Biografia de Paulo Coelho

Paulo Coelho

Paulo Coelho (1947) é um escritor brasileiro, autor de romances, ficções, temas místicos, investigações policiais e autoajuda, seus livros estão entre os mais vendidos no mundo. Ocupa a cadeira n.º 21 da Academia Brasileira de Letras.

Paulo Coelho

Paulo Coelho nasceu na cidade do Rio de Janeiro, no dia 24 de agosto de 1947. Com sete anos ingressou no Colégio Santo Inácio e nessa época já gostava de escrever.

No colégio, Paulo Coelho participava de concursos de poesia e de teatro. Foi um adolescente problemático e se desentendia com seus pais que não queriam que ele fosse um escritor. Chegou a ser internado várias vezes em um hospital psiquiátrico.

Paulo Coelho ingressou na Faculdade de Direito Cândido Mendes, mas abandonou o curso para viver como um hippie, época em que ingressou no mundo das drogas e do ocultismo.

Nos anos 70, fez parceria com o cantor Raul Seixas e juntos escreveram diversas músicas, entre elas, “Gita”, “Eu nasci há Dez Mil Anos Atrás” e “Al Capone”. Antes de se dedicar à literatura, foi autor e diretor de teatro e secretário de redação do jornal O Globo.

Carreira literária

Em 1986, Paulo Coelho fez a peregrinação do Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, e dessa experiência escreveu “O Diário de um Mago” (1987), no qual, relata os três meses da peregrinação. No ano seguinte escreveu “O Alquimista”, um de seus livros mais vendidos no mundo.

Paulo Coelho pertence ao Board do Instituto Shimon Peres para a Paz, é Conselheiro Especial da UNESCO para “Diálogos Interculturais e Convergências Espirituais”.

Prêmios

Paulo Coelho já recebeu vários prêmios e condecorações, entre elas: Knight of Arts and Letters (França, 1996), Super Grinzane Book Award (Itália, 1996), Crystal Mirror Award (Polônia, 2000), Corine Internationeler Buchpreis – melhor ficção (Alemanha, 2002) e International Latino Book Award (EUA, 2009).

Instituto Paulo Coelho

Junto com sua esposa, a artista plástica Christina Oiticica, Paulo Coelho fundou o Instituto Paulo Coelho, instituição sem fins lucrativos, financiada através dos direitos autorais do escritor, dedicada a ajudar jovens e pessoas da terceira idade.

Obras

Entre suas obras estão: Brida (1990), O Monte Cristo (1996), Onze Minutos (2003), A Bruxa de Portobello (2006), O Aleph (2010), Manuscrito Encontrado em Ancara (2012), Adultério (2014), A Espiã (2016), O Caminho do Arco (2017) e Hippie (2018).

Acervo: 644 frases e pensamentos de Paulo Coelho.

Frases e Pensamentos de Paulo Coelho

Imagine uma nova história para sua vida e acredite nela.

Paulo Coelho

Nota: Trecho do texto "Recriando o Passado", publicado em 09/10/2009 na coluna de Paulo Coelho, no site Globo.com

...Mais

Quem tentar possuir uma flor, verá sua beleza murchando. Mas quem apenas olhar uma flor num campo, permanecerá para sempre com ela. Você nunca será minha, e por isso terei você para sempre.

Paulo Coelho
Brida. Rio de Janeiro: Rocco, 1990.

Nota: Trechos adaptados do livro "Brida".

...Mais

Quando se ama não é preciso entender o que se passa lá fora, pois tudo passa a acontecer dentro de nós.

Paulo Coelho
O Alquimista. Rio de Janeiro: Rocco.1990.

Nota: Trecho adaptado do livro "O Alquimista".

...Mais

Não existe nada de completamente errado no mundo. Mesmo um relógio parado consegue estar certo duas vezes por dia.

Paulo Coelho
Brida. Rio de Janeiro: Editora Rocco. 1990.

Nota: Trecho adaptado do livro "Brida".

...Mais

Podemos acreditar que tudo que a vida nos oferecerá no futuro é repetir o que fizemos ontem e hoje. Mas, se prestarmos atenção, vamos nos dar conta de que nenhum dia é igual a outro. Cada manhã traz uma bênção escondida; uma bênção que só serve para esse dia e que não se pode guardar nem desaproveitar. Se não usamos este milagre hoje, ele vai se perder. Este milagre está nos detalhes do cotidiano; é preciso viver cada minuto porque ali encontramos a saída de nossas confusões, a alegria de nossos bons momentos, a pista correta para a decisão que tomaremos. Nunca podemos deixar que cada dia pareça igual ao anterior porque todos os dias são diferentes, porque estamos em constante processo de mudança.