Biografia de Torquato Tasso

Torquato Tasso

Torquato Tasso (1544-1595) foi um poeta épico italiano. Com Jerusalém Libertada, se tornou um dos mais célebres poetas da literatura universal.

Torquato Tasso nasceu Sorrento, Nápoles, em 11 de março de 1544. Estudou jurisprudência, filosofia e retórica. Em sua primeira obra, o poema “Rinaldo” (1562), procurou dar unidade ao material confuso da literatura de cavalaria, centralizando a narrativa, ao longo de 12 cantos em oitava rima, em um único herói.

Em 1565 entrou para a corte dos Estenses onde passou sete anos. Esteve a serviço do cardeal Luigi d’Este, em Ferrara. Em 1571 esteve a serviço de Alfonso II d’Este, que muito o protegeu. Em 1573 criou a comédia pastoril Aminta.

Por essa época, começou a escrever “Jerusalém Libertada”, que terminou em 1575. Perseguido pela censura da Inquisição teve sua publicação adiada. Começou a dar mostras de descontrole mental, em 1576, sendo internado em um mosteiro de Ferrara, onde viveu até 1586.

Jerusalém Libertada foi o grande poema épico que o imortalizou. Nele, são admiráveis a musicalidade dos versos e o sensualismo das descrições. Doente e na miséria, passou a receber uma pensão papal.

Em 1593 apareceu “Jerusalém Conquistada”, segunda versão da obra que sucumbiu ao rigor aristotélico. Além deste, escreveu ainda: “Rimas” (1582), em que há alguns dos mais belos poemas da língua italiana, “O Mundo Criado” (1592) no qual investe contra o ateísmo epicurista e a frieza religiosa dos humanistas. Torquato Tasso faleceu no convento de Santo Onofre, em Roma, em 25 de abril de 1595.

Acervo: 8 frases e pensamentos de Torquato Tasso.

Frases e Pensamentos de Torquato Tasso

Perdido é todo o tempo que em amor não se gasta.

Torquato Tasso
102 compartilhamentos

O sono é o doce consolador dos homens. Dá-lhes repouso e o esquecimento de seus pesares.

Torquato Tasso
30 compartilhamentos

O que o mundo chama de mérito e valor / são ídolos que têm apenas nome, mas nenhuma essência. / A fama que vos encanta, vós altivos mortais, / com um doce som, e que parece tão bela / é um eco, um sonho, melhor que um sonho, uma sombra, / que a cada sopro de vento se dispersa e desaparece.

Torquato Tasso
29 compartilhamentos

O diabo é subtil, e onde não pode entrar com a cabeça mete a cauda.

Torquato Tasso

É instintivo da mente humana que um homem mais deseje os prazeres que lhe são proibidos.

Torquato Tasso