Cem Sonetos de Amor de Pablo Neruda (trechos inesquecíveis do autor chileno)
Equiparar o amor e a paixão é menosprezar o amor e elevar a paixão, comparando o amor a meros sentimentos, além de tudo passageiros.
A falta de castidade me afasta do Amor concreto e verdadeiro, me aproximando do abismo de uma paixão vazia e sem sentido.
O Amor é um 'vírus' contagioso que age diretamente no coração, e quando 'infecta', transforma, restaura e vivifica-o profundamente.
Experimentar um Amor verdadeiro é ser agraciado com a mais pura verdade desejada pelo íntimo do coração.
O Amor têm várias características, dentre elas se destacam: coração acelerado, pernas bambas e sorriso fácil nos lábios.
O amor de Deus é tão viciante, mas tão viciante, que depois que você experimenta se torna completamente dependente, quimicamente, fisicamente, humanamente e espiritualmente.
A troca do espiritual pelo carnal, do essencial pelo superficial e do amor pelo rancor, causam o atrofiamento do cérebo e um desvio de personalidade que beira a perca da identidade. E infelizmente, tenho visto muito isso ultimamente.
Não é preciso esquecer um grande amor para se viver uma grande paixão. Difícil é viver uma grande paixão quando ainda se têm um grande amor.
Não confunda amar o outro pelo que você gosta. Isso não é amor, é preferência pessoal. O amor não obriga o outro a sermos o que queremos.
A distância não favorece a descoberta nem a abertura ao amor, assim como a proximidade não favorece o esquecimento da paixão que passou.
Se quiser descobrir se é amor, mantenha-se próximo, mas se quiser esquecer o que já amou, mantenha-se distante.
Quem foca na amizade desinteressada, certamente encontrará um amor de verdade, mas quem foca apenas no prazer, dificilmente se entrega a um amor verdadeiro.
Nunca vi resistência que não acabasse em uma guerra, por isso, quem resiste ao amor trava uma luta contra si, e a resistência ao amor é o que destrói o ser humano.
Quem escreve sobre o amor, nem sempre sabe amar, mas se quiser me ensinar, estou disposto a aprender.
Assim como o sol não deixa de brilhar para alguém em algum lugar do mundo, assim também seja o amor na sua vida para com os outros. Que ele nunca deixe de brilhar no coração de alguém que esteja próximo a você. O amor, por mais difícil que seja, ainda é, umas das poucas coisas que valem a pena.
Sensações, inevitáveis frustações... Um caso a parte de quem procura apenas o amor. Viver a procura de alguém que nos complete, na maioria das vezes é viver em busca do fracasso... Mesmo assim continuemos acreditando, pois sei que diante de tantos medos... A solidão é um grande abismo.
Eu sei que dói. Machuca. Feri... Cicatriza. A sensação da queda é angustiante, mesmo assim olhemos para cima e por mais que não consigamos enxergar o céu, continuemos a lutar. Muitas das vezes abalados pelo poder da perca as palavras se confundem com inúmeros sentimentos, e um vendaval de emoções trazem consigo a sensação da inexistência... Mas logo saberemos que nada é para sempre, e que quando a tempestade cessa ela deixar um lindo arco-íris para nos mostrarmos algo diferente, e a lição que fica é que mesmo encharcados pelas lagrimas derramadas... A única coisa que precisamos realmente fazer é tocar em nosso rosto, sentir nossa pele e aquecido pelo poder da nossa dor, entender que o amor também possui seus dois lados, e que precisamos viver ambos intensamente.
O amor é um conjunto de tudo que não pode ser explicado, é a incompreensão pela dor sofrida... A solidão pela angustia da partida e as insignificâncias causadas pelas circunstâncias da vida!
A melhor parte do amor é quando se sabe que em meio a sua descoberta existe alguém mais forte do que o nosso próprio ego.
Falar de amor não é tão fácil como se imagina, pois assim como o abismo que em meio a sua escuridão esconde o quão profundo ele pode ser... É o amor que facilmente é consumido pelas incertezas de suas próprias desilusões.
O maior desafio do amor é ensinar para quem o procura, sua verdadeira realidade perante a dor... Amor é a conjunção do mais perfeito imperfeito escondido entre a lagrima derramada e o riso de felicidade que domina o coração de quem entende seu verdadeiro sentido, por mais doloroso que seja senti-lo na sua imensa plenitude.
