Biografia de São Jerônimo

São Jerônimo

São Jerônimo (331-420) foi um religioso e escritor da Dalmácia. Sua tradução da Bíblia para o latim, a Vulgata, é a oficial da Igreja Católica desde o Concílio de Trento.

São Jerônimo nasceu na Dalmácia (atual Croácia), em uma família abastada. Sua educação iniciada no lar continuou em Roma, onde estudou gramática, retórica e filosofia.

Dedicou quase toda a vida aos estudos críticos do texto da Sagrada Escritura. A Igreja romana concedeu-lhe o título de “Doutor Máximo”, na interpretação da Bíblia.

Foi secretário do papa Dâmaso I e, após a morte deste, no ano de 385, foi para Belém, na Palestina, onde fundou um mosteiro, onde permaneceu até a morte.

São Jerônimo escreveu diversos tratados religiosos, entre eles: “Sobre os Homens Ilustre”, coletânea de biografias de autores cristãos. Faleceu em Belém, em 420. É festejado, pela Igreja Católica, no dia 30 de setembro.

Acervo: 17 frases e pensamentos de São Jerônimo.

Frases e Pensamentos de São Jerônimo

Trabalha em algo, para que o diabo te encontre sempre ocupado.

São Jerônimo
79 compartilhamentos

Quando rezamos, falamos com Deus. Quando lemos a Sagrada Escritura, Deus fala conosco.

São Jerônimo
37 compartilhamentos

O amor não tem medida, e a impaciência não conhece limite.

São Jerônimo

Na oração falamos com Deus;na boa leitura é Deus que nos fala

São Jerônimo

A castidade das viúvas é dificílima, porque se vêem obrigadas a lutar incessantemente contra a lembrança dos prazeres que goza­ram.

São Jerônimo