Biografia de Nicholas Winton

Nicholas Winton

Nicholas Winton (1909-2015) nasceu em Hampstead, Inglaterra, no dia 19 de maio de 1909. Filho de alemães judeus que se mudaram para a Inglaterra, trabalhou em instituições bancárias e tornou-se corretor da Bolsa de Valores de Londres.

No fim de 1938, interrompeu uma temporada de férias na Suíça e foi para Praga, onde um amigo pretendia criar algum mecanismo para livrar filhos de famílias judias da perseguição movida pelo nazismo. No hotel em que se hospedou, começou a receber os pais que, em pânico, queriam enviar seus filhos para longe das fronteiras de Hitler.

Nicholas Winton começou a cuidar do assunto e preparava a documentos para a imigração, encontrava famílias inglesas dispostas a adotar as crianças e ainda conseguia recursos para o transporte delas até Londres. No processo, não hesitou em subornar agentes alemães para que fizessem vista grossa ao que estava ocorrendo. Entre março e agosto de 1939, diante das ameaças dos campos de concentração, Winton se empenhou para que 669 crianças deixassem a Checoslováquia para viver na Inglaterra.

Durante cinco décadas Winton escondeu o que havia feito. Mas em 1988 sua esposa descobriu no sótão da casa em que moravam, listas e cartas que revelavam toda a história. O ex-corretor de ações britânico passou a ser conhecido como “Schindler inglês” numa associação ao industrial alemão que salvou 1200 judeus durante a II Guerra Mundial.

Em 2002 Nicholas Winton se tornou membro da Ordem do Império Britânico. Em 2008 foi homenageado pelo governo checo quando uma escola de ensino elementar recebeu seu nome e foi agraciado com a Cruz de Mérito do Ministério da Defesa. Faleceu em Maidenhead, Inglaterra, no dia 1 de julho de 2015.

Acervo: 3 frases e pensamentos de Nicholas Winton.

Frases e Pensamentos de Nicholas Winton

Se algo não é obviamente impossível, então deve haver uma maneira de fazer.

Nicholas Winton
34 compartilhamentos

O importante não é chegar em casa de noite e dizer, passivamente: 'Hoje, eu não fiz nada de mal'. O importante é chegar em casa e dizer: 'Hoje eu fiz o bem'.

Nicholas Winton

"SE ALGO NÃO É ÓBVIAMENTE IMPOSSÍVEL, ENTÃO DEVE HAVER UMA MANEIRA DE FAZER" (Nicholas Winton).

Nicholas Winton
Inserida por rcb1206