Biografia de São Tomás de Aquino

São Tomás de Aquino

São Tomás de Aquino nasceu no castelo de Roccasecca, em Aquino, na região do Lácio, na Itália. Descendente de família de tradicionais chefes militares e estadistas, o jovem conde de Aquino foi preparado para seguir a mesma carreira. Dos 5 aos 10 anos estudou com os monges, foi depois enviado para Nápoles para que continuasse a se instruir.

Contrariando a família, com 15 anos, decidiu entrar para o convento da Ordem dos Dominicanos. O pai, ao saber da notícia, mandou buscar o filho em Nápoles e o aprisionou no castelo. O jovem fugiu, voltou para Nápoles e aos 17 anos recebeu os votos religiosos.

Para difundir a fé, resolveu estudar os fundamentos da religião. Ingressou na Universidade de Teologia de Paris, onde depois se tornou professor. Elaborou a doutrina que mais tarde seria aceita pela Igreja e conhecida como “Tomismo”. Sua maior obra foi a “Suma Teológica”, onde faz uma clara exposição dos princípios do catolicismo.

Respeitado e célebre, em 1261, o Papa Urbano IV confiou ao frei a cátedra de Teologia na Escola Superior da Cúria Pontifícia no Vaticano. Onze anos mais tarde, foi convidado a reorganizar a Universidade de Nápoles. Em 1274, em viagem ao Concílio Ecumênico de Lion, na França, adoeceu e foi levado para o mosteiro de Fossanova, onde faleceu. Em 1323, foi canonizado pelo Papa João XXII.

Acervo: 37 frases e pensamentos de São Tomás de Aquino.

Frases e Pensamentos de São Tomás de Aquino

Se a meta principal de um capitão fosse preservar seu barco, ele o conservaria no porto para sempre.

A humildade é o primeiro degrau para a sabedoria.

A ninguém te mostres muito íntimo, pois familiaridade excessiva gera desprezo.

Dê-me, Senhor, agudeza para entender, capacidade para reter, método e faculdade para aprender, sutileza para interpretar, graça e abundância para falar, acerto ao começar, direção ao progredir e perfeição ao concluir...

Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é negá-la.