Biografia de São Francisco de Assis

São Francisco de Assis

Quem foi São Francisco de Assis?

Francisco de Assis (1182-1226) é um dos santos mais populares da Igreja Católica, padroeiro dos animais e do meio ambiente. Quando jovem, fez um voto de pobreza e renunciou à riqueza da família e aos bens materiais. Posteriormente, fundou a Ordem Franciscana, uma comunidade religiosa. O Dia de São Francisco de Assis é celebrado em 4 de outubro.

Estátua de Francisco de Assis

O nascimento e a juventude de Francisco de Assis

Francisco nasceu em 1182, em Assis, na Itália. Foi batizado como Giovanni di Pietro di Bernardone. Porém, o pai, um grande comerciante de tecidos, passou a chamá-lo de Francesco (homem francês) em homenagem a França, uma grande parceira comercial.

Quando jovem, Francisco tentou seguir os passos do pai no comércio de tecidos, mas depois resolveu se tornar cavaleiro. Em 1205, após uma visão, alistou-se para uma cruzada. Ao partir para o conflito, ouviu uma voz misteriosa, que lhe disse: “Volta para a tua terra e te será dito o que haverás de fazer.

Obedecendo ao chamado, Francisco voltou para Assis. Querendo ouvir a voz novamente, ele substituiu o habitual estilo de vida agitado pela introspecção e meditação.

O voto de pobreza e a fundação da Ordem Franciscana

Em 1206, enquanto rezava na igreja arruinada de São Damião, em Assis, Francisco voltou a ouvir a misteriosa voz. Dessa vez, ela lhe disse: “Vai, Francisco, e repara a minha Igreja.” Ele interpretou a mensagem de forma literal e doou todos os seus bens, incluindo alguns tecidos caros do pai, para a reconstrução daquela igreja.

O pai, irritado com o gesto do filho, exigiu que o jovem escolhesse entre voltar para casa ou renunciar à herança da família. Francisco escolheu a segunda opção, e entregou ao pai até mesmo as roupas que estava usando naquele momento.

Então, ele se dedicou a restaurar igrejas, mas depois entendeu que sua missão era reparar a instituição em si, pois esta havia se afastado de seus verdadeiros valores. Por isso, tornou-se missionário, e seu estilo de vida simples atraiu muitos discípulos.

Em 1210, fundou uma comunidade religiosa, a Ordem Franciscana, cujos adeptos deveriam aceitar viver na pobreza absoluta e sem bens materiais. 

Estigmas, morte e canonização

Em 1224, durante uma oração no Monte Alverne, Francisco teve uma visão. Ele viu Jesus crucificado descendo do céu com seis asas. Em seguida, sentiu feridas se abrindo nas mãos e nos pés, como pregos perfurando a pele. Nesse momento, Francisco recebeu os estigmas, ou seja, as marcas dos ferimentos de Jesus.

Essas feridas se somaram a outras doenças preexistentes, que o deixaram muito debilitado. Ele faleceu em 3 outubro de 1226, com 44 anos. Em 1228, foi canonizado pelo Papa Gregório IX, e seus restos mortais se encontram na Basílica de São Francisco de Assis, em Assis. A Igreja Católica reservou o dia 4 de outubro para celebrar o santo.

A Oração de São Francisco, ou Oração pela Paz

Apesar de levar seu nome, a oração não foi escrita pelo santo. Sua autoria é desconhecida, mas, por Francisco seguir de forma tão fiel os ensinamentos pregados na oração, ela foi associada ao santo.

Senhor,

Fazei-me instrumento da vossa paz.

Onde houver ódio, que eu leve o amor.

Onde houver ofensa, que eu leve o perdão.

Onde houver discórdia, que eu leve a união.

Onde houver dúvidas, que eu leve a fé.

Onde houver erro, que eu leve a verdade.

Onde houver desespero, que eu leve a esperança.

Onde houver tristeza, que eu leve a alegria.

Onde houver trevas, que eu leve a luz.

Ó, Mestre,

Fazei que eu procure mais:

consolar que ser consolado;

compreender que ser compreendido;

amar que ser amado.

Pois é dando que se recebe,

É perdoando que se é perdoado

E é morrendo que se vive para a vida eterna!

A representação de São Francisco de Assis na arte e no cinema

Francisco serviu de inspiração para muitos artistas, entre eles os italianos Giotto e Caravaggio, e o brasileiro Candido Portinari. Sua vida também foi tema de alguns filmes biográficos, com destaque para Irmão Sol, Irmã Lua (1972).

Acervo: 38 frases e pensamentos de São Francisco de Assis.

Frases e Pensamentos de São Francisco de Assis

Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível.

São Francisco de Assis
2.5 mil compartilhamentos

O que temer? Nada.
A quem temer? Ninguém.
Por quê? Porque aqueles que se unem a Deus obtêm três grandes privilégios: onipotência sem poder; embriaguez, sem vinho; e vida sem morte.

São Francisco de Assis
556 compartilhamentos

Senhor, dai-me força para mudar o que pode ser mudado...
Resignação para aceitar o que não pode ser mudado...
E sabedoria para distinguir uma coisa da outra.

São Francisco de Assis
12 mil compartilhamentos

Apenas um raio de sol é suficiente para afastar várias sombras.

São Francisco de Assis
349 compartilhamentos

Ninguém é suficientemente perfeito, que não possa aprender com o outro e, ninguém é totalmente estruído de valores que não possa ensinar algo ao seu irmão.

São Francisco de Assis
297 compartilhamentos