Bernado Guimaraes Poemas sobre Amor
Amo a cumplicidade das roupas velhas usadas no final do dia, e seus íntimos furos e rasgos sobre a pele.
Das pernas cruzadas embaixo das cobertas, um charme feito por duas pessoas.
De respirar o ar temperado em sal, da nuca de quem lhe confia as próprias costas.
Daquele denso hálito matinal, o mofo das bocas caladas pela noite.
No amor, todo sono é desperdício de sonho, pois já o conquistamos nesses breves acordos - acordados.
O reflexo da alma
Refletindo sobre o que somos e o que podemos ser me coloco a pensar na loucura que é viver.
Não apenas no sentido literal da palavra vida, mas na intensidade que este estado causa.
A princípio penso na magnitude de possuir este maravilhoso dom que é pensar em como me sinto diante dos meus próprios sentimentos e pensamentos.
O que quero ser, onde quero chegar, no que tenho me tornado com as experiências que tenho adquirido em minha trajetória. Tenho me tornado uma pessoa melhor ou tenho sido simplesmente eu mesma? Minhas atitudes tem ido de encontro ao que esperam de mim, ou posso agir como quero sem me preocupar?
À medida que vou descobrindo minhas respostas, vou formando meu universo, construindo uma personalidade que ao se esbarrar em outros universos constrói relacionamentos conflituosos, enigmáticos e intensos. Na maioria das vezes os egos brigam por espaço e necessita sobreporem-se superiores aos demais, nestes conflitos cada ser deixa sua marca, seu genes, sua identidade.
E assim forma-se a dinâmica da vida, horas dominando, horas deixando-se dominar, neste processo acertar ou errar é apenas uma questão de inversão de papeis, é a percepção que temos de nós diante do nosso mundo.
...Desejo viver intensamente, mesmo que o intenso seja apenas um momento, desejo coisas simples e não me culpar se as pessoas não forem capazes de entender o que necessito.
Desejo pensar menos, arriscar-me mais, não acreditar em tudo, mas uma vez ou outra, fazer bem ao meu ego deixando-me enganar.
Não quero recuperar os pedaços arrancados de mim, muito menos escrever em páginas deixadas em branco no meu passado, estas páginas fazem parte da minha história e talvez este seja um lugar seguro para meu coração repousar.
O espelho
Um labirinto misterioso e profundo
Encara os olhos atentos do homem
Indagando sobre si e o mundo
A poeira pisada do dia de ontem
E os passos incertos do ser
Abrem as portas para ele viver
Viver em si, em sua própria imagem
Olhando o espelho, e vendo seus olhos
A face da alma, uma grande miragem
A cortina se abriu, e veio a atuação
Sorriu e chorou, colheu os espólios
Mas quando se fechou, viu a enganação
O homem se via um grande rei
Mas o abismo do espelho o despiu
E revelou o ser oco e vil.
todas sensações são parte do meu destino sobre a tua alma,
ofereço-lhe rosas, pois elas são belas mesmo mortas,
o glamour do teu corpo é uma fronteira de desejos e esperanças,
tua alma é convidativa em todos meus sonhos,
mesmo que tua boca diga não, teu corpo diz a paixão,
ceniz, folgas, a vaidade da minha vida é amar você.
por celso roberto nadilo
Não tenha medo de amar,
de se dar,
você está sobre causas e efeitos,
da ação e da reação!
Vai receber tudo de volta em dobro!
..
Eu não tenho critérios. Deus que os faz, eu não compreendo... simplesmente acontece.
-sobre a amizade-
Uma madrugada como outra qualquer, afoguei-me em lágrimas, pensando sobre a vida e todos os meus conceitos...
O medo e o desespero tomaram conta da minha alma por horas, não encontrava saída para os meus pensamentos, nem conclusões concretas a respeito dos meus conceitos e preceitos, então peguei um papel e uma caneta, foram 6 folhas de sentimentos passados a limpo,na esperança de conseguir organiza-los,e deu certo,não achei explicação pra tudo o que sinto e penso,mas consegui acalmar a alma,consegui organizar meus pensamentos.
Ao final das seis folhas escrevi assim:
É bom desabafar, escrever é mais que uma simples terapia, é um encontro com a alma
É ouvi-la e passar para o papel o que ela grita, é buscar no seu íntimo, sentimentos escondidos.
São esses sentimentos escondidos que nos perturbam inconscientemente e conscientemente.
Sentimentos esses de covardia, fragilidade, mágoas, rancor...
Escrever pra mim é deixar de ser dominada por esses sentimentos e passar a administra-los de forma com que eles não venham a me autodestruir psicologicamente,
É dar conforto a alma, é a busca pela paz interior, pelo ponto de equilíbrio.
Ao final das minhas palavras e do meu desabafo literário, consigo sentir a minha alma mais leve, quem sabe até curada, mesmo que momentaneamente...
As lágrimas já não escorrem mais no rosto, e o sono já vem vindo...
ESTUDO SOBRE A FALÊNCIA DO ESCRITOR
escrever é religião, é seita que se aceita na crença da doutrina de um que doa seus dedos para serem apossados por demônios vocábulos, sempre prontos a te gritar poemas e contos inspirados pela fé que se devota aos santos versados matutinos. eu perdi os lábios pra rezar, deixei de ir pra missa, não cumpri meus votos, descumpri promessas, apaguei a vela, chutei a santa, cuspi na cruz. de tanto falar, fali. e se esvaíram também as palavras, que sem mim, não se manifestam para dar consulta aos olhos que gulosos, enchiam a boca. se sou fome, culpe aos outros, que devoraram ferozmente tudo o que tinha pra comer. sobraram-me dez dedos desnutridos, que de tão abatidos tropeçam nessas últimas palavras, se arrastam lânguidos tentando alongar as frases, florear o caminho que os levarão a solitude.
Frederico Brison.
Essa gente que chega e mexe, distorce a emoção, distorce as verdades sobre nós mesmos, essa gente q entra em nossas vidas assim, sem ser chamada, sem ‘prévia escolha‘. Essa gente que entra no coração e simplesmente quer ficar sem meu consentimento. Essa gente que nos faz lembrar, quando toca uma música, quando a gente já nem lembra de como lembrou, apenas começou. Essa gente que fica um instante presente e o resto ausente, mas ficou pra sempre. Apenas desejo que essa gente não tivesse cruzado meu destino, então assim essa gente não deixaria em mim a saudade! Essa gente que causou emoção e depois foi embora. Já não sei o que é pior/melhor, sentir essa gente ou nunca tê-la conhecido. Essa gente que simplesmente deixa a gente assim, pensando nela. Essa gente q passa e te deixa marcas. Some! De vez em quando aparece, no pensamento, nas lembranças levianas que o coração permitiu, sem se quer ter tempo pra analisar o futuro! Essa gente que já me deu sábios conselhos, que me guiou com razão. Essa gente nada inocente, que tira a paz e é capaz de causar sorrisos. Essa gente que pouco sei seu precedente, mas parece que foi seu melhor amigo. Essa gente insensata, inconsequente que diz ser o que não é, mas faz ver o que há de melhor nela. Esse gente q me irrita e causa arrepios. Essa gente que diz ser um amigo, mas que não pode ser, pode ser sim, um perigo. Essa gente que é um perigo com cara inocente. Essa gente inteligente que soube explorar a gente. Essa gente que quero ser de igual pra melhor, pra evitar o pior. Essa gente q tem a fé e a coragem que me falta. Essa gente q eu adoro, e desejo todas as melhores gentes ao seu lado. E digo que o amo. Mas a aparência é um mero ser indiferente! Pois essa gente é um segredo em mim, assim, discretamente! Apenas mais uma “gente“!
Essa gente “fui“ embora e “esqueci“ de voltar!
Sobre a Páscoa? Fiquem com seus coelhos... Fiquem com seus chocolates.
Eu fico com a história real!!
Eu queria que o óbvio não fosse tão evidente
Mas eu te pergunto sobre as coisas
E seu óbvio é tão carente.
O simples é a essência de uma vida competente.
Uma ampulheta em movimento rápido
A vida é um acontecimento trágico
Para a importância dada errada
Eu protesto contra o sério, porque o sério é invenção
São 2 coisas principais, a mente e o coração
Um equilíbrio, a raridade em prática
Seja raro apenas sendo você mesmo.
É de tanto padrão que eu começou a viver a ilusão
E no meio da pelagem do coelho eu quase fico
Reclamando de um mundo falido na frente de uma televisão
A ética é uma decisão individual
De uma meta estipulada para o habitual
Alguém jogue fora o jornal
Para que eu fuja um pouco do igual
É preconceito, um pré-conceito idiota
Minando de um estímulo em vão
De uma falsa construção
E se normal é ser louco dessa forma
Eu prefiro estar perdido em paranóias
Rezando baixo, sem preocupação
Tomando um drink sem obrigação
Deitas sobre um fio de mar.
Alugas a tempestade,
porém, por que tem tanto medo da chuva?
Deixe de ser tão tola, tão covarde.
Dei me um braço de vento
para que eu possa tocar as nuvens.
Não esconda suas lágrimas
atrás de tais sorrisos, tais acordes.
Deixe os violões tristes falarem por si mesmos
fúnebres e trémulos.
Se algum dia houver DÚVIDA quanto minha palavra, caso DESCONFIE qualquer coisa sobre meu caráter,
apenas afaste-se, sem adeus, sem justificativas, sem ARREPENDIMENTOS e sem desculpas. Apenas suma.
Já sofri muito com MENTIRAS, se acreditar que sou capaz de mentir e usar as pessoas, você realmente não me CONHECEU nem um pouco.
Me convença, me faça acreditar.
Me ensine tudo aquilo que ainda sei e do que não aprendi
Sobre você!
Nossa compreensão sobre a vida
É do tamanho de um grão de mostarda
Se não regar com constância e persistência
Não germina nem cresce
Sobre a vida.
ESTÃO TODOS ENGANADOS, isso aqui é que nem baralho, cada um pega uma carta de olhos fechados e entra no jogo.
Defendem ferrenhamente que podem vencer o jogo com sua carta ao ponto de arriscar morrer com a carta na mão. Eu prefiro virar a mesa e sair rabiscando pelas paredes.
Ele escreveu capítulos sobre a minha existência, foram 365 páginas para cada capitulo. Mas, acreditou no preparo que me deu e em seus propósitos. E me tornou diretora desse filme: Minha vida.
Acreditou que independente das escolhas que fizesse eu sempre estaria rumo ao seu caminho, desde que essas fossem do bem. E mesmo quando não houvesse pontes para atravessar, a minha fé seria ponte para ligar e guiar aos caminhos que houvesse durante a minha caminhada.
Acreditou que cada encruzilhada que eu passasse nessa vida eu iria crescer. Que lá na frente eu veria com olhos espirituais o que lá trás eu não via com olhos materiais.
E que independente do roteiro proposto pela minha vida, eu sou capaz de reescrever a minha história.
Como gordinha jeitosa, ou obesa, como prefirirem venho me pronunciar sobre o caso da novela das nove. Eu tinha parado de assisti-la, mas voltei justamente pra ver o que ia acontecer com a personagem Perséfone. Muitas coisas que ela ouviu, eu também ouvi, não dessa forma tão escrachada sempre. Hoje, ouço o que quero. E o que quero ouvir são coisas bonitas ao meu respeito. Ouço muito, porque eu sou valorizada por quem gosta de mim, eu permito isso. Nós somos humilhados, se deixarmos as pessoas fazerem isso conosco. Eu não deixo, não mais!
Pessoas superficiais se ligam nessas coisas de peso, cor da pele, estatura, status social etc. Eu não sou superficial e com o tempo abri os olhos e me vi. Eu não sou somente essa massa corporal! Eu sinto, eu suspiro, eu amo, eu sorrio, eu brinco, eu danço, eu falo o que penso. Tenho orgulho de mim, jamais terei vergonha de alguma coisa ou situação porque sou gorda. Também não vou me esconder porque não estou dentro dos padrões e vou continuar indo à praia, piscina, balada. Se devo alguma coisa, devo a mim! Tenho a obrigação de me fazer feliz e quem se incomodar com isso, chora! É ter uma vida muito insignificante pra ter que se preocupar com a gordura alheia!
Enfim, abri meus olhos cedo e decidi que se alguém se preocupar com algo que não sejam meus olhos brilhantes e meu sorriso de felicidade, pra mim não serve!!!
E assim vou vivendo...
Jesus foi assassinado. Ele nasceu no planeta Terra com a missão de evangelizar, de ensinar sobre o Amor e o Amar (por isso o apelido de mestre (aquele que ensina)), mas ninguém o compreendeu na época...até seus discípulos não o compreenderam totalmente, tanto que foi entregue ao governo por um deles (que tinha certeza que Jesus iria reagir e não ser tão passivo como o foi).
Não entenderam que Jesus era AMOR PURO, INCONDICIONAL e que,onde existe esse sentimento só existe o PERDÃO (perdoai-os, eles não sabem o que fazem), a MISERICÓRDIA, a TOLERÂNCIA e todos os outros sentimentos bons que o Amor arrasta consigo. Ele realmente estava pensando em todos os seus irmãos quando se deixou matar sem brigar, sem questionar, sem se revoltar, mas não para nos salvar, mas por que ele confiava tanto em nós, os seres humanos, que tinha a certeza que com seu gesto, a gente aprenderia que a PAZ e não a GUERRA é a coisa mais certa que existe.
Mas até hoje, ainda existem muitas pessoas que continuam achando que estão salvas por que Jesus morreu na Cruz.
O que nos salva é seguirmos os ensinamentos dEle a cada nova oportunidade que nos é dada...
Se é difícil? Claro que é afinal, nem um de nós é tão evoluído quanto Ele, mas não é impossível e Deus nos dá todas as chances para que isso aconteça.
Mas só ver quem quer.
Você já teve aquela sensação de “era isso que eu precisava ouvir hoje”?
No canal WhatsApp do Pensador, você encontra exatamente isso: uma ideia por dia que faz sentido!
Quero receber no WhatsApp