Chico Xavier - sobre Disciplina
É difícil aceitar que o mal não existe, quando vemos tanto mal ao nosso redor. Mas, continuo afirmando: Ele não existe como disse Chico Xavier “o mal é o bem doente”. Cure a doença e restará apenas o bem.
ENXERTIA DIVINA
Toda criatura, em verdade, é uma planta espiritual, objeto de minucioso cuidado por parte do Divino Semeador.
Cada homem, qual ocorre ao vegetal, apresenta diferenciados períodos na existência.
Sementeira, germinação, adubação, desenvolvimento, utilidade, florescência, frutificação e colheita.
Nas vésperas do fruto, desvela-se o pomicultor, com mais carinho, pelo aprimoramento da árvore.
É imprescindível haja fartura e proveito.
Na luta espiritual, em identidade de circunstâncias, o Senhor adopta iguais normas para conosco.
Atingindo o conhecimento, a razão e a experiência, o Pomicultor Celeste nos confere precioso recurso de enxertia espiritual, com vistas à nossa sublimação para a vida eterna.
A cada novo dia de tua experiência humana, recebes valiosos concursos para que os resultados da presente encarnação te enriqueçam de luz divina pela felicidade que transmites aos outros.
És, contudo, uma “árvore consciente”, com independência para aceitar ou não os elementos renovadores, com liberdade para registrar a bênção ou desprezá-la. Repara, atentamente, quantas vezes te convoca o Sublime Semeador ao engrandecimento de ti mesmo.
A enxertia do Alto procura-nos através de mil modos. Hoje, é na palestra edificante de um companheiro. Amanha, será num livro amigo. Depois, virá por intermédio de uma dádiva aparentemente insignificante da senda.
Se guardas, pois, o propósito de elevação, aproveita a contribuição do Céu, iluminando e santificando o templo íntimo. Mas, se a incredulidade por enquanto te isola a mente, enovelando-te as forças no carretel do egoísmo, o enxerto de sublimação te buscará debalde, porque ainda não produz, nos recessos do espírito, a seiva que favorece a Vida Abundante.
Mensagem psicografada por Francisco Cândido Xavier pelo espírito
Emmanuel
... entenda que tudo tem a força e a energia da "Luz". A escuridão que os vossos passos te levam fazem parte do caminho que você momentaneamente escolhe... Quando retorna aprende outra lição... evolui...
...a alegria tem seu momento, pois cada acontecimento vem da alma espiritualizada e renovada na fonte da natureza que contem toda a energia que todos os seres necessitam para caminharem pela terra. Essa felicidade de cada momento pode ser infinita se percebe a dádiva que de Deus provem. Se souber dar os passos e caminhar na direção da Luz tudo será pequeno, ou seja, os obstáculos passarão desapercebidos e o caminho tornar-se-á limpo e livre...
Meio assim...
acreditei nas estrelas...
senti a brisa do mar...
viajei em teus passos...
mas ainda estava longe...
longe do céu, das águas daquele oceano...
longe do coração que me prendia...
fechei os olhos...
e esperei a hora passar...
por quase uma vida inteira...
parecia...
Onde mora o conhecimento?
no meu interior? ou no meu campo de percepção? não seria os dois apenas um?
Aprendi que, na vida, é preciso saber absorver os golpes. Ser forte e sorrir quando, na verdade, se quer chorar. Assimilar!
...há pessoas que não estão preparadas para nada receber, sequer um obrigado..., mas então o que é aquilo que oferecem?... Havia presenciado essas e outras coisas em alguns lugares do mundo... Hipocrisias...
. . . a vida é eterna e o aprendizado é lento. Todos alcançarão a plenitude da eternidade da vida. As coisas que descobrimos antes são dádivas de DEUS . . .
. . . especialmente quando penso estar sozinho e reflito em minha própria vida tudo aquilo que me cerca, que me chega e que me acontece. O calor do sol emana apenas um lapso do amor que sinto pela vida . . .
. . . não posso acompanha-la...,
terei que ficar..., ficar aqui...,
aqui onde nos conhecemos, fiquei...
fiquei eu e a vontade de ir...,
seu coração..., sozinho fiquei......
Figuradamente, o espírito humano é um "pescador" dos valores evolutivos, na escola regeneradora da Terra. A posição de cada qual é o "barco". Em cada novo dia, o homem se levanta com a sua "rede" de interesses.
(Do livro "Caminho, Verdade e Vida", Francisco Cândido Xavier)
Muitas vezes, teimamos em não ceder. Ficamos carregando um peso nos ombros por causa de nosso orgulho. " Eu estou certo, não vou me rebaixar." Vamos nos curvando, olhando para o chão, vergado pelo peso da nossa teimosia. Passa o tempo, lá na frente nos damos conta do que fizemos. Um frio intenso, de tempo perdido, nos invade. Onde eu estava com a cabeça? Nossa cabeça, estava onde estava nosso coração. Perdida, nos erros de sempre. Retomamos a lucidez, saímos recolhendo pelo caminho os espinhos que espalhamos. Segue a vida! Seguimos nós. Teimarmos, insistirmos nos erros, com certeza não vale a pena.
(Roberto Cacciari)
O nosso grande desafio, é fazermos com que o ser vença o ter. Como precisamos da impressão da matéria, é difícil desapegarmos. Nos sentimos mais seguro, tendo. Ser, ainda é algo que não estamos acostumados. Só conseguimos adotarmos a posição de "sermos", quando visamos buscarmos algo que queremos. Ou seja, ficamos bonzinhos, maleáveis,compreensivos, nessas ocasiões. É só conseguirmos, pronto! Voltamos a ser os mesmos. A matéria ainda comanda, por mais que neguemos. Então, as batalhas estão aí em nossa frente. Quem vencerá? O ser tem que vencer!
(Roberto Cacciari)
- Relacionados
- Poemas sobre saudade para transformar ausência em palavra
- Frases de Chico Xavier
- Frases de despedida para refletir sobre finais e recomeços
- Frases Bonitas sobre Saudades
- Charles Chaplin sobre a Vida
- Charles Chaplin Poemas sobre a Vida
- Frases sobre idiotas que mostram seu talento para a estupidez
