Briga com uma Amiga
Consciente, Pré-Consciente e Inconsciente
Segundo Freud, o consciente é somente uma pequena parte da mente, incluindo tudo do que estamos cientes num dado momento. O interesse de Freud era muito maior com relação às áreas da consciência menos expostas e exploradas, que ele denominava Pré-Consciente e Inconsciente.
Inconsciente. A premissa inicial de Freud era de que há conexões entre todos os eventos mentais e quando um pensamento ou sentimento parece não estar relacionado aos pensamentos e sentimentos que o precedem, as conexões estariam no inconsciente. Uma vez que estes elos inconscientes são descobertos, a aparente descontinuidade está resolvida. "Denominamos um processo psíquico inconsciente, cuja existência somos obrigados a supor - devido a um motivo tal que inferimos a partir de seus efeitos - mas do qual nada sabemos" (1933, livro 28, p. 90 na ed. bras.).
No inconsciente estão elementos instintivos não acessíveis à consciência. Além disso, há também material que foi excluído da consciência, censurado e reprimido. Este material não é esquecido nem perdido mas não é permitido ser lembrado. O pensamento ou a memória ainda afetam a consciência, mas apenas indiretamente.
O inconsciente, por sua vez, não é apático e inerte, havendo uma vivacidade e imediatismo em seu material. Memórias muito antigas quando liberadas à consciência, podem mostrar que não perderam nada de sua força emocional. "Aprendemos pela experiência que os processos mentais inconscientes são em si mesmos intemporais. Isto significa em primeiro lugar que não são ordenados temporalmente, que o tempo de modo algum os altera, e que a idéia de tempo não lhes pode ser aplicada" (1920, livro 13, pp. 41-2 na ed. bras.).
Assim sendo, para Freud a maior parte da consciência é inconsciente. Ali estão os principais determinantes da personalidade, as fontes da energia psíquica, as pulsões e os instintos.
Pré-consciente. Estritamente falando, o Pré-Consciente é uma parte do Inconsciente, uma parte que pode tornar-se consciente com facilidade. As porções da memória que nos são facilmente acessíveis fazem parte do Pré-Consciente. Estas podem incluir lembranças de ontem, o segundo nome, as ruas onde moramos, certas datas comemorativas, nossos alimentos prediletos, o cheiro de certos perfumes e uma grande quantidade de outras experiências passadas. O Pré-Consciente é como uma vasta área de posse das lembranças de que a consciência precisa para desempenhar suas funções.
O amor é uma condição em que a felicidade de outra pessoa é imprescindível para a sua própria felicidade.
Aproveite aquilo que é bom e conviva com uma mente sadia, pois energia positiva lhe trará felicidade para seus relacionamentos do dia a dia.
Sinto uma imensa dificuldade de lidar com perdas. Pode ser que todos sintam essa mesma dificuldade, só que não demonstram, mas, é claro eu tenho que demonstrar, porque infelizmente não consigo esconder muito bem alguma coisa, sempre sobra um pequeno detalhe para alguém vir e descobrir. Hoje tento esconder a falta que estou sentindo de você, por muitas vezes disse que não queria me afastar de você, porque você é legal e me faz bem. Também já fingi que o melhor a fazer era se afastar de você e quase morria de saudade, então, voltava atrás para te ter de novo em minha vida. Porém, agora não depende mais de mim, depende de você a decisão foi sua, não minha, o que me acaba é me acostumar a não falar com você, não ouvir a tua voz, e nem ver o seu rosto, que é tão lindo aos meus olhos.
Às vezes fico olhando para o telefone esperando ele tocar e ser você, falando que está com saudades como era nos velhos tempos. Gostaria até mesmo de uma briguinha durante a noite, somente para escutar a tua voz e saber que você estava aqui, comigo. A grande verdade é que te queria aqui, não aí longe de mim. Talvez eu nunca deixasse de te amar, nem mesmo agora, pode ser que ontem te amava menos e hoje te amo muito mais. É estranho! Mas é verdadeiro. É triste saber que você não vê isso, e não dá a mínima para isso.
Tenho que aprender a viver sem você e dessa vez tenho mesmo, porque creio que não vou mais te ter por perto. Não sei se conseguirei deixar esse sentimento de lado, mas tenho que seguir a vida.
Bem, quando você admira uma pessoa, você deve saber que até isso exige responsabilidade. Responsabilidade, sim, porque qualquer relação, um dia, vai te surpreender e, se você não arcar com sua responsabilidade, irá desistir dessa relação na primeira decepção que tiver. Pense bem, as pessoas são diferentes de você. Nascemos livres, mas nos prendemos facilmente em nossas expectativas. Quando quiser a amizade de alguém, transforme essa amizade em sinônimo de liberdade... Deixe-a ir aonde ela quiser; comemore com ela todas as suas conquistas e, por mais que alguma distância separe dois corpos, um sentimento une duas almas. Não é mágico? O ser humano que brinda com os piores defeitos e provoca tantas desgraças é o mesmo ser humano que desenvolve uma sensibilidade única e uma capacidade ímpar de amar.
Chamam de amor a uma porção de coisas que não são amor. Enquanto a humanidade não definir o amor, enquanto não perceber que o amor é algo que independe da posse, do egocentrismo, da planificação, do medo de perder, da necessidade de ser correspondido, o amor não será amor.
''As aptidões dos alunos é um processo de busca constante trata-se de uma ação ou planejamento eugênico que busca a progressão e melhoramento humano.''
Era pra ser só carinho!
No começo era uma brincadeira
uma vontade íntima, expressa de
forma tímida.
Uma amizade forte,
um carinho sincero,
Mas os olhares passaram a ser intensos
e isso mecheu comigo!
Disfarçava
Tentava ver só carinho
carinho, carinho...
Mas dois corpos
homem e mulher
se olhando, se tocando...
Como ficar somente no carinho?
Veio o primeiro beijo e pude
sentir o calor e a refrescancia dos teus lábios,
mesmo assim dizia para mim
é carinho...
Hoje nem tua presença
sacia a vontade e o desejo que tenho por ti!
Mas sei que não pode ser assim
que esse sentimento tem de se diluir...
Dói deixa-lo fluir
mas tem que ser assim
Se não ele tomará conta de mim!
Nasce um amor e com ele a dor
O amor tem que partir
para eu voltar a sorrir!
Para a minha sorte e para o azar de muitos, tenho uma memória de ouro que me impede de confiar novamente em quem não merece.
Dias cinzentos que me cobrem de tristezas, tento sempre o melhor de mim, tento ser uma mãe exemplar, tento ser um ser humano correcto, uma pessoa normal, correcta, honesta, mas acabo sempre por me sentir num mundo cinzento, sem cor, sem alegria, monótono.
Sempre vi um mundo cheio de cor, alegria, de sorrisos, de olhos cheios de brilho, será que estarei mal, será que a vida me passou a perna, será que tropecei…
Sinto-me sempre cheia de força para continuar, mas o cinzento me assombra, me consome, me deixa triste.
Embora sinta outra realidade, na escrita é tudo muito mais fácil, mais irreal…
Mas o que me faz andar, sonhar, caminhar, ser amada, ter o meu amor-próprio sempre pronto para me compensar a minha força interior para que venha o dia do amanhã sempre com um mais colorido do que ontem...
Ninguém em sã consciência corta uma arvore que da frutos, apenas atiramos pedra para que a fruta caia. Eu não posso ordenar que os meus soldados eliminem um dirigente do MPLA que está a dar frutos a Nação, de igual modo também o MPLA não tem o direito de querer eliminar-me porque ainda tenho muito para dar por esta Angola.
15 de Maio de 1998
Joguei a toalha,cansei,desisto.Não mexo mais uma palha pra te fazer ficar do meu lado.Não faço mais juras,não te prometo mais mudanças nem vou acreditar mais nas tuas,não vou implorar,nem nada mais.Se meu amor não é suficiente pra te fazer ficar,que vá embora então.Que se vá quem na verdade nunca quis ficar.
Sabe aquela história em que uma criança fica presa debaixo de um carro e seu pai encontra uma força super humana para levantar o carro e salvar a vida da criança? Eu sempre imaginei se era real. Se alguém com quem eu me importo estivesse machucado ou preso, meus instintos iriam aparecer? Eu saberia o que fazer? Eu levantaria o carro? Pular em frente a uma bala? Eu seria capaz de bater em alguém sem parar? Eu gosto de pensar que sim. Quando alguém que você ama está em perigo físico, encontrar a força que você precisa para salvá-lo é fácil. Mas às vezes a ameaça não é física. Às vezes, é mais fundo, e nesse caso, os instintos não podem te salvar. Nenhuma força super humana, nenhuma descarga de adrenalina. Você não pode sair da batida do carro. Tudo o que você pode fazer é sentar e esperar e desejar que as coisas fossem diferentes.
Pode se esconder aqui pelo tempo que quiser, mas, até aceitar a realidade, sua vida continuará uma bagunça.