Frases sobre Educação Escolar
A atitude é a nossa melhor professora. Nenhum planejamento ensina tanto quanto colocar a mão na massa.
O extraordinário em liderar pessoas é que cada uma tem o que nos ensinar e todos os dias aprendemos uma lição. Esteja aberto a enxergar estes sinais e se permita evoluir e se tornar cada dia um líder melhor e mais preparado!
O trabalho do professor deve servir de ponte para o aprendizado do aluno, afinal o professor possui também suas experiências práticas da vida que este aluno está sendo inserido, é impossível dar uma aula ou ter qualquer tipo de processo educativo sem também expor sua opinião, porém é dever do professor deixar que o aluno tome por si mesmo e chegue a escolhas próprias, a grande problemática é que o professor ele deve permitir que o aluno construa sua opinião, baseada em arquétipos, modelos de uma sociedade real, ninguém pode negar o direito de optar, a opção é individual , talvez possa coibir a sua expressão, mas não sua opinião, a opinião é formado pelo individuo a partir de suas relações sensíveis não apenas com o professor, mas também de seus familiares, amigos e sociedade, o que podemos então fazer para melhorar este processo é ensinar o aluno a separar sua opinião de um espaço da associação ele participa, tendo em vista que sua opinião deve ser ou não preservada, a partir de escolhas individuais.
Veja pra tudo há uma finalidade, a compressão da educação de maneira sedimentada, não o torna eficiente , discursos como tal matéria ser melhor ou não que outra é extremamente subjetiva, por que o aluno deve aprender português enquanto estuda história, e dentro do quadro de estudo compreender a geografia da história do quadro, havendo muitas vezes a necessidade de desenvolver cálculos matemáticos , a questão não é a matéria que está sendo estudada, mas o contexto que essa matéria está inserida, veja bem , na educação não podemos obrigar ninguém a aprender nada, mas podemos contextualizar o processo educativo para que haja o interesse e a necessidade da interação de todas as matérias.
Todo universo está em função de tempo, mas o tempo está em função de que?
A única certeza de tempo que possuímos é que ele uma variável, como toda variável relativa, então tempo está em função de possibilidades, a construção da educação a mesmo modo se dá em função do tempo, há relatividade entre a velocidade em função de tempo no processo de educação de um determinado espaço, e a própria pessoa no contexto educativo, a própria cognição e as experiências empíricas, pondo-se na necessidade do conhecimento, e o enfrentamento de novas possibilidades, assim para cada aluno existe milhares de possibilidades e universos diferentes no processo de aprendizagem, cabe à o educador , mediar o melhor caminho para o desenvolvimento do aluno, a partir do qual o mesmo possa desenvolver a melhor forma de aprendizado.
“As escolas visam demais a ensinar aos alunos o que contém a mente dos outros e muito pouco a treiná-los a descobrir a capacidade de sua própria mente”.
Tudo que a vida quis me ensinar aprendi. Tudo que o mundo me ofertou eu provei, mas tudo que eu quis jogar pra fora, vomitar, tive que engolir...
(Saul Belezza - Patife)
Se a escola deixar de ser restaurante, os alunos serão mais eficientes na educação. Depois de encher o estômago o aluno não quer saber de aprender nada. Escola não é restaurante. A escola tem por objetivo alimentar o espírito e a inteligência do aluno e não o seu estômago.
Antes dos governos petistas, o professor era a figura principal da escola e a cozinheira, secundária. Depois deles, a cozinheira passou a ser a figura principal e os professores ficaram em segundo plano. Antes os alunos iam à escola para se educarem, hoje, eles vão à escola para tomarem refeição e de quebra alguma coisa da parte dos professores.
Antes dos governos petistas, o ministério da educação, tendo à frente um bom pedagogo, se esmerava em trabalhar o espírito e a inteligência dos alunos; depois deles, esse mesmo ministério cuida em primeiro lugar do estômago dos alunos e em segundo lugar, com menos ênfase, da educação propriamente dita oferecida a eles. Isso explica porque o ensino está tão precário no país.
Aprendi que sorrir faz bem.
Levar alegria
para alguém!
Aprendi a ser educada,
mesmo que o assunto,
não seja agradável.
E o que esperar do outro lado?
Não confundir
simpatia e educação,
com alguém de fácil aceitação.
Seja educado também.
Respeite o espaço
e a minha opinião.
As escolas públicas precisam mais de recepcionistas, por ser um lugar de educação, do que de porteiro musculoso, fardado, armado: segurança. Ninguém recebe a pedradas cordialidade, a informação correta e um livro de honra com o registro dos visitantes.
Professores, de tanto ensinar, fazem qualquer um de aluno, e, aluno de qualquer um. Tornando-se qualquer um.
Se a escola pretende educar as crianças, terá que educar primeiro os pais dessas crianças. Senão eles estragarão ambas!
Os eletrônicos pedagógicos da escola são armadilhas, além de velhos e ultrapassados, ainda todo mundo mexe irresponsavelmente, embora bem intencionado ou não. Eu queria fazer uma aula diferente, exigida pelo planejamento da coordenadora, queimei a fonte do computador, tentando que lesse meu pendrive; desloquei-o para tomada 220v da sala ideal e alguém o usara em 110v como eu ia adivinhar que tinha de mudar a chave? Sou apenas um professor de Língua Portuguesa!
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp- Relacionados
- 57 frases sobre escola que destacam o valor da educação
- Frases curtas sobre Educação
- Frases pedagógicas de motivação escolar
- 87 frases sobre educação provocativas e transformadoras
- Frases de Paulo Freire sobre educação e sua ação transformadora
- 77 frases de futebol que ensinam valores e inspiram a vencer
- Mensagens de Educação