Chico Xavier - sobre Disciplina
"A disciplina é a estrada que nos conduz aos nossos objetivos mais elevados. Ela é a força que nos mantém firmes diante dos desafios e nos guia através das dificuldades. Aqueles que cultivam a disciplina colhem os frutos do sucesso e da realização, pois é através dela que transformamos sonhos em realidade."
Se precisou e fez algo necessário que não estava com vontade é disciplina, se em silêncio com o interior leve é consciência.
O amadurecimento é o princípio de todas sabedorias.
"É MELHOR A DISCIPLINA DO QUE A INTELIGÊNCIA -- A pessoa disciplinada vai longe, transforma o estudo e trabalho em rotina. Persevera no que faz, se esforça e sabe que tem que investir tempo para se tornar um bom profissional. Se for inteligente é ainda melhor. Conheço muita gente inteligente mofando numa penitenciária e nenhuma disciplinada e esforçada"
Comprometimento não é uma disciplina, é um comportamento e deve ser inerente a sua personalidade sob o risco de, se faltar, todo seu preparo, experiência e estudo não produzirem sentido.
Na batalha contra a procrastinação, a disciplina e a motivação são as armas mais poderosas que as corporações podem empunhar para vencer
frequentemente o tempo mostra que disciplina e visão de longo prazo premiam pessoas em diversas circunstâncias.
A disciplina é uma habilidade essencial que se nutre de elementos culturais, sociais e da compreensão da psicologia humana. É através do entendimento das diversas influências culturais e sociais que moldam nossas ações e comportamentos, aliado ao desenvolvimento da nossa capacidade de autorregulação e automotivação, que podemos cultivar a disciplina necessária para alcançar nossos objetivos e superar desafios."
O início de qualquer aprendizagem sempre é misterioso, mas com o tempo e a disciplina surge a clareza. O adepto de si mesmo não se adapta e nem adota jornadas convencionais; em vez disso, ele forja seu próprio caminho, trilhando um percurso singular e desafiador em busca da iluminação e do entendimento profundo.
A verdadeira disciplina está em saber o seu próprio mal, e ser gentil e humilde para com todos. A pessoa honrosa busca sempre não fazer o mal mesmo com quem faz o mal com ela, nunca faça uma pessoa feliz sofrer porque você sofreu, é covardia e tolice. Não cause sofrimento aos animais, pois é um ser vivo assim como você, jamais faça algo por apenas diversão. Quem trata o animal e as pessoas com desprezo, apenas está mostrando que ela também tem desprezo por si mesma. Pobre tola.
"Disciplina é o compromisso de persistir na realização do que precisa ser feito, independente das nossas preferências, para atingir o que almejamos."
A construção de sonhos exige sacrifícios, disciplina e um compromisso inabalável em alcançar nossos objetivos."
Como disciplinar seu filho de forma positiva:
Disciplina positiva é uma filosofia enraizada em conexão. Não é apenas um método de disciplina – mas uma maneira totalmente diferente de se relacionar com as crianças que nos permite manter um vínculo forte com elas, através das idades e estágios da infância, enquanto cria-se pessoas gentis e responsáveis.
Métodos convencionais de criação, muitas vezes, colocam o progenitor contra a criança, como se fôssemos adversários em uma luta sem fim, por poder e posição. Isso naturalmente leva à desconexão entre membros da família e descontentamento em casa. Felizmente, não tem que ser assim!
Ao usar disciplina positiva em sua casa, você pode manter uma conexão profunda enquanto trabalha junto a seu filho para orientá-lo ao longo da jornada, até a idade adulta. Com uma forte conexão, vem mais cooperação e, com isso, mais alegria e paz na família.
Muitas pessoas questionam se isso é ser permissivo, e a resposta é absolutamente não. Os pais permissivos não estabelecem e nem aplicam limites, os pais positivos o fazem. No início, pode ser desafiador aprender a aplicar limites sem recorrer a uma punição, mas tenha a certeza de que a ausência de punição não é a mesma coisa que a ausência de disciplina. As crianças assumirão a responsabilidade por suas ações, corrigindo erros, resolvendo os problemas que criam e aprendendo a fazer melhores escolhas no futuro.
Uma criança aprende a autodisciplinar fazendo. Uma vez que a mudança de paradigma é feita e você entende que toda disciplina é, simplesmente, ensinar, torna-se fácil guiar uma criança, sem punição.
Como usar disciplina positiva com seu filho:
Muitas vezes, é tentador responder ao mau comportamento com raiva, agressão, vergonha e meios convencionais de punição. Mas existe uma abordagem melhor – que não diminui seu filho e que aproveita a oportunidade de ensino que o mau comportamento apresenta. Abaixo estão três passos para a disciplina positiva.
Passo 1: Avalie a necessidade
Todo comportamento é uma indicação do estado interno da criança. O mau comportamento é uma sugestão de que existe uma necessidade subjacente. Quando avaliamos o que é necessário e abordamos, muitas vezes, o mau comportamento desaparece. Isso pode ser complicado com crianças pequenas e pré-escolares que ainda não podem verbalizar suas necessidades ou intenções, mas apenas entender que o comportamento é um apelo à ajuda e não um ato calculado de desafio à sua autoridade, pode ajudá-lo a ser compassivo e responsivo.
Às vezes, a necessidade é fácil de determinar, como a fome ou o cansaço, que podem ser curadas com uma refeição ou uma soneca. Outras vezes, o comportamento está sinalizando a necessidade de um novo limite ou a necessidade de aprender uma habilidade ou, possivelmente, que há alguma coisa acontecendo fora de casa que seu filho está tendo problemas para lidar. Por exemplo, uma criança que descobriu a alegria de saltar no sofá não está tentando comportar-se mal. Ela está brincando. Mesmo assim, você, provavelmente, não quer que ela pule no sofá, mas quando você diz a ela para parar, ela não para. Isto está sinalizando a necessidade de um novo limite.
Outro exemplo é uma criança em idade escolar que, de repente, mostra sinais de agressão ou exibe uma atitude desrespeitosa após a escola. Sim, o comportamento deve ser corrigido, mas este é um sinal claro de que algo dentro da criança não está bem. Descobrir o que está motivando a agressão ou o desrespeito e ajudá-la a resolver o problema, acabará com o mau comportamento.
Passo 2: Acalme a si mesmo primeiro, depois, seu filho
Os pais não disciplinados não podem disciplinar as crianças efetivamente, então, acalme-se primeiro. Mova-se de emocionalmente reativo para cognitivamente responsivo, antes de lidar com o problema em questão.
Uma vez calmo, ajude seu filho a se acalmar. O objetivo é envolver seu cérebro no andar de cima para que ele não seja mais emocionalmente reativo, mas capaz de raciocinar. Isso pode levar dois minutos ou vinte minutos, dependendo da criança e seu estágio de desenvolvimento.
O tempo em contato com você e exercícios calmantes, como leitura e desenho, é útil para acalmar o cérebro. Algumas crianças podem resistir por um tempo e preferir ficar sozinhas. Se isso funcionar para acalmá-las, ótimo. Não queremos forçar a separação, pois isso pode corroer a conexão, mas dar a seu filho o espaço que ele está pedindo é respeitar suas necessidades.
Você estará pronto para ensinar a lição, uma vez que seu filho estiver mostrando receptividade novamente.
Passo 3: Ensine e resolva problemas
Para crianças com menos de 4 anos, a resolução de problemas não é algo compreendido. O desenvolvimento cognitivo para trabalhar através deste processo ainda não aconteceu, embora certamente o pai possa conversar sobre isso. Para crianças pequenas, manter o limite removendo a criança da situação ou removendo o objeto que está sendo jogado, por exemplo, é suficiente.
Ensinar o que a criança pode fazer também é apropriado para crianças muito novas. “Eu não vou deixar você jogar na casa, mas você pode jogar no quintal.”
Quando seu filho estiver entre aproximadamente 4 e 6 anos, você poderá começar a ensiná-lo a resolver problemas. Faça as seguintes perguntas:
O que fez com que isso acontecesse?
Como isso fez você se sentir?
O que você pode fazer na próxima vez que isso acontecer?
Como você vai resolver isso?
Um filho pode não gostar de disciplina, mas a disciplina é para proteção. Quando ele não entende isso e se rebela, é ele quem sofre, e isso não é castigo , é consequência!
Não sabemos até onde vão suas habilidades. Elas serão perigosas sem disciplina para controlá-las.
(Kratos)
É melhor se arrepender ao receber a disciplina do que se arrepender depois por não ter aceitado a disciplina
Não deseje colher frutos do que acabou de plantar.
O plantio requer disciplina, perseverança, convicção e amor.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp