Biografia de Sabotage

Sabotage

Sabotage (1973-2003) foi um rapper, compositor e ator brasileiro. Foi o personagem Fuinha do filme Carandiru.

Sabotage, nome artístico de Mauro Mateus dos Santos, nasceu na zona sul de São Paulo, no dia o3 de abril de 1973. Ainda jovem envolveu-se com o crime e o tráfico de drogas, na favela do Canão. Durante sua adolescência foi interno da antiga FEBEM.

O gosto pela música surgiu desde pequeno, quando andava com um caderno para escrever suas músicas. Entre os anos de 1988 e 1989 se inscreveu em concursos de rap. Participando de shows do grupo RZO (Rapaziada Zona Oeste), e após a gravação de vários clipes, Sabotage começou a se destacar no mundo da música. Em 2000 Sabotage gravou seu primeiro e único álbum de estúdio, “Rap é Compromisso”.

Sabotage atuou em dois filmes, “O Invasor”, onde participou da trilha sonora com cinco músicas, serviu de consultor sobre a cultura da periferia e atuou como ele mesmo. No filme “Carandiru”, Sabotage interpretou o personagem “Fuinha” e gravou uma das músicas da trilha sonora. Em 2002 recebeu o prêmio Hutúz (prêmio do hip hop brasileiro) na categoria revelação.

No dia 24 de janeiro de 2003, Sabotage foi assassinado com quatro tiros pelas costas, apesar de sua família afirmar que Sabotage estava longe da bandidagem a mais de dez anos. O rapper deixou mulher e três filhos.

Acervo: 16 frases e pensamentos de Sabotage.

Frases e Pensamentos de Sabotage

Viver livre ao extremo, andar de encontro ao vento ♪

Sabotage
186 compartilhamentos

Há três tipos de gente
Os que imaginam o que acontece
Os que não sabem o que acontece
E nós que faz acontecer

Sabotage
265 compartilhamentos

Deus ajuda, é verdade, vai na fé não na sorte

Sabotage
338 compartilhamentos

um bom lugar, Se constrói com humildade é bom lembrar

Sabotage
260 compartilhamentos

Sou Gavião fiel de origem louco
Nada bobo, não brigo pelo jogo, sou fogo contra fogo
Mais vale uma familia e um qualquer no bolso

Sabotage
120 compartilhamentos