Biografia de Oliver Cromwell

Oliver Cromwell

Oliver Cromwell nasceu em Huntingdon, Inglaterra, no dia 25 de abril de 1599. Filho de pequenos nobres do campo foi aluno de escolas puritanas. Em sua vida pública, participou do Parlamento a partir de 1628. Na Inglaterra, os calvinistas eram chamados de puritanos. A religião era popular, sobretudo, entre os ex-camponeses e os pequenos burgueses, que andavam descontentes à época.

O puritanismo – que conflitava com a doutrina oficial do reino, o anglicanismo, também crescia junto ao Parlamento, tornando-se um ameaça às pretensões absolutistas da dinastia dos Stuart. As tensões evoluíram para uma guerra civil ou Revolução Puritana, durante o reinado de Carlos I, em 1640. O parlamento organizou um exército popular liderado por Oliver Cromwell. Os combates se estenderam até 1649. Carlos I foi executado, a monarquia abolida e instalou-se a República Puritana, liderada por Cromwell.

Nos anos seguintes, Oliver Cromwell derrotou os inimigos na Escócia, na Irlanda e na própria Inglaterra. Após cinco anos de lutas e vitórias, promulgou em 1654 uma lei unificando a os três países em um estado único – a “Commonwealth”. Ao mesmo tempo instaurou a ditadura tomando o título de “Lorde Protetor do Estado Unificado”.

Em maio de 1657 recusa o título de rei, mas aceita a constituição conhecida como “Humble Petition and Advice”, que lhe deu o direito de indicar o sucessor. Com a morte de Cromwell, em 3 de setembro de 1658, seu filho Ricardo assume o poder. Em 1660, o Parlamento chama de volta o filho de Carlos I, que governa até 1685 com o nome de Carlos II.

Acervo: 3 frases e pensamentos de Oliver Cromwell.

Frases e Pensamentos de Oliver Cromwell

Ninguém sobe tão alto como quem não sabe para onde vai.

Oliver Cromwell
23 compartilhamentos

Ninguém viaja tão alto como aquele que não sabe aonde vai.

Oliver Cromwell

Confie em Deus, e mantenha seca a sua pólvora.

Oliver Cromwell