Biografia de Papa Bento XVI

Papa Bento XVI

Papa Bento XVI (Joseph Aluisius Ratzinger) nasceu em Marktl na Inn, Alemanha, no dia 16 de abril de 1927. Passou sua infância e adolescência na cidade de Aschau e Traunstein, onde iniciou sua formação cristã. Em 1939, ingressou no seminário-menor, para iniciar a carreira eclesiástica.

Com 16 anos foi convocado para servir na artilharia antiaérea. Dois anos depois foi obrigado a prestar o serviço militar. Escapou do alistamento para o front porque tinha a intenção de se tornar padre da Igreja Católica.

Em 1951 foi ordenado sacerdote. Em 1953, doutorou-se em Teologia. Foi professor de Teologia na Escola Superior de Filosofia e Teologia de Freising, lecionou em Münster e em Tubinga. Em 1977, foi nomeado Arcebispo de Münchem e Freising. Em 1978, participou do Conclave que elegeu João Paulo I. Com a morte do Papa, nesse mesmo ano, participou também do Conclave que elegeu João Paulo II.

O cardeal Ratzinger era considerado um intelectual, escreveu mais de 600 obras, recebeu diversos títulos dentro da Igreja Católica, e desde 13 de novembro de 2000, foi nomeado Membro Honorário da Academia Pontifícia das Ciências. Em 19 de abril de 2005, foi eleito Papa, permanecendo no cargo até 28 de fevereiro de 2013, quando renunciou, mantendo apenas o título de bispo emérito de Roma.

Acervo: 54 frases e pensamentos de Papa Bento XVI.

Frases e Pensamentos de Papa Bento XVI

A Verdade nao é determinada por maioria de votos.

Papa Bento XVI
85 compartilhamentos

"...A Igreja precisa se opor às 'marés' de modismos e das últimas novidades...".

Papa Bento XVI
70 compartilhamentos

O amor supera a justiça.
Justiça é dar ao outro o que é dele,
Amor é dar ao outro o que é meu.

Papa Bento XVI
37 compartilhamentos

Quando os convido a ser santos, peço que não se conformem em ser de segunda linha, mas que aspirem a um “horizonte maior. Não se conformem em ser medíocres.

Papa Bento XVI
92 compartilhamentos

Não há amor sem sofrimento - sem o sofrimento da renúncia a si mesmo, da transformação e purificação do eu para a verdadeira liberdade. Onde não houver algo pelo qual valha a pena sofrer, também a própria vida perde o seu valor.

Papa Bento XVI
75 compartilhamentos