Cartas de reflexão
Acho necessário que a literatura seja poética. Pela formulação poética tento fazer com que o texto seja menos artificial, reflita a vida. Tento fazer com que as frases contenham mais do que as palavras que estão ali. É o que me motiva a escrever. O que quero contar sei de imediato. A questão é como contar.
Fé é certeza e crença é condicionamento imposto, posto ao propósito persuasivo de uma liderança, que se questionando perde a relevância, pois persuadir é fazer crer numa suposta verdade e não na verdade, pois é melhor cegar do que abrir - lhe os olhos, pois ao cegos podem conduzi-los e levá -los onde o quiseres, visto que quem vive na escuridão qualquer indicação de onde está a luz é uma indução a um lugar e não à um caminho de luz e não há verdadeira comprovação, pois não pode ver verdadeiramente com seus próprios olhos luz nenhuma, mas pela indução pode imaginá - la.
Em se tratando de crenças e religiões é tolo discutir qual é o certo ou o errado, pois o que importa é se é do bem e se faz bem verdadeiramente, mesmo porque em todas as religiões não há como provar sua legitimidade histórica, portanto tudo é questão de fé e cada um escolhe em qual líder religioso quer acreditar se em Jesus Cristo, se em Maomé, se é em Buda, ou outro pois todos proclamam a existência de um Deus maior do que eles e é neste Deus que eu acredito, o caminho para se chegar até Deus é opção de cada um, portanto é tolo discutir qual é o melhor ou pior, pois tudo é uma questão de fé e não de crenças ou conhecimento.
As vezes você só precisa esta no meio da natureza para se sentir bem; sentir o vento bater em seu rosto; apreciar os canto dos pássaros pela manhã, apreciar as árvores em seu balançeio e até mesmo contemplar o barulho do pingo de chuva se chocando na superfície da terra. Energias positivas, faz bem à alma ferida.
Como diz o velho provérbio, o orvalho é a água que sobrevive ao oceano. Esse grupo de pessoas suportou as misérias do inferno, lutando contra os demônios, escapando e sobrevivendo a tantos desastres. E, no entanto, no fundo de seus corações, eles são felizes. Eles merecem o prazer de uma vida feliz todos os dias.
Eu não quero me confundir com essa sociedade. Eu quero ajudar a criar um novo modelo de sociedade, que parta da fissura, do quebrado. É interessante notar que, na arte japonesa, a fissura valoriza o objeto que se quebrou. Depois de ser restaurado com pó de ouro, o objeto é mais valioso. Nossas vozes e nossas ideias são pó de ouro.
Precisamos trazer nossas vozes para reconstruir. Eu falo que me interessa a fissura. E acho que estamos nesse momento de fissura. Kintsugi, a arte japonesa, é uma metáfora de onde eu quero trabalhar, sobre o que eu quero falar. Quando a cerâmica quebra, eles fazem uma mistura de laca com pó de outro e colam aquilo, deixando muito visível que a colagem aconteceu. Esse, para mim, é o papel do artista contemporâneo. É aquele que cola, liga, mas não faz desaparecer. Permanece ali como incômodo, com trauma, como relevo. Ele não se incorpora ao tecido mais. Na verdade ele é a marca de que aquelas rupturas aconteceram.
As coisas que percebemos como belas podem ser diferentes, mas as características verdadeiras que atribuímos aos objetos belos são semelhantes. Pense nisso. Quando alguma coisa nos parece bela, tem mais presença, nitidez de forma e vividez de cor, não? Salta aos olhos. Brilha. Parece quase iridescente em comparação com o tom mortiço de outro objeto menos atraente.
As vezes nem tudo o que queremos dizer é suficiente para se expressar em palavras. Uma rosa não se descreve só pela beleza mas, pelo perfume, delicadeza, por ser formosa e até pelos espinhos, esses representam o cuidado e zelo que devemos ter, os espinhos podem até ferir, mas vale a pena para cuidar de uma linda rosa.
Dizem que um homem vendado, se lhe pedirem para caminhar em linha reta, anda em círculos. Porque é que o homem anda em círculos quando fecha os olhos? É um mistério, dizem, mas o homem de olhos fechados caminha para dentro. E o tempo também se dobra, também não anda a direito. O tempo é como um homem de olhos fechados. No fundo anda tudo aos círculos, desde as recordações às histórias. Tudo acaba por se dobrar, um dia.
Não me quero sobressaltar como quando era jovem. Uma pessoa só pode ter paz quando está ao pé das mesmas coisas, quando nem repara nelas, porque elas já fazem parte de si, como se as tivesse comido e mastigado e engolido e agora fossem carne da sua carne e sangue do seu sangue. Só somos felizes quando já não sentimos os sapatos nos pés.
As florestas não são como os outros espaços. Para começar são tridimensionais. As suas árvores rodeiam-nos, abafam-nos, comprimem-nos de todos os lados, obstruem a vista, deixam-nos baralhados e sem referências. Fazem-nos sentir pequenos, confundidos e vulneráveis, como se fôssemos uma criança pequena perdida numa multidão de pernas estranhas. Num deserto ou pradaria sabemos que estamos num grande espaço. Numa floresta apenas podemos pressenti-lo.
A paixão, e o amor, não entram no jogo da facilidade nem dos lugares-comuns. Ou seja, é preciso mais imaginação, mais investimento, mais criatividade, mais vontade de não ficar quieto e parado no mesmo sítio para sentir de novo borboletas na barriga e as pernas tremer. É preciso espantar-se a si mesmo, ao outro e aos respectivos cérebros.
A vida é assim. Nem sempre certinha, nem sempre toda errada. Nunca LINEAR! Quantas pessoas ao meu lado no trem? E ainda sim sozinha. Nesse momento que percebo. Ainda bem que me tenho como ótima companhia.. Triste é quem não se suporta. A vida não precisa ser certinha, com tudo dando certo. Precisamos apenas nos amar a ponto de saber viver a vida.
Existem aqueles momentos que tudo parece sem sentido, a gente parece perder o chão. Que a gente fica meio perdido e não sabe mais tomar uma decisão. Que a nossa vida parece nem pertencer mais a nós mesmos. É nesses dias que a gente não sabe o que faz, que tudo vem para tirar nossa paz, que todos parecem bem e felizes menos você, que a gente costuma perceber que o que realmente importa é o amor que já existe e vai permanecer. Ninguém é obrigado a reciprocidades, a ter as mesmas vontades, a amar na mesma intensidade. Só sejamos justos e não deixemos o carinho adormecer porque morrer, é fato, não vai. Tudo que é intenso demais tem o costume de te marcar a alma e daqui uns anos vira lembrança doída que te tira a calma. Pedaços de nós que vai ficando pelo caminho e certamente nos renderão os “se’s” de ocasião. Se eu tivesse feito isso.... Se eu pudesse ter feito aquilo.... Valorize os que estão e não deixe os que fazem questão de ficar de lado. Não porque um dia você irá precisar, você sabe melhor do que ninguém que o valor das pessoas não está na utilidade que elas têm. E a verdade? Todo mundo vai sempre te cobrar felicidade, mas ninguém vai te dar a liberdade para que você seja plenamente feliz. Mas, não quer dizer que por isso, sorrir seja impossível. Não é falta de amor talvez, seja até o excesso dele. Sejamos gratos, no fim, tudo tem realmente um motivo de existir. E quando nada fizer sentido me abrace. Porque no abraço a gente se encontra.
Se engana quem acha que vai sair dessa vida ileso! A gente vai "se lascar muitooo" a vida não vem com manual de instruções. E principalmente, conviver com pessoas SEMPRE da alguma coisa! Teremos relacionamentos falidos, no meu caso tomei mais chifre do que cerveja na vida!!! Fui mandando embora de empregos. Já briguei com amigos, namorados, mãe... Já brigaram comigo. Já tive momentos que tive que correr atrás do prejuízo. Na arte de me lascar eu fui perita 😂😂😂 Mas tudo bem. Cai 7, levantei 8!!! E ainda consigo (depois de um tempo) rir das coisas que já me aconteceram. A vida é leve sim! Não pelas situações, mas pela forma que encaro a vida na maior parte do tempo. Estou resiliente!!! Afinal, estou viva... E coisas boas ou ruins acontecem... por isso que é importante saber a arte de viver!!!
Não escrita - não tente me "descrever" Eu estou em branco. Você não pode ler minha mente, eu sou indefinida... me permito a aprender! Estou apenas começando, a caneta está em minha mão, eu escrevo a minha história. Estou escrevendo dia a dia. Liberte suas inibições, permita-se a me conhecer, tire os rótulos do que você acha que sou... esqueça o meu signo! Venha comigo viver!!! Tenha um lema de vida: Sinta a chuva na sua pele Ninguém pode senti-la por você! Somente você pode deixar a luz do sol entrar, a janela da sua vida só você abre. Entenda: Ninguém mais! Ninguém mais pode dizer as palavras em seus lábios! Você é quem tem o poder sobre sua vida. Viva sua vida com braços abertos. O capítulo da sua vida de ontem já foi... Hoje é o dia em que seu livro começa. E você tem a sua folha em branco. O resto ainda não foi escrito! Quando vejo a minha história, percebo que: Eu quebro tradições, algumas vezes minhas tentativas são fora dos padrões. Nós fomos condicionados a não cometer erros. Mas percebi que errar faz parte de quem se propõe a tentar. A viver! Entendi que posso aprender com meus erros. Não me apego a eles... mas me permito entender que errar faz parte de viver. Posso sim ser feliz! Posso também aprender com as lágrimas... coisas de estar viva! Então te convido: Viva sua vida com braços abertos. Hoje é o dia em que seu livro começa a ser escrito. Um novo capítulo. O resto ainda não foi escrito... você escreve o seu final
Uma vez escutei a seguinte frase: PREOCUPE-SE COM PROBLEMAS REAIS! Essa frase me fez libertar aquilo que eu me ocupava que não leva a lugar nenhum. Faz sentido para você? Hoje quando alguém me para, e comenta sobre situações que não dependem de mim, ou que eu não tenho controle. Eu libero. Por exemplo, alguém chega e fala: ➡ Ah Surian, Fulana falou de você! (Eu) Se ela tem um problema, o problema é dela! Se ela quisesse resolver teria me procurado. Mas já que preferiu fazer fofoca deixa ela conviver com isso... eu sigo o meu caminho 😘 ➡ Surian, só acontece comigo. Tá difícil, tá desafiante! (Eu) E o que você tem feito para resolver isso? Há Surian, agora não dá. (Eu) Então não reclame do que você permite. A escolha foi sua 😘 eu sigo o meu caminho. ➡ Surian, aquilo que planejamos não deu certo. (EU) Entendi, o que vamos fazer para não cometer o mesmo erro? Ah Surian, desmotivei. Não sei se vou continuar. (Eu) Então não reclame de não conquistar, porque na vida situações acontecem. Mas conquistadores aprendem e continuam... e eu vou continuar. Boa sorte para quem fica! Eu sigo! O sentido da vida é sempre para frente!
Persistência. Palavra comum, que praticamente todos sabem que precisam ter quando o assunto é conseguir um objetivo. Na maioria dos casos, a pessoa colocar o foco e se comprometer consegue sim manter a persistência. Mas quase todos tem “AQUELE” assunto que olha para si mesmo e não consegue persistir? Sabe por que? Por que somos feitos de vários dentro de nós, e esse lado que você pensa que te “sabota” sempre te vence e te faz voltar ao mesmo lugar de antes. Esse lado que te faz desistir, que te põe medo. O medo tem uma função, se não fosse ele você atravessaria a rua movimentada e morreria atropelado. Ele é sim importante para você. Esse lado que te sabota esta ai, porque ele tem medo de você se decepcionar (de novo), então ele se programa a ficar onde ele já conhece, e te impede de ir além. Se você tem perdido oportunidades por causa da falta de persistência, você precisa entender ele, e só assim mostrar que está tudo bem continuar. O mais frustrante no fim da vida é olhar para trás e ver que perdeu muitas conquistas por não ter persistido. Por isso que no PNL a gente não impõe, a gente entende e entra em acordo com todos os lados. Por isso os sonhos se tornam possível! Afinal todos os lados do seu ser estarão com você nessa jornada SEM TE SABOTAR, e você terá a permissão e a motivação para PERSISTIR! Entendeu que tudo tem a sua função? Agora nada mais te sabota! Agora sim você está pronto para usar e abusar da sua persistência! Persistir é constância! É olhar para o seu objetivo e ver que apesar dos tropeços você não parou! Que você andou com todos os seus lados. Que mesmo tendo errado, aprendeu e continuou. Persistência é a sua capacidade de REALIZAR OS SEUS SONHOS! É o seu jeito de se tornar um conquistador.
A diferença de quem deixa um legado e de quem não deixa é saber reconhecer que só estaremos prontos se FIZERMOS! Mas Surian, da medo. É verdade, da mesmo, mas quem disse que ele precisa te parar?! Quer ter conquistas? Histórias? Vida? Arrisque-se! Se der certo, benção! Se não aprendizado! A gente só perde se não fizer. Pense nisso
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp- Relacionados
- 153 frases de reflexão para ampliar os seus horizontes
- Cartas de Amizade
- Frases espíritas: sabedoria e reflexão para iluminar seu caminho
- Carta de Amor: textos românticos para o seu amor se sentir especial
- Mensagens de Reflexão
- Frases de grandes pensadores que inspiram reflexão e sabedoria
- Frases para cartas de amor que encantam corações