Biografia de São Beda

São Beda

São Beda (672-735) foi um monge, teólogo e historiador inglês. Canonizado em 1899, sua festa é celebrada em 25 de maio.

Beda, conhecido como “Venerável Beda”, nasceu em Monkton, Jarrow, Inglaterra, no ano de 672 da era cristã. Com 7 anos foi levado para o mosteiro de Wearmouth, para ser educado pelos monges. Com 19 anos foi ordenado diácono, aos 30 anos se ordenou padre. Beda foi uma das grandes personalidades da igreja anglo-saxônica no início do século VIII. Estudioso, pesquisador lecionava e escrevia. Foi chamado para servir em Roma como auxiliar do papa Gregório II, mas preferiu permanecer no mosteiro.

Beda foi autor se sessenta obras sobre teologia, filosofia, gramática, astronomia, música e até medicina, que foram divulgados por seu aluno Egbert, que pertencia família real da Nortúmbria, e fundou a escola de York. Entre seus trabalhos destacam-se “História dos Abades” (725) e “História Eclesiástica da Inglaterra” (731-732). Dividida em cinco livros, relata acontecimentos desde as incursões de Júlio César (55-54 a. C.) até a chegada de Santo Agostinho a Kent (597). Fala do início do cristianismo em Kent e explica as controvérsias sobre a Páscoa.

Ainda em vida, era chamado de “Venerável Beda”. Faleceu no mosteiro de Jarrow, Inglaterra, no dia 25 de maio de 735. Em 1899, pelo serviço prestado à Igreja, foi proclamado santo e doutor da Igreja pelo papa Leão XIII. “São Beda”, o único santo inglês que possui o título de doutor da Igreja, é celebrado no dia 25 de maio.

Acervo: 1 frases e pensamentos de São Beda.

Frases e Pensamentos de São Beda

Há três caminhos para o fracasso: não ensinar o que se sabe, não praticar o que se ensina, e não perguntar o que se ignora.

São Beda
1.3 mil compartilhamentos