Biografia de Niels Bohr

Niels Bohr

Niels Bohr nasceu em Copenhague, Dinamarca, no dia 7 de outubro de 1885. Cursou a Universidade de Copenhague. Em 1911, após completar o doutorado em Física partiu para o laboratório Cavendish, na Universidade de Cambridge, na Inglaterra, para estudar com J. J. Thomson. No ano seguinte foi para Manchester, onde trabalhou com o físico Ernest Rutherford.

Em 1913 Niels Bohr publicou sua teoria básica sobre a "estrutura do átomo", que permitiu ao longo dos anos uma melhor compreensão da Química e da Eletricidade e conduziu ao desenvolvimento da energia atômica. Bohr usou seu modelo atômico e a teoria quântica do físico alemão Max Planck e apresentou a ideia de que os elétrons giram em torno do núcleo em órbitas determinadas, mas quando a eletricidade passa através do átomo, o elétron pula para a órbita maior e seguinte, voltando depois para sua órbita usual. Quando os elétrons saltam de uma órbita a outra produz uma luz.

Com muitas outras inovações científicas, em 1922, Niels recebeu o Prêmio Nobel de Física. Como reconhecimento de seu trabalho recebeu a chefia do Instituto de Física Teórica de Copenhague. Na década seguinte, suas teorias sobre mecânica quântica deram grandes contribuições para as tentativas de fissão nuclear.

Para escapar dos nazistas, Niels foi para a Suécia e em seguida para os Estados Unidos e depois para o projeto atômico de Los Alamos, no Novo México. Assim que a bomba tornou-se eficiente e devastadora, Niels pediu imediato controle internacional, sem êxito. Tornou-se presidente da Comissão de Energia Atômica da Dinamarca. Em 1955 recebeu o Prêmio Ford “Átomos da Paz”. Faleceu em Copenhague, Dinamarca, no dia 18 de novembro de 1962.

Acervo: 11 frases e pensamentos de Niels Bohr.

Frases e Pensamentos de Niels Bohr

Ainda bem que chegamos a um paradoxo. Agora, há esperança de conseguirmos algum progresso.

Niels Bohr
83 compartilhamentos

O sentido da vida consiste em que não tem sentido nenhum dizer que a vida não tem sentido.

Niels Bohr
126 compartilhamentos

Qualquer um que não se choque com a Mecânica Quântica é porque não a entendeu.

Niels Bohr
77 compartilhamentos

O oposto de uma afirmação correta é uma afirmação falsa. Mas o oposto de uma verdade profunda pode ser outra verdade profunda.

Niels Bohr
89 compartilhamentos

Um físico é apenas a forma que um átomo encontrou de olhar para si mesmo.

Niels Bohr