Biografia de Roger Bussy-Rabutin

Roger Bussy-Rabutin

Roger Bussy-Rabutin nasceu em Epiry, França, no dia 13 de abril de 1618. Foi educado em colégio de jesuítas em Autun e no Collége de Clermont, em seguida partiu para Lorraine com o regimento de seu pai. Entre 1634 e 1659, participou de diversas campanhas militares com grande coragem, porém, se divertia compondo canções difamatórias tanto do exército quanto da corte. Em 1638, Bussy esteve preso na Bastilha, por cinco meses, por negligência de seus deveres como mestre de campo.

Sua fama se deve à notável obra “Histoire Amoreuse des Gaules” (1665), onde relata as intrigas e escândalos amorosos da corte, que escandalizou a sociedade da época e indignou a corte do rei Luís XIV. Preso durante treze meses na Bastilha, ao sair, foi obrigado a viver exilado em sua propriedade para o resto da vida.

Durante o exílio escreveu “Mémoires”, um romance histórico e aventureiro, publicado após sua morte, “Histoire Généologique de la Maison de Rabutin” e um grande volume de cartas, entre elas, as confidências trocadas com sua prima a marquesa de Sévigné. Bussy faleceu em Autun, França, no dia 9 de abril de 1693.

Acervo: 5 frases e pensamentos de Roger Bussy-Rabutin.

Frases e Pensamentos de Roger Bussy-Rabutin

A distância faz ao amor aquilo que o vento faz ao fogo: apaga o pequeno, inflama o grande.

Roger Bussy-Rabutin
12 mil compartilhamentos

Quando não se ama demais, não se ama o suficiente.

Roger Bussy-Rabutin
114 compartilhamentos

É preciso ter muita força para dizer moribundo o mesmo que se diria com saúde.

Roger Bussy-Rabutin
44 compartilhamentos

Quem ama demais, não ama o bastante.

Roger Bussy-Rabutin
2 compartilhamentos

Quando não se ama apaixonadamente não se ama o suficiente.

Roger Bussy-Rabutin
Inserida por JaquelineBarbosa