Biografia de Soren Kierkegaard

Soren Kierkegaard

Søren Kierkegaard (1813 - 1855) foi um filósofo e teólogo dinamarquês. É considerado um precursor do Existencialismo. Nasceu em Copenhague, Dinamarca, no dia 5 de maio de 1813. Viveu sua infância e juventude absolutamente triste e isolada ao lado de um pai atormentado por um acontecimento traumático, que destituiu sua fé de pastor e o levou a carregar uma grave culpa.

Em 1930 ingressou na Universidade de Copenhague, mas interrompeu os estudos e despertou interesse pela filosofia. Posteriormente, retornou aos estudos de Teologia doutorando-se em 1941, com a tese “Conceito da Ironia, Constantemente Referido a Sócrates”.

Soren Kierkegaard se opôs vivamente à filosofia hegeliana, depois de se ter formado sob sua influência. Acentua a importância da existência contra o mundo ideal da abstração, e ensina que a verdade é antes de tudo um fato subjetivo. Assim, o que ele chama vida humana opõe-se à racionalidade.

Soren Kierkegaard foi o primeiro que de maneira explicita colocou em questão o existencialismo como principal foco do exame filosófico da vida humana. Todo o seu pensamento é desenvolvido a partir do seu íntimo, onde encontra os elementos considerados por ele como importantes para sua filosofia. O resultado de seu pensamento foi uma novidade para a época, pois estava muito mais de acordo com suas experiências do que com outras teorias anteriores ao seu tempo.

Acervo: 61 frases e pensamentos de Soren Kierkegaard.

Frases e Pensamentos de Soren Kierkegaard

A vida só pode ser compreendida, olhando-se para trás; mas só pode ser vivida, olhando-se para frente.

Soren Kierkegaard
7.2 mil compartilhamentos

Ousar é perder o equilíbrio momentaneamente. Não ousar é perder-se.

Soren Kierkegaard
740 compartilhamentos

Sofrer, é só uma vez; vencer, é para a eternidade.

Soren Kierkegaard
1.2 mil compartilhamentos

A porta da felicidade abre só para o exterior; quem a força em sentido contrário acaba por fechá-la ainda mais.

Soren Kierkegaard
487 compartilhamentos

A função da oração não é influenciar Deus, mas especialmente mudar a natureza daquele que ora.

Soren Kierkegaard
1.5 mil compartilhamentos