Biografia de Zilda Arns Neumann

Zilda Arns Neumann

Zilda Arms (1934-2010) foi médica pediatra, sanitarista e missionária brasileira. Foi a fundadora da Pastoral da Criança, programa de ação social que se expandiu por diversos países.

Zilda Arns nasceu em Forquilhinha, Santa Catarina, no dia 25 de agosto de 1934. Estudou medicina na Universidade Federal do Paraná. Filha de uma família descendente de alemães se especializou em pediatria e saúde pública. Começou sua vida profissional no Hospital Pediátrico em Curitiba.

Em 1983, por sugestão de dom Paulo Evaristo Arns, seu irmão, Zilda aceitou formular um projeto para disseminar o uso do recém-criado soro caseiro, aproveitando a influência da Igreja Católica entre os pobres e combater a mortalidade infantil. Assim nasceu a Pastoral da Criança. O projeto que teve início em Florestópolis, no Paraná, baixou a taxa de óbitos e logo se espalhou por grande parte do território nacional, além de vinte países na América Latina, África e Ásia. Em 2006, Zilda foi indicada ao Prêmio Nobel da Paz.

Ao longo de 25 anos em que esteve à frente da Pastoral da Criança, Zilda Arns visitou os cantos mais remotos do país. Zilda esteve no Timor Leste, onde auxiliava cerca de 6000 crianças. Em janeiro de 2010, Zilda estava em Porto Príncipe, onde faria uma palestra sobre o trabalho da Pastoral para um grupo de religiosos haitianos, num edifício de três andares, em frente à Igreja Sacré Coeur de Tugeau. Ao término da palestra, um terremoto de grande magnitude atingiu o Haiti, o prédio desabou e Zilda morreu na hora, atingida na cabeça por uma viga, era o dia 12 de janeiro de 2010.

Acervo: 6 frases e pensamentos de Zilda Arns Neumann.

Frases e Pensamentos de Zilda Arns Neumann

Como os pássaros, que cuidam de seus filhos ao fazer um ninho no alto das árvores e nas montanhas, longe de predadores, ameaças e perigos, e mais perto de Deus, deveríamos cuidar de nossos filhos como um bem sagrado, promover o respeito a seus direitos e protegê-los.

Zilda Arns Neumann
121 compartilhamentos

Não se enganem. Uma gotinha no oceano faz, sim, muita diferença.

Zilda Arns Neumann
174 compartilhamentos

Amar é acolher, é compreender, é fazer o outro crescer.

Zilda Arns Neumann
188 compartilhamentos

As crianças, quando estão bem cuidadas, são sementes de paz e esperança. Não existe ser humano mais perfeito, mais justo, mais solidário e sem preconceitos que as crianças.

Zilda Arns Neumann
43 compartilhamentos

É preciso educar para a esperança.

Zilda Arns Neumann