Biografia de Péricles

Péricles

Péricles nasceu em Atenas, Grécia, no ano de 490 a.C. Pertencia a uma das mais ricas e aristocráticas famílias atenienses. Culto, estudou com os melhores mestres da época. Cresceu com interesses filosóficos e artísticos. Conviveu com Anaxágoras, cujas concepções pré-científicas representaram uma reviravolta na história da filosofia e junto com Tales e Anaximandro fazem parte do grupo que hoje é chamado de pré-socrático. O filósofo o levou a desdenhar de feiticeiros e de presságios.

Em 462 a.C. com a morte de Efialtes, chefe dos democratas de Atenas, Péricles foi eleito general-chefe, posto máximo na hierarquia política da época. Por mais de trinta anos conseguiu ser reconduzido continuamente para o cargo. A rápida expansão econômica e a evolução política de Atenas a transformou numa das cidades mais belas da Grécia.

Ao obter da Assembleia a autorização para empregar o rico tesouro de Delos, convocou os maiores arquitetos e artistas da época e iniciou o enriquecimento urbanístico de Atenas. Reconstruiu os templos e edifícios públicos, destruídos durante a guerra com a Pérsia. Ampliou o porto, reforçou as muralhas e sobre a colina da Acrópole, mandou erguer a obra que o tornou imortal: o "Partenon", dedicado à deusa "Palas Atenas", a defensora da cidade.

No “Século de Péricles”, Atenas atravessou grande desenvolvimento. O espírito filosófico passou a indagar as razões da vida, surgindo várias tendências no campo da filosofia. Entre os filósofos dessa época destacam-se: Tales, Anaxímenes, Anaximandro, Demócrito, Heráclito, entre outros. Viveram nessa época, famosos historiadores como Heródoto e Tucídides. Surgiram pesquisas e teorias científicas inovadoras, com Hipócrates, Demócrito e Anaxágoras. Péricles incentivou os espetáculos teatrais, distribuindo dinheiro para os mais pobres irem ao teatro. O teatro grego se desenvolveu com Aristófanes, Ésquilo, Sófocles e Eurípedes.

Nos últimos anos de governo, Péricles teve grande dificuldade, pois Atenas dominava as outras cidades gregas e nem todas concordavam com sua supremacia política, econômica e cultural. Em 431 a.C. Esparta liderou uma revolta contra Atenas, conhecida como Guerra do Peloponeso. Atenas é derrotada e perde sua liderança política. Em 429 a.C. Péricles morre em Atenas, vítima de uma epidemia.

Acervo: 6 frases e pensamentos de Péricles.

Frases e Pensamentos de Péricles

Temo mais os nossos erros que os planos dos nossos inimigos.

Péricles
34 compartilhamentos

O que eu temo não é a estratégia do inimigo, mas os nossos erros.

Péricles
22 compartilhamentos

O segredo da felicidade é liberdade e o segredo da liberdade, coragem.

Péricles

O que você deixa para trás não é o que é gravado em monumentos de pedra,
mas o que é tecido nas vidas de outros.

Péricles

Nem um país é tão bom quano mostra a propaganda do governo, nem tão ruim quanto dizemos.

Péricles