Biografia de Terêncio

Terêncio

Terêncio nasceu na África, por volta do ano 185 a.C. Foi vendido como escravo ao senador Terêncio Lucano, que lhe deu educação e, algum tempo depois, a alforria. Por ser muito amigo de Cipião, muitos atribuíram a esse último a autoria de várias comédias de Terêncio.

Toda a obra de Terêncio, composta por seis comédias, resistiu a ação do tempo chegando aos nossos dias. São elas: "Andria", "Hécira" (sogra em grego), "Heautontimoroumenos" (o que se pune a si próprio - em grego), "O Eunuco", "Formião", "Os Adelfos" (os irmãos). Pouco apreciado pelo público romano, que preferia as farsas mais vivas e coloridas de Plauto, foi mais apreciado na Idade Média e na Renascença, sendo muito imitado até os tempos de Molière. Foi tão grande a preferência por Terêncio na Idade Média que suas peças eram representadas nos colégios e na Renascença foram traduzidas em várias línguas.

Os personagens das comédias de Terêncio pertencem, muitas vezes, a classes sociais mais altas. As suas obras são escritas em verso e seu estilo é "puro". Apesar disso, ele hoje é considerado um autor menor que seu contemporâneo Plauto.

Acervo: 29 frases e pensamentos de Terêncio.

Frases e Pensamentos de Terêncio

O mais próximo de mim sou eu.

Terêncio
336 compartilhamentos

Eu sou homem e nada do que é humano me é estranho.

Terêncio
83 compartilhamentos

A justiça inflexível é frequentemente a maior das injustiças.

Terêncio
414 compartilhamentos

Conheço o caráter das mulheres: / não querem quando queres; quando não queres, são as primeiras a querer.

Terêncio
84 compartilhamentos

Quanta injustiça e quanta maldade não fazemos por hábito!

Terêncio
159 compartilhamentos