Biografia de Oliver Goldsmith

Oliver Goldsmith

Olivier Goldsmith nasceu em Kilkenny West, Irlanda, no dia 10 de novembro de 1730. Era filho do um eclesiástico da Igreja da Inglaterra. Estudou no Trinity College de Dublin, onde obteve o bacharelado em Artes e Teologia, em 1749. Estudou medicina na Universidade de Edimburgo. Na Holanda frequentou a Universidade de Leiden. Com espírito aventureiro, viveu na França, Alemanha e Itália, quando ganhava a vida tocando flauta pelas ruas e cafés por onde passava.

De volta a Inglaterra instalou-se em Peckham, Londres, onde passou a colaborar com vários jornais e revistas. Dramaturgo, novelista, poeta, ensaísta e historiador, era domo de um estilo muito pessoal, onde seus personagens eram cheios de ironia e malícia.

Entre 1760 e 1761 escreveu uma série de ensaios sobre os costumes ingleses, reunidos depois com o título de “The Citizen of the World” (1762). Como historiador escreveu a história da Grécia, Roma e Inglaterra. Destacou-se como novelista, publicou a novela “The Vicar of Wakefield” (1766), onde abordava a vida da classe em torno da figura de um vigário exemplar, que se tornou uma das mais importantes obras da literatura inglesa. Publicou um longo poema pastoral, “The Deserted Village” (1770), escrito em memória de seu irmão. Faleceu em Londres, Inglaterra, no dia 4 de abril de 1774.

Acervo: 9 frases e pensamentos de Oliver Goldsmith.

Frases e Pensamentos de Oliver Goldsmith

A nossa maior glória não reside no fato de nunca cairmos, mas sim em levantarmo-nos sempre depois de cada queda.

Oliver Goldsmith
16 mil compartilhamentos

A maior glória não é ficar de pé, mas levantar-se cada vez que se cai.

Oliver Goldsmith
259 compartilhamentos

Você pode fazer um sermão melhor com sua vida do que com os seus lábios.

Oliver Goldsmith
37 compartilhamentos

Amo tudo o que é velho: velhos amigos, velhos tempos, velhas maneiras, velhos livros, velhos vinhos.

Oliver Goldsmith
161 compartilhamentos

As alegrias da riqueza são fugazes e não têm qualquer valor; e os que apreciam essas coisas valem menos ainda.

Oliver Goldsmith
37 compartilhamentos