Biografia de Wolfgang Amadeus Mozart

Wolfgang Amadeus Mozart

Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) foi um importante músico e compositor austríaco e um dos maiores nomes da história da música clássica.

Wolfgang Amadeus Mozart nasceu em Salzburg, na Áustria, no dia 27 de janeiro de 1756. Desde pequeno já demonstrava sua genialidade para a música. Com três anos tocava piano e cravo, e com cinco anos começou a compor peças musicais. Com seis anos de idade, foi levado pela família a diversas viagens de apresentação pela Europa, onde se apresentou em várias cortes e importantes centros musicais.

Em 1769, Mozart escreveu várias peças sacras e serenatas orquestrais. Em viagem à Itália, esteve em Bolonha, onde foi testado pela filarmônica local e admitido como membro. Em Roma é recebido pelo Papa, que lhe concedeu a Ordem da Espora de Ouro, no grau de cavaleiro.

Com 16 anos, Wolfgang Amadeus Mozart é admitido como músico da corte de Salzburgo, na Áustria. Em 1774, apresentou, em Munique, a ópera “La Finta Giardiniera”, e compôs suas primeiras sonatas para piano. Em 1777 pede demissão da corte e passa a viver em Viena, sobrevivendo de seus concertos, da publicação de suas obras e dando aulas particulares. Em 1781, compôs a ópera “Idomeneo”, uma das mais notáveis de sua carreira.

Em 1782, casa-se com Constanze Weber, com quem teve dois filhos. Os anos seguintes foram os mais produtivos de sua carreira, época que compôs importantes óperas, sonatas e concertos para piano, músicas de câmara, em especial os seis quartetos de corda dedicados ao compositor Joseph Haydn.

A partir de 1786, sua popularidade começou a declinar. Com problemas de saúde e financeiros, em 1791, compôs suas últimas obras, entre elas, “A Flauta Mágica”, “A Clemência de Tito” e a missa fúnebre “Requiem”. Wolfgang Amadeu Mozart faleceu em Viena, Áustria, no dia 05 de dezembro de 1791.

Acervo: 9 frases e pensamentos de Wolfgang Amadeus Mozart.

Frases e Pensamentos de Wolfgang Amadeus Mozart

Para fazer uma obra de arte não basta ter talento, não basta ter força, é preciso também viver um grande amor.

Wolfgang Amadeus Mozart

Nota: Mozart citado em "Gerente Também é Gente...Um Romance sobre Gerência de Projetos" - Página 209, André B. Barcaui - Brasport, 2006

...Mais

Não consigo escrever poesia: não sou poeta. Não consigo dispor as palavras com tal arte que elas reflitam as sombras e a luz, não sou pintor... Mas consigo fazer tudo isso com a música...

As paixões, sejam elas violentas ou não, nunca devem se expressar quando chegam a um ponto desagradável; a música, mesmo nas piores situações, nunca deve agredir aos ouvidos, mas sim cativá-los e continuar sempre música.

Wolfgang Amadeus Mozart

Nota: Trecho de uma carta de Mozart, incorporada num jornal: The Journal of Eugene Delacroix

Eu não ligo para nada do que os outros exaltam ou condenam. Eu simplesmente sigo meus próprios sentimentos.

Wolfgang Amadeus Mozart
Musician's Little Book of Wisdom‎, 1996, Scott E. Power

Eu agradeço a Deus por graciosamente me dar a oportunidade de entender que a morte é a chave que abre a porta da nossa verdadeira felicidade.

Wolfgang Amadeus Mozart

Nota: Trecho de uma carta para Leopold Mozart (4 abril de 1787)