Biografia de Zé Ramalho

Zé Ramalho

Zé Ramalho Neto (1949), conhecido como Zé Ramalho, nasceu em Brejo da Cruz, Paraíba, no dia 3 de outubro de 1949. Filho de um seresteiro e de uma professora ficou órfão de pai aos dois anos de idade e foi criado pelos avôs. Passou sua infância em Campina Grande e em 1960 mudou-se com a família para João Pessoa, onde começou a participar de conjuntos inspirados na Jovem Guarda.

Em 1974 tocou na trilha sonora do filme Nordeste: Cordel, Repente e Canção. Em 1975 lançou seu primeiro disco “Paebiru”, um disco psicodélico gravado em parceria com o cantor Lula Côrtes. Nesse mesmo ano participou do festival “Abertura” cantando com Alceu Valença a música “Vou Danado pra Catende”. Em 1976 mudou-se definitivamente para o Rio de Janeiro. Em 1977 gravou seu disco mais representativo “Zé Ramalho”, o primeiro trabalho solo, onde a faixa “Avôhai” foi composta em homenagem ao seu avô.

Em 1991, Zé Ramalho fez sucesso com o álbum “Brasil Nordeste”, quando a canção “Entre a Serpente e a Estrela” fez parte da trilha sonora da novela “Pedra Sobre Pedra”. Em 1996 o sucesso se repetiu com a música “Admirável Gado Novo”, incluída na trilha sonora da novela “O Rei do Gado”. Em 2000, o disco “Nação Nordestina” foi indicado ao “Grammy Award de Melhor Álbum de Música Regional ou de Raízes Brasileiras”.

O sucesso se seguiu com os discos: “Zé Ramalho Canta Raul Seixas” (2001), “Zé Ramalho Canta Bob Dylan” (2008), “Zé Ramalho Canta Luiz Gonzaga” (2009), “Zé Ramalho Canta Jackson do Pandeiro” (2010) e “Zé Ramalho Canta os Beatles” (2011). Em 2014, lançou em parceria com Fagner, “Fagner & Zé Ramalho ao Vivo”. No dia 12 de agosto de 2016, o cantor celebrou o Box "Ze Ramalho voz e viola - 40 anos de música com um show na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, em Salvador.

Acervo: 27 frases e pensamentos de Zé Ramalho.

Frases e Pensamentos de Zé Ramalho

Não existe saudade mais cortante do que a de um grande amor ausente,dura, feito diamante, corta a ilusão da gente.

Zé Ramalho
252 compartilhamentos

Como é triste a tristesa mendigando um sorriso

Zé Ramalho
637 compartilhamentos

"A sombra que me move, também me ilumina"

Zé Ramalho
104 compartilhamentos

"O meu coração me diz:
Fundamental é ser feliz"

Zé Ramalho
330 compartilhamentos

Um cego procurando a luz na imensidão do paraíso

Zé Ramalho
64 compartilhamentos