Catao o Censor
Os ladrões de bens particulares passam a vida na prisão e acorrentados; aqueles de bens públicos, nas riquezas e nas honrarias.
Os sábios aproveitam-se dos tolos mais do que os tolos se aproveitam dos sábios, uma vez que os sábios evitam os erros dos tolos, enquanto estes últimos não imitam a prudência dos sábios.
Aprende algum ofício; pois quando a fortuna vai embora de repente, o ofício fica e nunca deixa a vida da pessoa.
Compra não o que consideras oportuno, mas o que te falta; o supérfluo é caro, mesmo que custe apenas um soldo.
Foge do luxo; ao mesmo tempo lembra-te de evitar / O crime da avareza; ambos prejudicam a reputação.
Para todos os ofícios, exceto o de censor, é indispensável uma aprendizagem: os críticos fazem-se antecipadamente.
Quando alguém tem motivos para se queixar de um amigo, convém separar-se dele gradualmente e desatar, de preferência a quebrar, os laços da amizade.
Por que queres igualar as mulheres aos homens, acreditais que elas nos tolerariam? No momento em que comecasses a ser iguais, tornar-se-iam superiores
Ainda que possas vencer, cede de vez em quando ao teu amigo. As azmizades são construídas por pequenas gentilezas
Loucura ou Lucidez ?
Em pleno momento de loucura me agarro na lucidez que me resta, olho pela frecha da porta, vejo o mundo lá fora e eu aqui perdido em um mundo que tem o limite de quatro paredes, em um mundo que ate pouco tempo era só meu e foi invadido, violentado e profanado. Eu me agarro no que acho certo, justo e luto; luto com forças que não tenho, invento armas que não machuca e argumentos que não fere, ataco sem avisar, afinal aqui era meu lugar até pouco tempo de vocês profanarem. Corro o risco de soltar minha lucidez e a minha loucura me devorar de vez, cada dia me vejo mais perdido a porta do meu quarto e as janelas agora são de vidro transparente, não só posso ver o mundo além do meu, mas eles me vêem e falam e lamentam.
Passo tempos agora sem um segundo de paz, giro , corro sento e o mundo nada faz, sou impotente a tamanha luz. O mundo lá fora ta engolindo meu mundo, as paredes viraram de papelão, observo o telhado... é algo parecido com cartolina e deve ta pintada de carvão. Meu mundo ta desabando, o mundo me julgando e agora chove lá fora, as cartolinas se desmanchando, o papelão se soltando... os vidros da porta e da janela caíram, quebraram e eu agora já sinto a loucura me dominar, já sinto vontade de sair do meu mundo, antes seguro agora impuro, nada mais que entulhos jogado ao chão, eu agora não tenho frecha pra observar, já sinto o brilho do sol. A loucura tomou o lugar da minha pequena lucidez... Agora em vez de olhar as horas, conto os meses, ao invés de só ser eu, sou eu e vocês...
O meu mundo acabou de vez. Agora só me resta ser louco, ser um pouco de cada um, cada um que eu toco me leva um pouco da loucura, e me traz alívio a tortura, estou certo que ser louco é a minha lucidez, cada vez que fiquei louco, fui lúcido para amar vocês...
O "AMOR". É uma dádiva divina que Deus nos presenteou, e que por mais que possamos insistir nunca iremos explicar e muito menos definir.
Motivos..! todo mundo tem motivos pra fazer loucuras e coisas imprudentes na vida, e isso muitas vezes não ajuda em nada, não quando sobra pra você recolher os pedaços. Mas se o motivo for o amor, aí talvez não seja uma loucura, porque as pessoas acreditam no amor e isso mantém o mundo girando, e nesse instante essa é a unica coisa que me mantém vivo.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp