Aviao sem Asa Fogueira sem Brasa sou eu assim sem
Quando gostamos e sentimos algo estrondante por alguém, corremos atras... Eu já corri atras também por alguma situação. Por isso que estamos juntos e cada dia mais fortalecidos. Deixamos o orgulho de lado e vamos atras, voce cede de um lado e eu cedo do outro e aí já se vão anos juntos... Bonito isso que vivemos, tem horas que viajo em nós, e ainda me pergunto: Como pode? Não te acho mais e nem te tenho como amante... Para mim já é mais que isso, é minha namorada também. Te respeito demais e sei o quanto me respeita e tem carinho por mim...
Idem... Mesmo longe meu amor por vc fortalece, cada vez mais. Se eu pudesse ter alguém comigo pro resto da vida e em outras vidas , seria vc....
Nem sempre consigo proferir uma prece. Às vezes, entre lágrimas e dores, eu só profiro duas palavras, mas acho que servem como prece: Ai, Deus...
Servem porque Ele sabe, Ele sente tanto minhas dores, quanto minha fé. E Ele sabe que quando eu só sussurro essas duas palavras, é porque não consigo fazer mais nada naquele momento de dor profunda, a não ser elevar meus pensamentos para o único que pode trazer o socorro que preciso e enviar o refrigério espiritual curador... E Ele age. Sinto nestes momentos a força necessária para acreditar que tudo passa e lembro de tudo que já venci, sentindo a presença de Deus ao meu lado. E as lágrimas derramadas passam a ser um momento de transbordamento que traz o alívio necessário para continuar a caminhada com certezas, sorrisos e fé renovada.
E agradeço. Gratidão é prece.
Gratidão, Senhor, por absolutamente tudo. Não sei dos Seus propósitos, mas confio nos Seus cuidados, em Sua sabedoria e em Seu amor por cada um de nós.
Josy Maria
Último dia de setembro...
Faltam três meses para chegar 2022.
O que eu quero é não só sobreviver aos dias e aos cansaços, como também quero viver! Viver as alegrias que mereço. Viver as vitórias que busco. Quero sentir a cura divina em cada parte de meu ser e de minha vida e que essa cura seja estendida aos que amo. Quero cumprir com responsabilidade, sabedoria e esmero minhas obrigações sejam quais forem, em todas as áreas da minha vida. Desejo o mesmo para quem amo. E para a quem esta mensagem chegar. Desejo perceber os aprendizados de que necessito e que as situações trazem diariamente. Desejo sentir mais forte e a cada dia a presença de Deus em minha vida e que pelos Seus anjos eu receba bons conselhos e os direcionamentos para conduzir-me no caminho certo.
Mas acima de tudo, que a gratidão e a fé sejam os sentimentos mais fortes que componham meu ser, juntamente com a esperança e a resiliência, para chegar a 2022 acreditando em dias melhores, carregando na bagagem a soma de vitórias, bênçãos concedidas e melhoramento espiritual de que anseio e busco diariamente.
Que o bem faça morada em minha vida e se estenda a quem, direta ou indiretamente, faça parte dela de alguma forma.
E para setembro que termina, minha gratidão a Deus. Foi um mês extremamente difícil, doloroso e cansativo. Mas Deus me enviou a consolação e a força necessárias. Venci os dias, e os cansaços. As dores seguem, mais suaves, com a graça de Deus. Mas tudo está sob Seu controle.
Termino este mês transbordante de fé e gratidão a Deus.
E que outubro seja melhor...
Assim seja.
Josy Maria
Em setembro eu tive a dor da perda, do luto. Tive também a dor da doença, passei momentos difíceis com Covid, apesar dos cuidados, sigo me recuperando das sequelas. Tive muitos desafios, muitas aflições. Mas também tive bênçãos, vitórias, sou como sempre digo, toda gratidão e fé.
Eu não entendo os desígnios de Deus, mas aceito e creio em Seu amor e em Seus cuidados. Creio que Ele sabe o que é melhor para nós. Fico feliz pelas pessoas às quais o mês de setembro foi só de alívios e bênçãos. E me solidarizo com quem, como eu, enfrentou batalhas e dores. Mas a grande bênção que recebi de Deus é estar aqui falando com vocês. É ter a oportunidade de seguir com quem amo. É estar viva, com saúde e bem. Quanto à dor do meu luto e dos que também perderam alguém não só em setembro, mas neste ano de 2021, desejo força, fé, sabedoria para entender a vontade de Deus e a consolação que só Ele pode dar. Também ofereço meu abraço, mesmo virtual.
Vamos receber outubro com fé.
Deus está no controle.
Josy Maria
Que eu não cultive mágoas por palavras descuidadas lançadas a mim sem querer ou propositais. Que eu tenha sabedoria para lidar com as dores, minhas, dos outros, e que eu seja um canal de luz na jornada conturbada de quem precisar. Que o perdão seja uma prece enviada por Deus em meus lábios, pensamentos e ações, perdão a mim mesma e aos outros. Que eu entenda que os erros cometidos no passado são frutos da minha falta de conhecimento, maturidade e evolução espiritual e que eles, querendo ou não, contribuíram para a pessoa que venho me tornando hoje em dia. E que eu não fique me remoendo por causa deles, que eu não seja minha pior carrasca. Que Deus traga para minha vida a paz que preciso, que Sua luz em nossa vida afaste qualquer mal lançado, qualquer negatividade, baixa vibração, palavra maldita ou seja maligna lançada. Deus é a força mais poderosa que existe e é a Ele que entrego minha vida, tudo que preciso e toda minha gratidão. Peço também que ele me ajude a superar minhas inferioridades, tudo que me diminui diante dEle, toda e qualquer forma de mesquinhez que tentar se fazer presente em meus gestos e ações. Peço direcionamento e sabedoria para contornar os obstáculos, encontrar as soluções, vencer os processos e as tribulações. E que não falte saúde para mim e para os meus.
Amém, Senhor.
Josy Maria
A paz que desejo pra mim neste findar de dia, é a paz que desejo pra vocês. Eu emano para a vida as boas vibrações que quero receber, pois a vida é um eco que sempre retribui na mesma medida. Gratidão pela quarta-feira vencida, gratidão por tudo de bom recebido hoje, gratidão aos céus pela luz divina que me sustentou e me fez acreditar em minha capacidade de concluir o dia com a sensação de dever cumprido, com a certeza de que não tenho tudo que quero, mas agradeço a Deus imensamente pelo que tenho. Gratidão pelos que amo, por mais um dia juntos e gratidão por estar aqui com vocês que fazem parte da página. Que a gratidão nos abrace e acalente nosso sono, juntamente com a fé, para que nosso despertar seja abençoado.
Josy Maria
Boa noite!
Sexta-feira, 15 de outubro de 2021
O que eu quero para hoje...
Desejo força para lidar com as incertezas da vida. E sabedoria para encontrar a felicidade nas simplicidades diárias. Desejo ver as coisas sempre com bons olhos e sob diferentes ângulos. Desejo compreensão, para mim e para os outros.
Que os desencontros passem longe, que as adversidades deem uma trégua, que o dia seja de levezas e que tenhamos as pausas necessárias para recuperar o fôlego. Que a tristeza fique guardada num cantinho do coração, esperando para ser curada. E que a alegria preencha o restante do espaço. Que os julgamentos fiquem apenas para Deus.
E que a simplicidade e a humildade estejam à frente de qualquer palavra antes que ela seja lançada a alguém.
Obrigada, Senhor, por mais um dia. Desejo honrar mais este presente divino, vivendo da melhor maneira possível e tentando ser melhor do que fui ontem.
Josy Maria
Bom dia!
No meu calendário da vida, eu sempre marco pra ser feliz todo dia. Inclusive, boas almas dizem que todo dia é dia de ser feliz. Só que nem sempre eu consigo. Às vezes eu faço o que dá. Sorrio o que dá. E choro o que preciso. Já falei sobre isso em outro texto, felicidade a conta gotas. Ou em momentos. O que sempre me acompanha todos os dias é a gratidão, isso eu consigo. E o que me conduz é a fé, independente do sentimento. Com a gratidão e a fé eu tento ser feliz com o que posso. E tento suportar os dias ruins. Talvez ser feliz seja isso, afinal. O tijolinho que você consegue carregar por dia para a construção do seu eu, para a completude da sua jornada que foi dada por 𝕯𝖊𝖚𝖘. Não olhe para quem consegue carregar um milheiro. Não olhe para quem consegue ser plenamente feliz todo dia. Sobreviva ao que precisa. Busque ser feliz com o que é possível. Tenha fé e seja grata. Fé e gratidão abrem as portas da felicidade, Talvez você perceba. Acredite na sua força e em tudo de bom que você merece. Respira. Vai tentando. Vai vencendo. Vai buscando ser feliz. Se permite a dor, mas não deixa prolongar demais. Se ama e tenta se ver com os olhos dos que te amam. E não aceita palavras e atitudes que possam te destruir. Fica com 𝕯𝖊𝖚𝖘.
Josy Maria
Bom dia!
Mais um Domingo em que acordo sob a proteção de Deus. E eu sei que será um dia abençoado, cheio da luz divina a cobrir cada lar e cada coração que crê.
Que nosso domingo atenda aos propósitos que desejamos, mas principalmente, que Deus esteja à frente de cada minuto deste lindo dia que começa. Que o domingo traga as inspirações, as levezas, o descanso e o renovo que precisamos para viver a semana da melhor maneira possível.
Gratidão, Senhor, por mais este despertar...
Josy Maria
Lindo domingo!
Não se culpe pela sua tristeza, não aumente mais o peso da sua carga. Eu também não lhe culpo, pelo contrário, eu lhe acolho. E oro por você. Você é uma plantinha que precisa de cuidados até florescer. Não importa se o processo é lento e longo. Não importa a contagem do tempo. Importa a sua resiliência, a sua resignação e principalmente a sua fé. Eu nem consigo mensurar o tamanho da sua dor, porque por mais que eu tenha a minha, ninguém veste a pele do outro para saber de fato e só sabe quem passa, além de Deus, que sabe de todas as coisas. E é a Ele que recorro em prece, por mim e por você. Eu só peço que você lembre das palavras do nosso amado Jesus: Bem aventurados os que sofrem na Terra, porque serão felizes no céu.
Que Deus te guarde, te sustente, te cure e te liberte de todos os males. E que você sinta toda felicidade e realização que merece nesta vida.
Josy Maria
Deus, seja a luz que me guia quando meu mundo parecer ruir e quando eu me sentir perdida. Eu sei que o Senhor nunca perdeu o controle da minha vida, mas ilumina meus pensamentos e renova minhas forças diante das lutas e da visitação das dores. Ampara-me quando eu me deixar cair por falta de entendimento ou pelos cansaços diários. E dá-me a sabedoria que preciso para ser colo, amparo e canal de suas bênçãos, mesmo pequena e indigna que sou, é a ti que busco, me curvo, acredito e agradeço. E peço que eu possa, mesmo em meio às minhas angústias, ser a mão estendida que resgata quem se encontra no fundo do abismo. Capacita-me, Senhor.
A ti entrego minha vida e absolutamente tudo que faz parte dela, pessoas, situações, sonhos, projetos e problemas. Sei que nada foge ao seu olhar.
Gratidão, Pai.
Josy Maria
O Natal se aproxima. O ano está a um passo do fim. 2022 já bate à porta. Eu olho para trás e me pergunto o que fiz. E me orgulho da resposta, não o orgulho dos soberbos, mas o orgulho de quem sobreviveu. Sim, eu sobrevivi. Venci as tristezas, venvi os dias. Sequei meu pranto e segui. Foram muitas dores, foram muitas esperas e incertezas. Foram muitas decepções também. Algumas injustiças. Alguns sonhos adiados. Outros, realizados. Mas para o próximo ano, não quero levar as dores, apenas a resiliência que adquiri com elas. Não quero levar o pranto, apenas a certeza de que consigo seguir, apesar dele. Não quero levar as decepções, apenas a certeza de que cada um oferece o que tem. E que eu devo continuar fazendo o bem. Quero levar também meus melhoramentos como pessoa. E essa fé bonita que carrego no peito. Quero levar a confiança que tenho em Deus, acima de todas as coisas. E todo amor que faz parte da minha vida. Quero levar também as lembranças dos momentos bons. E essa garra que tenho de lutar pelo que quero.
Para estes dias que faltam para acabar o ano, quero seguir blindada contra todos os males. Blindada pela minha fé, pelo poder de Deus. Ele me sustenta e sustentou em cada momento de minha existência. E é a Ele que peço proteção. E quanto à pergunta, é Natal, e o que você fez? Eu mesma respondo: Fiz o que pude da melhor maneira que eu sabia. Fiz a parte que me cabia. Não fiz o mal a ninguém. Aprendi com meus erros, fortaleci minha fé, sobrevivi aos desertos e aos temporais.
E segui, apesar de. Sigo imperfeita, em busca de melhora. E em busca da realização de meus sonhos.
Sigo, com Deus ao meu lado.
Josy Maria
Para 2022, eu boto fé.
Fé de que tudo vai dar certo, de que as coisas vão se encaminhar, de que vou atingir meus objetivos. Fé de que Deus trará para minha vida as pessoas certas. Aquelas que são instrumentos dos seus desígnios. E tirará as ervas daninhas. Boto fé de que os únicos apertos que passarei serão os de abraços sinceros. E de que novos recomeços me serão proporcionados. Fé de que toda e qualquer forma de maldade será erradicada de minha vida e que seguirei blindada pelas bênçãos divinas. Boto fé de que terei mais foco para o que realmente importa. E de que terei mais força para lutar pelo que quero e preciso do que cansaços. E que os cansaços, se vierem, sejam pelos esforços de correr atrás dos meus sonhos, e não pelos problemas da vida. Boto fé em toda forma de cura e libertação que Deus pode proporcionar. E dos perdões que precisam ser dados. Fé de que todo bem irá me rodear e de que todas as delicadezas chegarão a mim. Boto fé de que as lágrimas que eu possa derramar, sejam mais de alegria do que de tristeza. Fé de que Deus estará comigo em cada um dos 365 dias que virão e de que Ele ouvirá minhas preces, mesmo que eu não consiga falar. Por esse ano que finda, a Deus, toda minha gratidão.
E para 2022, eu boto muita fé.
Feliz ano novo!
Josy Maria
Primeira semana de 2022.
O que eu desejo para cada dia, é dar conta do que for preciso. E seguir com fé. Que a gratidão me acompanhe e me faça ter olhos para ver o belo nas coisas simples, para ver o que é bom e valorizar tudo que possuo. Quero ter a sabedoria de lidar com o que vier, mas que venha o que é bom. Quero ter saúde e estar bem. Quero aproveitar cada momento com as pessoas que amo. Que o mal nem me veja. Que a inveja se cure. Que cada um de nós sinta o amor de Deus. Que a luz Dele nos cubra em cada dia desta semana. Que esta primeira semana do ano seja as portas abertas de uma era de milagres e bênçãos. Para a semana, coloca Deus na frente e vai. Lembra que NADA pode mais que Ele.
Josy Maria
Frases, textos e citações by Josy Maria
Se tem uma coisa que eu aprendi nessa jornada chamada vida, foi a não desistir. Também a lutar até o último momento, mesmo quando parece impossível, mesmo que tudo pareça contra. Aprendi que chorar é normal, não me faz fraca. Que apenas lava a alma e tira o peso pra uma nova luta. Aprendi que o aperto do peito passa. Que meus medos não são mais fortes que eu. Que Deus não desampara. Aprendi a esperar conforme Sua vontade. Que viver é sim lutar, mas também é prazer, é alívio. Aprendi a ver milagres onde antes só existia dor. Também que tudo passa. E que tudo tem um propósito. Aprendi a valorizar quem merece ser valorizado. E a orar pelos que me querem mal, seja lá por qual motivo for. As pessoas muitas vezes nem precisam de motivos reais. Aprendi que tudo que vai, volta. Seja bom ou ruim.
Na verdade, ainda estou aprendendo muita coisa. Espero a cada dia melhorar em algo que precisa ser mudado. Espero sempre ter a capacidade de ver a mão de Deus me carregar quando eu me sentir sem forças. E que ao final de cada luta, eu me torne mais merecedora das bênçãos divinas e também mais fortalecida e mais madura.
Aprendi a ser grata. E deixar minha fé me guiar a cada dia, sempre buscando fazer a minha parte, porque Deus me capacitou para isso.
Josy Maria
Frases, textos e citações by Josy Maria - 04/03/2022
Eu não posso mudar o que passou, mas posso mudar minhas atitudes hoje. Não adianta remoer as culpas, a imaturidade, os impulsos ou a falta de percepção para ter agido diante de cada fato, de cada vivência, mas posso escolher como agir baseada nos erros que cometi. Posso transformar o que dói em impulso para subir, para melhorar, para me transformar. A transformação é inevitável durante a vida. Às vezes leva muito tempo para percebermos. Outras vezes acontece no tempo suficiente para que não se chegue na linha final com arrependimentos como "eu devia ter feito mais", "eu devia ter percebido antes", "eu não devia ter feito assim", "eu devia ter agido diferente", "eu queria ter tido tempo", ou "eu quero ter mais tempo". Deve ser bem doloroso querer mais tempo e não ter. O tempo não volta, clichê, eu sei, mas real. E algumas dores pelo que poderia ser, se houvesse tempo, mas não há, são bem difíceis. E cada vez que percebo a efemeridade da vida, eu tento buscar mais, viver mais com os meus, melhorar como pessoa. Sempre falo em melhorar, eu sei. Mas é o que sinto que preciso fazer.
Hoje, antes de desistir de alguém, uma amizade, por exemplo, eu tento infinitas vezes, mas tem uma hora que estamos tão cansados, feridos, com uma avalanche de problemas e tentando que a fé seja realmente o que nos move, que quando algo não é recíproco, simplesmente deixamos ir.
Já outras vezes sinto que queria ter tido mais tempo com quem já se foi, quem não está mais neste plano, ter tido mais paciência, menos orgulho, ter sido menos teimosa. Ter ouvido mais, procurado mais. O orgulho é um veneno que quando não mata, adoece a longo prazo. Eu ainda tenho tempo para muitas coisas, por isso decidi aproveitar, não dá para mudar o que passou, mas posso construir coisas novas, que gerem novas e boas lembranças nos corações alheios. E assim, construir aos poucos aqui dentro do peito a paz que preciso. Cultivar no solo fértil do meu coração os brotos do amor, da sabedoria e de toda forma de melhoramento que anseio encontrar.
Hoje, tenho a certeza de que vou chegar ao fim da vida dizendo, eu tentei, eu lutei, eu fiz! Posso até não conquistar daqui pra lá tudo que almejo, mas que não seja por falta de luta e fé. No fim, quero dizer: eu venci!
Com Deus à frente, sigo com essa certeza. E com outra, nada nem ninguém pode tirar de mim o que Deus quer me dar e que pela minha fé conseguirei.
Sigo aproveitando o tempo que tenho da forma que posso. Que a lista de arrependimentos estagne exatamente onde está, porque daqui pra frente quero levar as conquistas, as felicidades, os melhoramentos e os afetos que eu cultivar pelo caminho.
Josy Maria
Frases, textos e citações by Josy Maria
Domingo. Reflexão para hoje...
Talvez se eu tivesse tudo que quero, eu não reconhecesse o verdadeiro valor das pessoas, coisas e momentos. Talvez se eu tivesse tudo, eu não tivesse essa fé tão forte, que foi forjada na luta e nas dores, que ensinou-me a crer em Deus acima de tudo e também a agradecer quando as coisas dão certo. Talvez se eu tivesse tudo, eu não tivesse essa sensibilidade pelas dores alheias. Não estou generalizando, apenas falando por mim. Talvez se seu tivesse tudo, eu vivesse em uma bolha social e julgasse os sofrimentos do mundo sem uma real empatia, sem compaixão ou caridade. Eu realmente não sei. Eu sei que tudo que passamos é permitido por Deus e, claro, algumas vicissitudes são resultado de nossas ações. E que apesar de não ter tudo que quero, sou muito grata a Deus por tudo que tenho. E pelas bênçãos que Ele me concede pelo caminho. E peço a Ele sabedoria para quando eu for merecedora de algo a mais do que já tenho. Que eu não me perca em soberba ou arrogância. E que agora, independente do que tenho, eu saiba retribuir à vida as bênçãos que possuo.
Josy Maria
Eu trouxe hoje um texto que foge um pouco da temática que costumo usar. Trata-se da resenha de uma série a qual gostei muito. Também estou usando meu nome de batismo nesse texto, não meu nome de escritora, que é o Josy Maria.
The Last of Us, ficção ou verossimilhança?
A série The Last of Us vem dando muito o que falar desde o seu lançamento. Baseada em um jogo, o qual foi ganhador de vários prêmios, a série retrata um mundo apocalíptico pós-pandêmico. Os personagens principais são Joel, interpretado por Pedro Pascal e Ellie, interpretada por Bella Ramsey.
Lançada neste ano de 2023, a série traz uma trama repleta de drama e ação. E leva-nos a reflexões a respeito do comportamento humano diante de tragédias catastróficas.
A tragicidade da verossimilhança
Quando se fala em verossimilhança, trata-se da relação que determinada obra tem com a realidade na qual vivemos. Observa-se tal conceito, geralmente, em obras literárias. Porém, a série permite que se faça uma análise sob a ótica da verossimilhança. Ao apresentar uma obra cuja temática aborde um cenário de calamidade, com a destruição da civilização como conhecemos hoje, observa-se possíveis padrões de comportamentos que chegam à barbárie. Assim, fica a reflexão: Até que ponto a ficção diferencia-se da realidade? O que o ser humano é capaz de fazer para sobreviver em condições extremas?
A angústia humana acontece sob diferentes enfoques e permite diferentes leituras a respeito da vida, da morte, de valores morais, das relações sociais e das relações de poder em um cenário como o da série.
Para quem não gosta do gênero, ou pensa que é apenas mais uma série apocalíptica, vale a pena conferir. Há um diferencial, as relações humanas são abordadas de forma realista e crua. Qual o foco principal afinal, o vírus que devasta o mundo ou a questão humana? Mas, afinal, o que é ser humano?
Nossa humanidade é construída a partir de nossas relações sociais. Até que ponto, então, pode ocorrer a desumanização?
Tais reflexões só podem ser desenvolvidas de forma empírica ao assistir a série. Nenhuma leitura será capaz de transmitir a impressão que se tem ao assisti-la. Vale a pena conferir.
Joseane Maria
Para hoje, viva seus processos com fé. Alguns são bem dolorosos, eu sei. Mas você vai passar por cada um e sair transformada. Entregue a Deus as suas dúvidas e peça a Ele os estímulos necessários para que você siga em frente. Celebre as suas pequenas conquistas, e não deixe a opinião alheia determinar o que é vitória para você. Celebre a vida sempre que puder. Apesar das lutas, aproveite as pausas dadas por Deus e busque também ampliar o olhar que mostra as miudezas aliviadoras proporcionadas pela sua fé. Bendiga mais este dia dado por Deus e as coisas valiosas em sua vida, aquelas que não têm preço, mas são essenciais.
