Biografia de Paul Cézanne

Paul Cézanne

Paul Cézanne (1839-1906) nasceu em Aix-em-Provence , França, no dia 19 de janeiro de 1852. Com 10 anos começou a estudar desenho. Com 13 anos ingressou no colégio Bourbon, onde conheceu Émile Zola e se tornaram grandes amigos. Cursou Direito na Universidade de Aix.

Em 1861 foi para Paris estudar desenho. Se candidatou à Escola de Belas Artes, mas foi recusado e voltou para sua cidade natal. Retornou a Paris, onde conheceu o pintor impressionista Pissarro, que exerceu grande influencia no artista.

Entre os anos de 1874 e 1877 participou de exposições impressionistas. Era criticado por um grupo de impressionistas e não foi escrito no salão Anual de Artes de Paris. Contrariado o artista volta para Aix e raramente retorna a Paris.

Em sua fase inicial de pintura Cézanne se dedica a temas de inspiração romântica. Em seguida passa a criar um estilo próprio e introduz, em sua obra, distorções formais e alterações de perspectivas para ressaltar o volume e peso dos objetos. Ele representou também paisagens e a natureza morta, figuras humanas e retratos. Paul Cézanne faleceu em Aix-em-Provence, França, no dia 22 de outubro de 1906.

Acervo: 7 frases e pensamentos de Paul Cézanne.

Frases e Pensamentos de Paul Cézanne

Como pintor, torno-me mais lúcido quando confrontado com a Natureza.

Paul Cézanne

Não se trata de pintar a vida, trata-se de fazer viva a pintura.

Paul Cézanne

Quando eu preciso julgar uma arte, eu levo minhas pinturas e as deixo próximas a um objeto feito por Deus, como uma árvore ou uma flor. Se os dois lados combatem, elas não são arte.

Paul Cézanne
Inserida por pensador

Quando a cor tem a maior riqueza, a forma atinge a plenitude.

Paul Cézanne
Inserida por pensador

A arte é uma harmonia paralela à natureza.

Paul Cézanne
Inserida por pensador