Carta para um Futuro Namorado
Não importa o quanto um casal esteja feliz, algumas mulheres simplesmente vão querer estragar tudo com aquela obsessão de querer discutir a relação o tempo todo. Para essas a paz nem sempre é bem vinda, porque o que faz bem ao seu ego é desperdiçar o precioso tempo da vida batendo de frente com quem elas mais dizem amar. Dá pra entender?
Boêmio que sou, quando a noite chega e eu fico preso entre as paredes da minha casa, sinto a solidão me devorando aos poucos, com requintes de crueldade. O boêmio não é um vilão e nem um herói. O boêmio é apenas um ser comum, com alguns mistérios, uma certa malandragem e que adora encontrar os amigos à noite.
A infelicidade, a incompetência e a incapacidade das pessoas em se sentirem plenas com o que tem, faz delas arremedos de seres humanos. Cuide do que é seu, irmão! Eu sou um cara simples, mas todos aqueles que tentaram me derrubar saíram perdendo. Pode acreditar: é melhor ter a minha amizade do que o meu desprezo. Não sei o porquê de tanta inveja! Se eu sou feliz você também pode ser, basta fazer por merecer.
Pra tudo há um tempo. Um amor não correspondido não significa desmerecimento ou desapreço. Acredito que não ser amado pela pessoa que a gente ama é uma forma do destino dizer em suas entrelinhas que pode haver algo muito mais especial nos esperando num lugar onde o nosso olhar apaixonado não consegue alcançar. O segredo é saber reagir, discernir e esperar.
As pessoas andam tão arredias, tão amedrontadas, tão inseguras, que quando um cara de bem com a vida como eu passa no corredor do supermercado e lhes diz BOM DIA, elas quase fogem de tanto pavor. Isso é fato real. Infelizmente vivemos tempos aonde a boa educação se confunde com risco de vida. EU ME RECUSO A SER ANTIPÁTICO. Quem passar por mim há de me ver sorrindo, ainda que para esses sorrir seja uma atitude muito suspeita.
As pessoas andam tão arredias, tão amedrontadas, tão inseguras, que quando um cara de bem com a vida como eu passa no corredor do supermercado e lhes diz BOM DIA, elas quase fogem de tanto pavor. Isso é fato real. Infelizmente vivemos tempos aonde a boa educação se confunde com risco de vida. EU ME RECUSO A SER ANTIPÁTICO. Quem passar por mim há de me ver sorrindo, ainda que para esses sorrir seja uma atitude altamente suspeita.
O mundo é refém da desonra. Se não fosse a indignidade do homem, contratos, carimbos, registros em cartório... tudo isso seria totalmente dispensável, pois bastaria apenas a palavra dada. Às vezes me sinto um tolo por manter esse universo utópico vivo dentro de mim, mas de que me adiantaria não ser um tolo e viver apenas a dureza de não sonhar? Deixa estar... Um dia, quem sabe, apesar da nossa realidade decadente, os meus sonhos impossíveis possam se realizar.
A cada dia que nasce eu me surpreendo mais com as diferentes paisagens que se alternam na minha alma. De uma vez por todas eu cheguei à certeza de que, assim como as estações do ano, eu seco, floresço, esquento ou esfrio. Desisti de fazer previsões, de tentar me entender, afinal, são as intempéries do destino que determinam quando a gente vai ser sol, ou quando a gente vai chover.
Ontem eu tomei um porre de mágoa! Me entristeci, cambaleei, tropecei, caí. Acordei numa ressaca danada, gosto amargo na boca, cabeça latejando, e uma vontade incontrolável de vomitar as minhas aflições na cara do mundo. Ontem eu tomei um porre de mágoa! Dizem que o melhor remédio pra curar esse mal-estar é o perdão. Por enquanto prefiro manter-me entorpecido, magoado, triste. Porque a tristeza é como a embriaguês - uma hora passa. Mas o perdão é um vinho caro demais para se abrir uma garrafa, servi-lo numa taça de cristal e oferecê-lo a quem não fez a mínima questão de ser bacana com você.
Elas abdicaram do direito ao tempo. Elas abriram mão da parte que lhes cabe do sol que brilha pra todos. O que era pra ser movimento tornou-se marasmo e paralisia. De fato, elas não estão nem vivas e nem mortas. Na verdade, por medo, por acomodação ou por desencanto, certas pessoas simplesmente deixaram de existir.
Pare de PENSAR tanto! É isso mesmo, o que parece algo natural pode se tornar prejudicial... Pensar demais faz com que percamos às oportunidades, pensar demais no futuro nos deixa preocupados e pensar demais no passado não nos deixa seguir em frente pois estamos sempre relembrando o que passou com uma certa saudade, afinal quem nunca disse aquela frase "eu era feliz e não sabia". Sabe porque às vezes a gente sente que a vida está cada vez mais sem graça? Porque esse lance de se preocupar com o futuro e reviver o passado nos deixa estagnados, dia após dia... Viva cada dia como se fosse o último, pois o simples sentido da vida é VIVÊ-LA!
O tempo, inevitavelmente, mudará a forma como vemos e sentimos. Devemos aprender a enxergar tudo de novas maneiras (evolução), porém sem esquecer como já enxergamos tudo no passado (experiência), pois muitas dessas visões anteriores poderâo ser aquelas que ainda nos farão mais felizes (sabedoria)!
Hoje eu resolvi escrever... é complicado pensar no passado e rever os erros cometidos. Mas existe certos “erros” que foi necessário acontecer, parece que é o destino, que já estava escrito! Realmente tinha que acontecer, às vezes é livramento e isso é difícil de aceitar. É com o tempo que vamos entender que certas coisas não se tem como evitar. Mas é dia de levantar a cabeça e seguir em frente, com tudo que deixou pra trás fazendo um novo futuro com novos planos.
Se o engenheiro pensar dentro da “caixa” sempre, sempre existirá opções velhas e ultrapassadas que não o levarão a lugar nenhum. Para os engenheiros inquietos, existe um lugar do lado de fora da caixa em que as opções tendem ao infinito. Mas fora da caixa é um lugar turbulento, esgotante, cansativo e até pode se dizer perigoso, mas é o lugar onde se cria o futuro da humanidade!
“Não importa as dificuldades do caminho já que o passado passou e nenhum peso me deixou. Não importa a distância e até que ponto eu possa chegar no futuro sem que nada dele eu possa esperar. Só sei que inteiro vou vivendo o presente e deixando pra trás um pouquinho de mim. Se alguém puder absover deste pouquinho algo bom do que eu puder deixar, ja terei cumprido a minha missão de ter passado por aqui!”
Essa é a hora que nos damos as mãos, e seguimos. Tá, o passado pesa um pouco nas costas, mas acreditamos que levar algo dele nos fará algum bem. Então, carregamos um pouco de peso, de poeira, de esperança; e uma dose rara e linda de pureza e amor. Seguimos sorrindo. E eu sei que ainda iremos longe com estes nossos sonhos tão simples, mas tão importantes para nós.
E de repente a vida me propõe uma nova forma de jogar, o que automaticamente me faz pensar: Porque não encarar? Porque temer mudanças no 'script' se geralmente elas só aparecem com o intuito progressivo? Acredito fielmente que independente de qualquer coisa exista um belo futuro reservado a cada um de nós, só nos cabe desvendá-lo.
Você vai esperar o ultimo dia do ano para olhar para o passado e perceber que não fez nada que valesse a pena levar para o novo ano de sua vida... Não espere pelas simpatias que muitos fazem no findar de cada ano para invocar sorte, amor e felicidade... Essas coisas não dependem de poder divino e sim de boa vontade e boas atitudes, o universo conspira para os que se doam... Para ter felicidade é preciso valorizar o peso das suas lagrimas, para ter sorte é preciso trabalhar e não ter medo das oportunidades, para ter um amor é preciso saber amar... Não espere o ano novo começar para mudar velhos hábitos que se tornaram barreiras para seu sucesso, a vitoria se conquista atraves da luta, mesmo que suas armas não firam, evitar as batalhas não te fazem mais santo. O futuro pertence aos que merecem, não aos que carecem e apenas vivem a esperar. Não espere valer a pena, faça valer a pena.
Quando nos coloca(r)mos na posição de filhos diante de Deus, não estaremos sozinhos nem desprotegidos, logo, nossos sonhos poderão ser os sonhos de Deus, assim, não há porque ter pressa ou viver preocupado com o futuro, pois temos um pai que sabe todo o nosso trajeto onde Ele mesmo é o guia e o agente das bênçãos em nossas vidas!
Não se ama duas vezes a mesma mulher, disse Machado de Assis. Também não se sente o mesmo vento duas vezes, não se banha duas vezes em um mesmo rio, não se volta o que já se foi. Estamos em constante movimento, não somos quem fomos e não sabemos quem seremos, temos uma breve imaginação do futuro, e somente isso, imaginação do que queremos ser, uma incerteza.
