Biografia de Thomas More

Thomas More

Thomas More nasceu em Londres, Inglaterra, no dia 7 de fevereiro de 1478. Educado para ser padre passou quatro anos em um mosteiro, mas concluiu que não tinha vocação para o sacerdócio. Estudou Direito em Oxford e decidiu-se pela política. Em 1510 foi nomeado xerife (antigo cargo executivo civil) de Londres.

Em 1915 escreveu “A História de Ricardo III”, a primeira obra-prima da historiografia inglesa. Em 1916 publicou sua obra mais importante “Utopia”, onde descreve um país imaginário regido por um governo ideal. Thomas More foi uma das figuras centrais do humanismo inglês que defendia uma sociedade perfeita, regida pela lei e pela religião “naturais”. Ao contrário de outros humanistas, não aderiu às ideias da Reforma

Em 1517, entrou para a corte do rei Henrique VIII. Fez uma carreira brilhante, foi secretário, tradutor, diplomata, conselheiro e confidente do rei. Em 1521 foi nomeado cavaleiro. Em 1523 tornou-se presidente da Câmara dos Comuns e em 1525 foi nomeado Chanceler do Ducado de Lancaster. Em 1529 foi nomeado Chanceler da Inglaterra.

Em 1532 demitiu-se do cargo de Chanceler, descontente com uma lei que submetia as decisões da Igreja a sansão real. Dois anos mais tarde foi preso por se recusar a reconhecer o segundo casamento do rei como legal. Pouco tempo depois foi decapitado, em Londres, no dia 6 de julho de 1535.

Acervo: 20 frases e pensamentos de Thomas More.

Frases e Pensamentos de Thomas More

Os tempos nunca são ruins demais para que não possa um homem bom viver neles.

Thomas More
34 compartilhamentos

Chegamos a estranhas conclusões neste mundo: dizemos que vivemos em sociedade mas ao mesmo tempo vivemos vidas solitárias.

Thomas More

O caminho para o céu é o mesmo, onde quer que se esteja.

Thomas More
22 compartilhamentos

A propriedade privada é a essência das mazelas do homem,que deveria subordinar os interesses individuais aos coletivos.

Thomas More
30 compartilhamentos

A prosperidade ou a ruína de um estado depende da moralidade de seus governantes.

Thomas More
18 compartilhamentos