Biografia de Pablo Picasso

Pablo Picasso

Pablo Picasso (1881-1973) foi um pintor espanhol, escultor e ceramista. Foi considerado um dos mais importantes artistas plásticos do século XX.

Pablo Picasso nasceu em Málaga, na Espanha, no dia 25 de outubro de 1881. Filho do professor de arte José Ruiz Blasco, recebeu todo o incentivo ao mostrar logo cedo o seu talento para as artes. Em 1896, a família muda-se para Barcelona, onde Dom José aluga um estúdio para o filho. Nesse mesmo ano, sua tela “Primeira Comunhão” é aceita para a exposição Municipal de Barcelona, junto com pintores já famosos. O quadro “Dois Patos” é enviado para uma exposição em Málaga. A tela “Ciência e Caridade” recebe menção honrosa na Exposição de Belas artes de Madri. Em 1900 vai à Paris, que se torna sua segunda casa. Em 1901 inaugura sua primeira exposição.

Ao longo se sua carreira, suas obras apresentam várias fases e estilos, passa pelo Impressionismo, pela fase azul, onde retrata a triste condição humana que descobre nas ruas de Paris, pela fase rosa, quando passa a desfrutar mais a vida, pelo Cubismo, pelo Clássico, Surrealismo e Expressionismo. Entre suas obras mais importantes destacam-se: “Vendedoras de Flores” (1901), “O Velho Guitarrista” (1903), “Família de Saltimbancos” (1905), “Nu Sentado” (1905), “Les Demoiselles d’Avignon” (1907), “O Violino” (1912), “Natureza Morta na Paisagem”, (1915), “Pablo Vestido de Arlequim” (1924), “Mulher Chorando” (1937) entre outras.

Em 1937, Pablo Picasso retrata o monumental painel “Guernica”, onde mostra seu horror à destruição da cidade de mesmo nome, durante a Guerra Civil Espanhola. O painel encontrasse no Centro Nacional de Arte Rainha Sofia, em Madri. No final dos anos 40, o artista passa a produzir esculturas, cerâmicas e litogravuras. Pablo Picasso falece em Mougins, na França, no dia 08 de abril de 1973.

Acervo: 70 frases e pensamentos de Pablo Picasso.

Frases e Pensamentos de Pablo Picasso

Há pessoas que transformam o sol numa simples mancha amarela, mas há aquelas que fazem de uma simples mancha amarela o próprio sol.

Pablo Picasso
1.4 mil compartilhamentos

Um homem só encontrou a mulher ideal quando olhar no seu rosto e ver um anjo, e tendo-a nos braços ter as tentações que só os demonios provocam.

Pablo Picasso
473 compartilhamentos

A arte é a mentira que nos permite conhecer a verdade.

Pablo Picasso
739 compartilhamentos

Cansei-me de ser moderno. Quero ser eterno.

Pablo Picasso
326 compartilhamentos

Sempre faço o que não consigo fazer para aprender o que não sei.

Pablo Picasso
165 compartilhamentos