Biografia de Sun Tzu

Sun Tzu

Sun Tzu (544-496 a. C.) foi um estrategista de guerra, general do Rei Hu Lu e filósofo chinês. Deixou um tratado militar escrito durante o século IV a. C. com o título “A Arte da Guerra”.

Diversos aspectos da vida e da obra de Sun Tzu ainda geram polêmicas entre os historiadores. Algumas fontes afirmam que ele teria prestado serviços militares na província de Wu, no período da história chinesa conhecido como Primavera e Outono (722 a 481 a. C.), a partir de 512 e que teria nascido em 554 e morrido em 496 a. C., no entanto o local de seu nascimento é incerto.

Há ainda alguns céticos quanto à existência histórica de Sun Tzu. Descobertas arqueológicas sustentam que a obra “A Arte da Guerra” dificilmente teria chegado à forma que hoje é conhecida, antes da dinastia Han, em 206 a. C.

O livro “A Arte da Guerra” foi publicado em 1919 contendo 13 capítulos de estratégias militares, é um dos clássicos mais influentes do pensamento oriental sobre estratégias, com tema bastante atual, vem sendo utilizado amplamente no mundo dos negócios, servindo de inspiração para as grandes decisões.

Acervo: 80 frases e pensamentos de Sun Tzu.

Frases e Pensamentos de Sun Tzu

A suprema arte da guerra é derrotar o inimigo sem lutar.

Sun Tzu
4.1 mil compartilhamentos

Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas...

Sun Tzu
3.4 mil compartilhamentos

Triunfam aqueles que sabem quando lutar e quando esperar.

Sun Tzu
1.9 mil compartilhamentos

Não é preciso ter olhos abertos para ver o sol, nem é preciso ter ouvidos afiados para ouvir o trovão. Para ser vitorioso você precisa ver o que não está visível.

Sun Tzu
1.8 mil compartilhamentos

As oportunidades multiplicam-se à medida que são agarradas.

Sun Tzu
1.5 mil compartilhamentos