Cem Sonetos de Amor de Pablo Neruda (trechos inesquecíveis do autor chileno)

Não ames nem creias. Todo o homem que ama é homem perdido, e todo aquele que crê nunca será ninguém. Odeia sempre. Odeia os que sobem e os que pretendem subir, odeia os que subiram e os que um dia subirão. Odeia todos e desconfia. Lembra-te que o Ódio dá mais prazeres que o Amor. A satisfação de ver agonizar um canalha, quer ele seja um mártir, quer ele seja um ladrão, é maior que a de sentir os braços opulentos de uma mulher que se entrega. É menos um. Sê pois forte como o diamante e como o Ódio.

Em certos momentos da minha vida, achei que não fosse suportar tanta tristeza, tanta solidão, tanto desânimo, sem vontade de viver, sem esperanças, uma vida sem razão.
Então surge você com seu sorriso aberto, encheu meu coração de alegria, me fez acreditar que é possível ser feliz um dia.

Tento viver cada dia como se fosse eterno e intensamente único, mas, na antítese da vida, a partir do momento em que nasci, sei que morro um pouco a cada segundo.

As pessoas se deixam levar pelas aparências e quebram a cara. Resmungando dizem: Todos são iguais...
Aí eu pergunto... Se deu o trabalho de conhecer o corpo primeiro ou o coração? Então não reclama nem generalize todos, com base na sua decisão precipitada!

Gosto de saber o que as pessoas pensam.
Quando sabemos o que as pessoas pensam a nosso respeito, sabemos a importância que temos pra ela. Palavras podem maquiar a verdade, mas a atitude e as palavras ditas na hora da raiva, revelam a intenção do coração...

Quando o peito apertar, tudo emocionar e a vontade de estar junto for maior que tudo. Não desista nunca por que não existe sentimento mais puro que amar.

Entre nós pode aver montanhas,marés, fogo ou chuva mais não vão me impedir de encontrar você. As montanhas viram morros. Os mares lagos. O fogo apaga. A chuva termina. Porque nada pode deter o meu amor por você.

A Paixão me queimou, fria e cruel. Me deu uma surra de ilusão, tola que fui, apanhei, nenhum golpe eu revidei... desgraçada. Um dia, na sarjeta do meu coração, veio em minha direção um melindrado desalmado. Ele que só entendia o que é razão me inspirou algum cuidado, então eu lhe dei a mão. Minh'alma toda machucada, de amar sem ser amada reencontrou a sua sina. Nos seus olhos de um triste castanho claro eu me vi, inteirinha a te olhar, um olhar que só fita à quem se quer bem. Me diga, quem na vida acredita que um homem possa amar? Dividimos a mesma rede, alguns beijos e um breve sonho de felicidade. No caminho primaveras, quaresmeiras e maravilhas, a brisa da matina me achegou até seu colo, um sorriso e uma piada que ainda trago no canto da boca. Foi tão real, mas era só carnaval. Desilusão mais canalha que ilusão, e você me deu as duas, se dissipando na escuridão. Não há ninguém mais sozinho do que aquele que quer ser meu e seu também. Eu quis ser só sua, seu amor dos pés à cabeça e no topo do seu ser dei de cara com a razão, insensata a me conter. Um convite que dessa vez não aceitei. Alguém aí já sorriu na solidão? Sei não. De saudade eu não vou morrer.

Ela ficou parada. No mesmo lugar, durante muito tempo. Não tinha se dado conta de que a vida passou e ela, não. Todos os dias, depois que a sombra do fracasso se dissipou pelo tempo, ela sorria. Gargalhava, brincava. Dançava muito. Vez ou outra, ela se entregava a alguém através de beijos que eternizaram o seu cheiro em corações atordoados por aí. Mas, ela ficou lá. Naquele mundo que era dela e de alguém que resolveu seguir. Hoje, ele está casando. Com outra pessoa. Um alguém que está usufruindo de todos os sonhos que ela sonhou para os dois. Alguém que saiu de algum lugar e ocupou todos os seus espaços. Ela tinha revolvido cultivar esperança. Pensou que as coisas iriam voltar a ter o brilho do começo. Enquanto o ponteiro do relógio fazia o seu percurso normal. E o calendário voava entre os meses e até anos. Hoje, ele casou. E ela, acordou. Acordou com uma dor imensa no peito. Percebeu que perdeu o grande amor de sua vida. Mas, principalmente, que perdeu a oportunidade de seguir em frente. Hoje, não vão ter sorrisos, danças e gargalhadas. Hoje, ela vai chorar. Ela vai doer, muito. Amanhã, quando ela acordar, tudo vai estar diferente. A dor do despertador da alma soou e ela agora vai seguir junto com o relógio e acompanhar o calendário. Uma hora, ela tinha que seguir.

" uma vez me perguntaram se eu gostava dela, sorri e disse que não, mal sabia eu que era ela que havia mandado me pergunta, porque também gostava e tinha medo da rejeição."

Tentar se afastar da pessoa amada é como tentar se afogar. Você decide fugir da vida, pulando na água, mas vai contra a natureza não buscar o ar. Seu corpo clama por oxigênio; sua mente insiste que você precisa de ar. Então você acaba subindo à superfície, arfando, incapaz de negar a si mesma essa necessidade básica de ar. De amor. De desejo ardente.

Pra que apagar fotos e esquecer os momentos? se você é hacker e recupera bytes por bytes em todos sentimentos.

aquele momento em que você ouve a palavra ''te amo'' vindo da pessoa que fez a sua vida fazer sentido, a única coisa a fazer é beija-la por que não importa oque você fale nada irá se encaixar como uma resposta, então beijar é a melhor maneira de corresponder esse sentimento

Cuidar de si para poder proporcionar o melhor ao outro é, para mim, uma das mais importantes provas de amar, entregando cada vez mais e melhor. Obrigado por se cuidar, e assim cuidar do que é meu, e ao mesmo tempo cuidar de nós; e nisso vemos que cuidar do relacionamento e de quem ama, resulta, dentre tantas coisas, amor próprio!⁠

A Morte pode separar dois corpos,
mas quando dois amores se tornam um.
A Morte separa dois corpos.

Amores que se fundem,
São eternos, são unicos,
dois corpos são para a morte.

O Amor é eterno, é unico.
E a morte, separa dois corpos.
Dois corpos, são para a morte.

Amor eterno, único Amor.
Um Amor, um reflexo.
Dois corpos, são para a morte.

A morte separa dois corpos,
Um Amor se reflete,
Dois corpos, são para a morte.

Eterna ilusão,
A morte separa um reflexo.
Um Amor, se reflete em dois corpos.

Dois corpos, são para a morte.
Um Amor, se reflete.
Dois corpos, são ...

Te amar foi muito fácil...
Difícil foi te esquecer...
Foi por teu sorriso grácil
que me deixei envolver...

Por feitiço, ao teu olhar
me ví assim, cativada...
Nele eu me deixei estar
e não pensei mais em nada...

Agora não sei voltar...
Eu perdi a direção...
Tento a tua imagem apagar...
Mas ai de mim, perdição.

Eu nunca te senti
eu nunca olhei nos teus olhos
eu nunca chorei no teu ombro
eu nunca sorrir nos teus braços
mas eu sempre te amei
o meu amor por ti chegou a um ponto
que virou paixão
eu não soube lidar
eu não consegui suportar
a minha alma chora
o meu coração grita
e eu continuo aqui
a chorar.

Claro, que a eternidade das paixões
são como a imensidão do oceano
Pois, há palavras que nunca direi, senão
no olhar imortal dos olhos fundos da cor da tristeza.

Claro, não há amor verdadeiro, senão o próprio amor.
Não o que sentes, da cor da alegria, não o que vivemos.
Amor verdadeiro não termina jamais.

Não permita a "auto ilusão", aquela que se cria no íntimo.
Se for para iludir-se, iluda-se com o que sua mente não pode criar. Deixe que os enganos, sejam externos, e jamais venha de você.
Reserve seu interior para os sonhos que você realmente deseja realizar.

E se...

E se naquela noite o tempo parasse
Quando seu olhar encontrou meu corpo
E sua boca dona de um sorriso solto
Pedisse a minha pra ficar mais um pouco?

E se o mundo deixar-me viver uma loucura
Seria seu roteiro minha próxima aventura?
Seria com você as minhas descobertas?
Só você e eu nas próximas primaveras.

O seu desejo tocou meu desapego
Meu medo me atrai de volta, desapareço
Nas suas esquinas me perco, recomeço.

E se eu tivesse esperado você chegar
Pra te pedir pra não parar de tentar
Por todos os dias me conquistar?