Biografia de Protágoras

Protágoras

Protágoras (481-411 a. C.) foi um filósofo grego, um dos mais famosos Sofistas. É o autor da frase, “O homem é a medida de todas as coisas”.

Protágoras nasceu em Abdera, Grécia, por volta do ano 481 a. C., no apogeu da antiga civilização grega. No século V a. C. surgiram os Sofistas, os pensadores que concentravam suas atenções na questão moral e política. Tiveram um papel extremamente importante, pois suas ações eram no sentido de popularizar a cultura e levar ao povo as discussões científicas e filosóficas.

Protágoras foi o mais importante dos Sofistas. Tinha no homem o alvo de suas preocupações, recriminando aqueles que simplesmente especulavam sobre o universo. Dizia ele: “O homem é a medida de todas as coisas”. Para ele as coisas são relativas aos indivíduos, que têm a faculdade de julgar com justiça.

Protágoras não acreditava em verdades absolutas, em sua opinião, havia visões diferentes sobre o mundo e as coisas que estavam em contínua transformação. Era materialista, ou seja, procurava explicar a realidade concreta e sensível, distinguindo natureza e sociedade.

Os Sofistas desenvolveram um ensino itinerante pelos locais em que passavam, mas não se fixavam em nenhum lugar. Com o brilhantismo da participação no debate público, deslumbravam os jovens de seu tempo. Desenvolveram o espírito crítico e a facilidade de expressão, mas eram frequentemente acusados de superficialidade, de pronunciar um discurso vazio.

Protágoras dizia que não poderia afirmar se os deuses existiam, pois vários motivos o impediam de fazê-lo. Ele considerava o assunto obscuro e a vida breve para se achar uma resposta para a questão. Para ele, era possível criarmos argumentos tanto a favor como contra a existência dos deuses. Acusado de ateu, teve seus livros queimados em praça pública. Foi banido de Atenas e morreu logo depois em um naufrágio quando fugia para Sicília. Protágoras faleceu em Mileto, no ano 411 a. C.

Acervo: 7 frases e pensamentos de Protágoras.

Frases e Pensamentos de Protágoras

O homem é a medida de todas as coisas daquelas que são por aquilo que são e daquelas que não são por aquilo que não são.

Protágoras

Das coisas belas, umas são belas por natureza e outras por lei, mas as coisas justas não são justas por causa da natureza, os homens estão continuamente disputando pela justiça e a alteram também continuamente.

Protágoras

Sobre qualquer questão existem dois argumentos contrários entre si.

Protágoras

Tal como cada coisa se apresenta para mim, assim ela é para mim, tal como ela se apresenta para você, assim ela é para você."

Protágoras

Toda a vida do homem tem necessidade de ordem e de adaptação.

Protágoras