Biografia de Sherlock Holmes

Sherlock Holmes

O personagem Sherlock Holmes e seu amigo Dr. Watson apareceram pela primeira vez em novembro de 1887 no romance intitulado “A Study in Scarlet” (Um Estudo em Vermelho), publicado na revista de bolso Beeton’s Christmas Annual. Em fevereiro de 1891, Conon Doyle teve seu segundo romance “The Signo of the Four” (O Signo dos Quatro) publicado na revista Lippincott’s Magazine.

O sucesso das histórias de Sherlock Holmes só começou em julho de 1891 quando a revista Strand Magazine publicou o conto “A Scandal in Bohemia” (Um Escândalo na Boêmia). O personagem “Sherlock Holmes” é um detetive atraído por criminologia, detalhista, com grande capacidade de observação e dedução ao seguir pistas e resolver mistérios abandonados pela polícia como “sem solução”. “Passa os dias estudando crimes do passado e fazendo experiências químicas, abastecendo suas poderosas capacidades mentais” – como relata Dr. Watson no conto “Um Escândalo da Boêmia”.

O encontro de Sherlock Holmes com Dr. Watson se deu no primeiro livro “Um Estudo em Vermelho”, quando Dr. Watson estava em Londres para se recuperar de um ferimento sofrido quando servia na Segunda Guerra Afegã, como cirurgião assistente no Quinto Regimento de Fuzileiros de Northumberland, que estava estacionado na Índia. Nessa época, passaram a dividir as despesas de um apartamento na Rua Baker, número 221b, em Londres. A maior parte dos contos de Sherlock Holmes é relatada por seu fiel companheiro Dr. Watson.

As fascinantes aventuras de Sherlock Holmes, escritas ao longo de quarenta anos, entre 1887 e 1927, por Sr. Arthur Conan Doyle (1859-1930), reúnem 4 romances e 56 contos, que ainda hoje despertam a curiosidade dos leitores. O Endereço fictício de Sherlock Holmes – 221b Baker Street, Londres – abriga hoje o “The Sherlock Holmes Museum”, que atrai visitantes do mundo inteiro.

Curiosidade:

A famosa frase “Elementar, meu caro Watson”, que as pessoas citam toda vez que falam em Sherlock Holmes, nunca foi dita em suas histórias. Na verdade, Sherlock Holmes diz: “Elementary” e também “May dear Watson”, mas nunca as duas juntas.

Acervo: 40 frases e pensamentos de Sherlock Holmes.

Frases e Pensamentos de Sherlock Holmes

Você vê, mas não observa.

Os pequenos detalhes são sempre os mais importantes.

Todos os problemas se tornam infantis depois de explicados.

O mundo está cheio de coisas óbvias que ninguém jamais observa.

Se não houver recompensa após a vida, então o mundo é apenas uma brincadeira cruel.

Sherlock Holmes
The Adventure of the Veiled Lodger