Biografia de Schopenhauer

Schopenhauer

Arthur Schopenhauer (1788-1860) nasceu em Dantzig, na Polônia, no dia 22 de fevereiro de 1788. Era filho de um bem sucedido negociante e de uma escritora popular. Trabalhou no comércio para atender ao pai, mas após a morte deste, passou a estudar ciências naturais e filosofia

Foi professor, tendo viajado por seu país e pela Itália. Sua doutrina sofreu a influência de Kant. Para ele, o mundo se apresentava como representação na inteligência, ele é aparência e sua essência não é dada pelo pensamento e sim pela vontade, a qual sofreu uma evolução, passando de cósmica a vital, e por fim tornando-se psíquica.

Segundo ele, a vontade de viver, porém, tem uma conjunção de sofrimentos e males e o homem deve livrar-se dela pela razão, pelo ascetismo, pela fuga aos prazeres e paixões.

O pessimismo de Schopenhauer teve grande influência de seu tempo. Na obra As Dores do Mundo (1850) ele descreve uma série de reflexões sobre a existência, propondo uma nova forma de pensar a dor e a felicidade.

A obra reúne os temas que constituem a base do conhecimento humano, como: o amor, a morte, a arte, a moral, a religião, a política e o homem e a sociedade.

O ataque da ciência à teologia, a denúncia socialista da pobreza e da guerra, a tensão biológica pela sobrevivência, contribuíram para que o filósofo conquistasse finalmente a fama. Arthur Schopenhauer faleceu em Frankfurt, Alemanha, no dia 21 de setembro de 1860.

Acervo: 3 frases e pensamentos de Schopenhauer.

Frases e Pensamentos de Schopenhauer

“A solidão concede ao homem intelectualmente superior, uma vantagem dupla: primeiro, a de estar só consigo mesmo; segundo, a de não estar com os outros¨

No espaço infinito, inumeráveis esferas brilhantes. Em torno de cada uma delas giram aproximadamente uma dúzia de outras esferas menores iluminadas pelas primeiras e que, quentes em seu interior, estão cobertas de uma crosta rígida e fria sobre a qual uma cobertura lodosa deu origem a seres vivos que pensam; – eis aí a verdade empírica, o real, o mundo.

Inserida por Nonsense

⁠Seja tudo, seja forte,fraca. Sincera, mulher , verdadeira, e as vezes finja demência. Só não seja mentirosa, falsa porque as vezes quem pergunta já sabe a resposta apenas quer ver sua capacidade de ser mau caráter e sua pilantragem. E uma hora a conta chega😉 Ser humano algo a ser estudado ou simplesmente abolido.
Caráter ou você tem ou se engana.
🤫

Inserida por adriele_ribeiro