Biografia de Rembrandt van Rijn

Rembrandt van Rijn

Rembrandt van Rijn (1606-1669) foi um pintor, gravador e desenhista holandês. Um dos mais importantes pintores do Barroco europeu. Pintou retratos, temas bíblicos e mitológicos, nus e paisagens naturais. A importância de sua pintura só foi reconhecida a partir do Século XIX.

Rembrandt van Rijn nasceu em Lieden, Holanda, no dia 15 de julho de 1606. De família humilde, logo cedo despertou sua vocação para o desenho e a pintura. Foi aluno da Universidade de Leiden, na época, uma das melhores da Europa. Em 1624, abriu um estúdio, com seu amigo e pintor Jan Lieves.

Em 1629 recebeu uma grande encomenda da corte de Haia. Nessa fase sua pintura apresentava muitos detalhes, pintou temas religiosos e alegóricos.

No século XVII a Holanda vivia seu apogeu. Amsterdã era o maior centro monetário da Europa. Em 1631 muda-se para Amsterdã, onde recebeu sua primeira encomenda de retrato, de Nicolaes Ruts, um rico comerciante. Passou a ser requisitado por nobres que desejavam ter seus retratos eternizados. Nessa época pintou também temas mitológicos, cenas da Bíblia e paisagens naturais. Durante os anos de 1632 e 1633 produziu mais de 50 telas, entre elas, "Aula de Anatomia de Dr. Tulp", "Filósofo em Meditação" e "A descida da Cruz".

Em 1634, Rembrandt casa-se com Saskia, com quem teve quatro filhos. Em 1642, pinta sua obra mais importante "Ronda da Noite". Nesse mesmo ano Saskia veio a falecer e Rembrandt, que já havia perdido três filhas, passa a dar um tom mais sombrio às suas pinturas, nas quais reflete suas dificuldades e perdas.

Durante a década de 1650, Rembrandt entra numa grave crise financeira. Seu casarão é hipotecado, é obrigado a vender sua coleção de antiguidades. Continua produzindo suas gravuras, quando em 1660, se vê obrigado a vender sua impressora. Nos últimos anos de sua vida dedicou-se a pintar autorretratos. Rembrandt Harmensz van Rijn faleceu em Amsterdã, no dia 4 de outubro de 1669.

Acervo: 5 frases e pensamentos de Rembrandt van Rijn.

Frases e Pensamentos de Rembrandt van Rijn

Escolha apenas um mestre - a Natureza.

Rembrandt van Rijn
Inserida por pensador

A velhice é um obstáculo à criatividade, mas não pode esmagar o meu espírito jovem.

Rembrandt van Rijn
Inserida por pensador

A pintura é a neta da natureza. Ela está relacionada com Deus.

Rembrandt van Rijn
Inserida por pensador

Eu não posso pintar do jeito que eles querem que eu pinte e eles também sabem disso.

Rembrandt van Rijn
Inserida por pensador

A sinceridade é o eventual engano de todos os grandes homens.

Rembrandt van Rijn
Inserida por natinhaz