com leves subidas e descidas. Que são momentos onde estamos precisando aprender ou ensinar mais.

A universidade da vida é isso, cada dia uma aula, sem roteiro predeterminado, onde as suas decisões é que vão definir as próximas lições a serem aprendidas ou ensinadas.

Se um cachorro fosse professor... quantas lições num ser que vive do silêncio das palavras, mas sabe ensinar como ninguém como devemos amar!!

"Ensine a pedir desculpas, mas ensine também a ter razão.
Ensine a chorar, mas que um pouco de arrogância faz bem.
Ensine a pedir socorro, mas que autonomia é fundamental.
Ensine a cativar amigos, mas que ficar sozinho é gostoso também.
Que dormir é bom, mas perder noites de sono pode ser revelador...
Que o jejum também alimenta, que um não a alguém pode ser o melhor sim a ele mesmo que vai dizer.
Que riso pode ser de medo e choro de felicidade...
Que o que arde cura, e que a cicatriz nem sempre é o fim da dor...
Que dar é melhor que receber, mas que saber receber pode ser o melhor presente que vai dar...
Que acordar nem sempre é festa, e que festa nem sempre é alegria.
Que tédio faz bem, que não ter nada nos faz inventar e que criar nos ressuscita...
Que o "juntos para sempre" inclui o adeus, e que viver todos os dias como se fosse o ultimo significa não se esforçar o tempo todo... deixar as ondas guiarem o barco faz parte também.
Que nem sempre existe o certo e o errado, a razão e o instinto.
Que o passado vai ser sempre o futuro... o que era é, oque é será.
Que nem tudo o que Salomão disse, foi sabedoria... que os grandes também erram, mas que ainda assim vemos mais longe quando não desistimos de nos apoiar no gigante que viu do alto o que não fomos capazes primeiro.

Ensine a ser simples, mesmo que no luxo, e a ter paz no lixo encontrando a alegria do luxo de estar vivo.

Ensine a ser humano...a ter humanidade, a olhar por todos e por si mesmo e que o prioritário é o próximo, mesmo que isso signifique perder.

Que vou sempre te amar, mas que nem sempre estarei ao teu lado e do teu lado.
Que o que é bom sabe a pouco, deixa o gostinho de quero mais, e que essa sede também faz bem.

Ensine a economizar papel higiênico, a trocar de cuecas, a cheirar a própria axila antes de falar de alguém.

Ensine... e deixe-se ensinar. Crescemos enquanto ensinamos, mas só aprendemos quando sabemos ouvir.

Ensine que mesmo que você ensine, algumas vezes vai errar, e que isso também é lição aprendida, que a piada da vida é nunca aprender tudo."

O prazer em aprender, é um incentivo para a busca de qualquer conhecimento. E este prazer poderá te levar tão perto daqueles que têm o prazer de ensinar sempre.

Se um professor pode ser substituído por uma máquina, é porque ele deve ser substituído.

Sugata Mitra

Nota: A frase dita por Sugata Mitra faz alusão à esta frase de Arthur Clarke.

2020 um ano péssimo para estar no 3º ensino médio.
Um ano em que a quarentena surgiu, o isolamento social é regra, justo para aqueles que mais querem estar unidos, para aqueles que vivem uma despedida todos os dias, justo para aqueles que a contagem é regressiva para o fim de um ciclo tão duradouro.
Um ano em que a vontade de abraçar aqueles amigos próximos é maior porque já se tem em mente que isso não acontecerá mais com tanta frequência.
Aulas virtuais não chegam aos pés do que é estar na escola, do que é estar ali sempre se surpreendendo, dia após dia.
Os alunos de 2020 estão fazendo o ano escolar mais especial de todos em casa, a eles não se tem mais o direito de se ter o encanto do último ano.
Isso é dolorido.

Mesmo falando bonito uma tartaruga não poderia ensinar ninguém a voar.

A educação é a chave para o desenvolvimento da próxima geração, e é gratificante fazer parte disso.

A base ideológica de uma sociedade é a educação. O gestor público que não valoriza a educação, almeja usar a ignorância do seu povo como massa de sustentação de sua oligarquia no poder

⁠Aprender é imitar.

15 DE OUTUBRO
Não quero lhe contar de sentimentos. Só quero lhe dizer o que aprendi.
Com você, aprendi a dizer sinceramente que amava significando isso. Antes, preferia fingir que não tinha nada acontecendo.
Vi que não sou inabalável, que tenho barreiras e muros que construí pra mim, mas que os mesmos não são intransponíveis ou impenetráveis.
Aprendi que mãos podem ser minha parte favorita de alguém...pra depois achar que são os lábios. Ou os olhos. E chegar à conclusão de que, talvez, era o todo o meu favorito. Contanto que seja da pessoa a quem seu coração dedique afeto extremado, descobri que absolutamente tudo e qualquer coisa pode ser a parte favorita.
Você me ensinou que lábios juntos não machucam e que eu não tenho nojo das abstrações que se concretizam entre bocas que se desejam. Porque eu achava que tamanha demonstração de afeto poderia me machucar ou me enojar completamente.
Você me mostrou que carinho começa no olhar e que dá pra esquecer o mundo inteiro quando eu olho pro seu.
Conheci o que era sentir calor intenso numa noite de inverno quando cheguei ao ponto de ter de tomar banho gelado enquanto aflita pensava em alguém que queria desesperadamente encontrar pessoalmente, pois não eram suficientes nossos encontros constantes no meu universo particular dos sonhos.
Descobri o que é querer a ponto de não sossegar, não conseguir dormir.
Aprendi o que é olhar de tão perto um par de olhos. Aprendi a respirar o ar alheio ao perder meu fôlego.
Aprendi o que é sentir falta de qualquer coisa física, a sentir falta de um perfume especifico ou de uma voz que me desmonta e desarma.
Aprendi um sentimento estranho de necessidade de proteger que nunca havia sentido antes.
Aprendi minhas fraquezas, meus medos. De repente, passei a entender a mente daqueles escritores do Romantismo quando têm surtos frequentes de inspiração providos de uma mesma fonte. Descobri e o que é ter a necessidade de escrever sobre uma obsessão.
Descobri o que é desenvolver laços fortes em período curto de tempo a ponto de descortinar minha vida e confiar nas boas intenções do outro quase que cegamente. Acho que nunca fui, ao mesmo tempo, tão ingenua e subversiva quanto quando estive com você. Nunca tão confusa e ousada. Nunca tão contraditória, tão... tão afastada de qualquer possível definição ou classificação.
É, acho que dá pra parar por aqui.
Feliz dia dos professores.

⁠Temos o protagonismo do conhecimento, podemos pausar, avançar ou retornar um aprendizado. Porém, a democracia do conhecimento não guiada, traz o excesso de informação, que se não colocada em prática, esvaziar-se dela, pode tornar-se o câncer de uma geração. LEAL, Abdiel.

⁠Aprender a ler e a escrever as letras e as palavras é uma coisa, mas entender os porquês delas é algo bem maior, é saber.

⁠Se não pode ser feito, é porque não foi aprendido

“⁠ Ele encontrou uma forma de mudar o mundo! Aprendeu a dançar! ”

⁠Uma dica

Quando você for ENSINAR algo a alguém, lembre-se que a outra pessoa não sabe do que se trata, ela ainda está aprendendo. Copiou?

Tem gente que "ensina" como se estivesse falando pra si mesmo.

ENSINAR exige empatia e paciência. Lembre-se disso!!!

"Ah, todo mundo pode ensinar e blá blá blá." NÃO!!!!!! Todos podem fingir que ensinam, mas poucos têm a habilidade para tal.

Um bom Educador sabe em que situação pode aplicar seu conhecimento educacional.⁠