Biografia de Sun Tzu

Sun Tzu

Sun Tzu (544-496 a. C.) foi um estrategista de guerra, general do Rei Hu Lu e filósofo chinês. Deixou um tratado militar escrito durante o século IV a. C. com o título “A Arte da Guerra”.

Sun Tzu

Diversos aspectos da vida e da obra de Sun Tzu ainda geram polêmicas entre os historiadores. Algumas fontes afirmam que ele teria nascido na China em 554 a. C. e morrido em 496 a. C., no entanto o local de seu nascimento é incerto.

Segundo alguns estudiosos, Sun Tzu teria nascido em Ch’i, era filho da aristocracia militar chinesa, e aprendera a desenvolver suas estratégias de guerra com seu avô. Em 517 a.C. teria rumado para o Sul e se fixado no Estado de Wu, onde teria exercido suas funções como general e estrategista do rei Hu Lu.

Sun Tzu, contemporâneo do filósofo Confúcio (551-479 a.C.), viveu numa época em que a filosofia era também usada como arma para a sabedoria das estratégias e táticas militares e assim, os pensadores eram colocados à frente dos exércitos que disputavam o controle da soberania.

Como general, Sun Tzu teria subjugado seus inimigos com os ensinamentos que transmitia a seus soldados. Falava com propriedade sobre o posicionamento das tropas e a movimentação dos soldados, as técnicas de emboscada e até mudanças inesperadas de clima.

A Arte da Guerra

Baseado em suas experiências Sun Tzu teria elaborado um tratado filosófico-militar no qual reuniu um rico planejamento com táticas e estratégias de guerra para resolver conflitos e vencer batalhas, no livro “A Arte da Guerra” com 13 capítulos, com frases e pensamentos, que abordam diversos aspectos ligados à guerra.

O livro “A Arte da Guerra” é um dos mais antigos tratados de guerra, atravessou séculos e se transformou um dos clássicos mais influentes do pensamento oriental. A obra é considerada a Bíblia da estratégia, do planejamento e liderança, sendo utilizado amplamente no mundo dos negócios. Até hoje, serve de inspiração para as grandes decisões.

Há ainda alguns céticos quanto à existência histórica de Sun Tzu. Descobertas arqueológicas sustentam que a obra “A Arte da Guerra”, dificilmente teria chegado à forma que hoje é conhecida, se tivesse sido escrita antes da dinastia Han, em 206 a. C.

Acervo: 89 frases e pensamentos de Sun Tzu.

Frases e Pensamentos de Sun Tzu

A suprema arte da guerra é derrotar o inimigo sem lutar.

Sun Tzu
7 mil compartilhamentos

Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas...

Sun Tzu
1.6 mil compartilhamentos

Triunfam aqueles que sabem quando lutar e quando esperar.

Sun Tzu
3.5 mil compartilhamentos

Não é preciso ter olhos abertos para ver o sol, nem é preciso ter ouvidos afiados para ouvir o trovão. Para ser vitorioso você precisa ver o que não está visível.

Sun Tzu
713 compartilhamentos

As oportunidades multiplicam-se à medida que são agarradas.

Sun Tzu
1.9 mil compartilhamentos