Bernado Guimaraes Poemas sobre Amor
Só pessoas idiotas têm coragem de comprar seguro de vida achando que receberão dinheiro da apólice quando lhes acontecer algum sinistro.
Médicos que fazem perícias em segurados a pedido das companhias seguradoras têm medo de comprar seguro de vida.
Comprar seguro de acidentes pessoais é a mesma coisa que fazer aviãozinhos de dinheiro e jogá-los das janelas dos prédios.
Se o inverno está rigoroso demais para você, imagine o quanto ele está para quem é pobre demais e não tem dinheiro sequer para comprar um simples agasalho.
Senhor Deus, olhe por todas as pessoas desamparadas. Elas precisam de sua ajuda. Muitas estão em estado de desespero, sem saber a quem recorrer.
Quando você reclama muito para alguém de sua angústia ou falta de sorte, o máximo que consegue receber dele é comiseração, nunca ajuda. Porque as pessoas dificilmente ajudam os que elas têm pena. Ao contrário, ajudam mais os que admiram.
Irônico é a mulher falar muito mais do que o homem e mesmo assim o homem mentir muito mais do que a mulher.
As vezes a gente peca em algumas situações, talvez por falta de sensatez, achismo exacerbado, impaciência ou até mesmo por prepotência e arrogância, mas logo após evoquemos a sabedoria e reconheçamos. Todos erram, inclusive eu e você.
As vezes eu queria entender porque as pessoas desvalorizam tanto as outras, porque elas ignoram tanto, porque elas são tão cruéis, ridículas, falsas, hipócritas, sínicas, e tudo mais.
“ O silêncio por muitas vezes é a maior defesa de um orador que normalmente têm muita eloquência, principalmente quando não é necessário impor para que um dia a verdade floresça. ”
“A verdade um dia sempre irá triunfar, o reconhecimento aliviar e a mágoa ficará para trás, da mesma forma que água nunca será vinho, não feito por nós. ”
Mágoa é o desgosto recolhido cujas marcas transparecem no semblante, nas palavras; tristeza, amargura, pesar. Um dia eu já falei sobre isso, mas acho que foi pouco. Está claro que o resultado das nossas expectativas frustradas em relação a nós mesmos e outras pessoas transparece um ato de completa infelicidade, por muitas vezes marcadas com cicatrizes profundas que nem o tempo poderá apagar. Quando criança achei que era o super homem e tentei atravessar uma porta de vidro, tinha 05 anos e carrego até hoje marcas desta loucura, era criança, mas lembro como hoje o desespero da minha mãe ao bater na porta da vizinha, abraçada comigo com meu braço enrolado num pano, pedindo socorro. Não sei porque me lembrei disso agora, mas com certeza marcou profundamente a minha mãe, que sempre me acolheu, mas comigo tenho certeza ela não ficou magoada, mães sempre esquecem. A imagem adulterada de alguém demonstra este sentimento desagradável, e até um certo ressentimento e que ao estranho pode gerar compaixão. Não quero ser vítima nem que sintam piedade apenas quero ser compreendida. Amanheceu um novo e belo dia nasceu, e agradeço sempre a Deus por permitir fazer existir, o resto o tempo irá levar, afinal tudo passa!
Silêncio é estado de quem se cala ou se abstém de falar, privação, voluntária ou não, de falar, de publicar, de escrever, de pronunciar qualquer palavra ou som, de manifestar os próprios pensamentos. Quem bem me conhece sabe que sempre fui de interagir completamente e tagarela, mas quando algo não me contempla, não assimilo ou não concordo, seja lá qual o motivo, me calo. Tenho encontrado no ato de escrever uma forma de me comunicar, por isso escrevo, me faz bem, mas sem falar ou ministrar as palavras, prefiro não me ater ao convencimento, que por muitas vezes não será aceito. Para que? Fazer confusão sem merecer. Nessas horas, na maioria das vezes o silêncio diz mais, muito mais.
“ O que nos faz diferente dos outros seres viventes é a capacidade de pensar, aprender sempre, se reconstruir e agir, porque somos inteligentes. Caso contrário era melhor ser um poste inanimado, e nem ser um cachorro, que ao meu ver, às vezes é mais coerente, procura àquele que dá carinho e o que comer. ”
Inteligência é a capacidade de compreender e resolver novos problemas e conflitos e de adaptar-se a novas situações. Simplesmente a faculdade de conhecer, compreender e aprender. E não importa se é na forma psíquica ou fisiológica se não tivermos a mente abertas para aceitar o significado dos fatos, não evoluímos, e entramos num processo de regressão. Saber que há oportunidade de tentar de novo e fazer um dia de cada vez diferente, pode sim estarmos assumindo novos erros, ou quem sabe acertar, por que não, o que não é compatível é erramos por tanto tempo e não conscientizar que mudanças são necessárias e tantas vezes que forem precisas. Isso é inteligência aprender e reconstruir, o resto é bater na mesma tecla. Meu avô já dizia que errar é humano, mas persistir no erro é burrice. Só quem nem sempre isso é possível porque muitos se sentem confortáveis e favoráveis por uma situação estabelecida e algumas mordomias, que não ocorre com a maioria, eu sei onde o meu calo aperta e você sabe onde aperta o seu. Só não percebem que isso não leva a nada, mas veja bem, de uma hora para outra pode ficar pior se não entendermos que aprender e mudar constantemente faz parte do crescimento. Vamos ser inteligentes, tentar fazer de novo, se errar, corrigir novamente, acho que nisso há um pouquinho de coerência. Será que estou totalmente errada? Não sei?
“A virtude nem sempre se mostra coerente, mas dignifica a qualidade do ser pensante em ter capacidade de escolher, agir e fazer mudar honestamente. Simples assim. ”
Virtude é a qualidade do que se conforma com o considerado correto e desejável, que possui dignidade, excelência moral ou de conduta. Ser capaz de atingir seus objetivos com foco na finalidade de suas atividades com grande mérito. Caramba ter virtude pode ser inteligente, simples assim. Mas estando do lado do correto e desejável não quer dizer que não há longas caminhadas a percorrer, então é necessário acreditar que sempre é preciso seguir e prosseguir até acertar, não importa quantas vezes forem necessárias, jamais entrar em processo de abstenção ou privação pelo simples fato que há pedras do caminho que precisamos transpor. Isso é reagir e conquistar, se definir como ser pensante, apesar dos oponentes, ser capaz e tentar progredir de forma honesta.
“ Nós pais e pessoas especiais na atual conjuntura podemos falar por experiência, vivemos a exclusão dentro dessa falsa inclusão, não há capacitação ou orientação, isso é excluir e não incluir. ”
