Caráter

Cerca de 6680 frases e pensamentos: Caráter

⁠A ignorância é uma circunstância, a estupidez é uma escolha

Inserida por DimasLima

⁠Na jornada da vida,
há instantes em que é
necessário afirmar um sim
e outros em que o não
deve ser a resposta.
É fundamental ter firmeza e tranquilidade para não
se permitir ser influenciado.

Inserida por celinamissura

⁠A obediência é um fardo por parecer obrigação a outros. Então, seja fiel que diz tudo sobre a essência do próprio caráter.

Inserida por regismeireles

⁠"Hoje é possível comprar uma boa estética, em uma infinidade de clínicas...
já um bom caráter, não"

Inserida por lenizemartins

⁠“...em vão, acredita o ladrão, que o ítem roubado lhe pertence”
[Não é sobre coisas]

Rubenita Olindo - Psicanalista

Inserida por RubenitaSimeyy

Ter um culpado…

Colocaram fogo no restaurante comigo ainda lá dentro. As chamas lambiam as paredes como línguas de uma ira que nunca foi minha, mas, de alguma forma, sempre me escolheu como alvo. O calor não me assustou. Pelo contrário, senti uma espécie de familiaridade com ele. Eu, que vivi tantos incêndios na alma, agora era apenas mais uma peça no cardápio do caos.

Enquanto o teto ruía e o ar se tornava pesado, percebi: não valia a pena gritar. Quem acendeu o fósforo já havia saído pela porta da frente, talvez assobiando uma melodia de inocência fingida. E quem passava pela calçada, ao ver as labaredas, não pensava em salvar quem estava dentro. Pensava apenas no espetáculo da destruição. Porque é isso que as pessoas fazem, não é? Elas assistem.

Então eu olhei ao redor. Louças estilhaçadas. Mesas tombadas. Cortinas em chamas. E, pela primeira vez, senti uma espécie de alívio. Uma certeza incômoda, mas libertadora: se é pra me chamarem de culpado, talvez eu devesse ser. Não me restava mais nada pra salvar — nem o restaurante, nem a mim. Peguei o que sobrou de força, virei o gás no máximo e, com um fósforo que achei no bolso, devolvi o favor. Explodi aquele lugar como quem assina um bilhete de adeus: com firmeza, sem remorso, mas com estilo.

Saí pela porta de trás, enquanto os destroços ainda voavam pelo ar. A fumaça subia, preta como os julgamentos que viriam. E eu sabia que viriam, claro. Sempre vêm. “Por que você fez isso?”, perguntariam. “Por que não tentou apagar o fogo? Por que não pediu ajuda?” Ah, os paladinos da moralidade, tão rápidos em condenar e tão lentos em entender. Mas eu não queria me explicar. Explicações são como água despejada sobre um incêndio: às vezes apagam, mas quase sempre só espalham mais fumaça.

Ser o vilão era mais fácil. Mais honesto. Assumir o papel de quem destrói é menos exaustivo do que tentar convencer o mundo de que você foi destruído. Porque, no final das contas, ninguém realmente escuta. Eles só querem um culpado. E, se é pra ser apontado de qualquer jeito, que seja com a dignidade de quem escolhe o próprio destino.

Não estamos falando de restaurante. Nunca estivemos.

Inserida por mauriciojr

⁠É aquela vergonha tão desmoralizante que até os sem vergonha colocam um véu, porque nem a cara de pau aguenta o tranco.

Inserida por mauriciojr

⁠Eu aprendi a não deixar outras pessoas estabelecerem o diário da minha vida. Não é de minha responsabilidade fazer o que outras pessoas esperam ou exigem de mim. Especialmente se estas demandas conflitam com meus valores .

Inserida por JaneSilvva




Observe! Praticamente todas as respostas que nos são necessárias não costumam ter barulho de vozes, mas sim de ações.

Inserida por Souochristopher

⁠O carisma é como o castelo do líder de sucesso. Porém, o que mantém esse castelo imponente é o alicerce firmado com as ferragens do caráter.

José Guaracir

Inserida por Jguaraci16

⁠O que você é por trás da tela, esse verdadeiramente é você, às vezes nem isso.
Conhecer é um eterno aprendizado.

Inserida por CintiaRosa

Pequena ou grande, para desconhecidos ou amigos, a mentira é um recurso utilizada pelos tolos de caráter pequeno e alma corroída. ⁠

Inserida por AlcidesReis

É preocupante observar como, independentemente da geração, muitas pessoas parecem tão centradas em si mesmas que agem sem considerar o impacto de suas atitudes nos outros.

Não se colocam no lugar do próximo e, muitas vezes, não refletem sobre como se sentiriam se estivessem na mesma situação.

A empatia e a capacidade de resistir ao egoísmo parecem cada vez mais escassas.

Ainda mais frustrante é ver desculpas vazias sendo usadas como um atalho para evitar responsabilidade, como se isso fosse suficiente para reparar os danos causados.

Essa falta de autocrítica e de percepção sobre o próprio caráter é um reflexo preocupante da nossa convivência atual.

Inserida por zu_kawaguchi

⁠Não me considero impecável, mas desejo que minhas ações sejam guiadas pela busca da correção, da eficiência e da coerência.

Inserida por Jeferson-Zahorcak

⁠As virtudes de uma pessoa não estão apenas em suas luzes, mas também em como encara e trata suas sombras.

Inserida por elias_da_silva_junior

⁠Qualquer um que exponha, através do exemplo de seus próprios atos corretos, as idiotices, corrupções e absurdos dos outros, será odiado e atacado feroz e sistematicamente, até a sua total desqualificação ou morte.

Inserida por acvomotta

⁠Ouso dizer que a humanidade padece de mau-caratismo e não da falta de amor. Ora, é possível se ter caráter e não ter amor.

Inserida por ArlandiaMoreira

DESCULPA E PERDÃO

A vida é um presente precioso que nos é dado, mas que muitas vezes não sabemos valorizar.

O tempo da Vida é um recurso finito e não renovável, que deve ser utilizado com sabedoria.

Aprender com os erros é fundamental para evoluir e crescer como ser humano.

Pedir desculpas é um ato de coragem e humildade, que demonstra respeito e consideração pelo outro. Conceder o perdão é uma atitude nobre, que liberta a alma e traz paz ao coração.

Ser justo, fiel e honesto em nossas atitudes é um dever moral, que nos torna dignos e respeitáveis. Praticar o bem junto a terceiros é uma forma de espalhar amor e bondade pelo mundo, tornando-o um lugar melhor para se viver.

A vida é uma jornada cheia de altos e baixos, de momentos felizes e tristes, de sucessos e fracassos. É importante lembrar que cada experiência, boa ou ruim, é uma oportunidade para aprender e crescer.

Os erros que cometemos são lições valiosas que nos ajudam a evoluir e a nos tornarmos pessoas melhores. Por isso, é fundamental ter a humildade de reconhecer nossos erros e pedir desculpas quando necessário.

Pedir desculpas não é fácil, mas é um ato de coragem e humildade que demonstra respeito e consideração pelo outro.

Quando pedimos desculpas, estamos reconhecendo que cometemos um erro e que estamos dispostos a fazer o que for preciso para repará-lo.

Além disso, pedir desculpas é uma forma de mostrar que nos importamos com a outra pessoa e que estamos dispostos a fazer o que for preciso para manter a relação saudável e positiva.

Conceder o perdão é uma atitude nobre que liberta a alma e traz paz ao coração.

Quando perdoamos alguém, estamos deixando para trás a raiva, o ressentimento e a mágoa, e abrindo espaço para o amor, a compaixão e a empatia.

O perdão não é fácil, mas é uma forma de nos libertarmos do passado e de seguirmos em frente com a vida.

Ser justo, fiel e honesto em nossas atitudes é um dever moral que nos torna dignos e respeitáveis. Quando agimos com justiça, estamos tratando as pessoas com igualdade e respeito, independentemente de quem elas sejam.

Quando somos fiéis, estamos demonstrando que somos confiáveis e que podemos ser contados em qualquer situação. Quando somos honestos, estamos mostrando que temos integridade e que valorizamos a verdade.

Por fim, praticar o bem junto a terceiros é uma forma de espalhar amor e bondade pelo mundo, tornando-o um lugar melhor para se viver.

Quando ajudamos alguém, estamos fazendo a diferença na vida dessa pessoa e contribuindo para um mundo mais justo e feliz. O bem que fazemos hoje pode ter um impacto positivo na vida de muitas pessoas no futuro.

Que seja possível nos lembrarmos sempre desses ensinamentos e aplicá-los em nossas vidas , nos tornando assim pessoas melhores, contribuindo para um mundo mais justo e feliz.

Texto: Izzo Rocha
12/01/2024

Inserida por izzorocha

⁠Comigo não tem meio termo.

Inserida por JaneSilvva

⁠Você pode mudar de ideia quanto a mim, mas, não darei o gosto a sua boca novamente.

Inserida por JhonnyAlves