Biografia de Michelangelo

Michelangelo

Michelangelo nasceu em Caprese, próximo A Florença, Itália, no dia 6 de março de 1475. Gostava de desenhar e aos treze anos começou a estudar pintura no estúdio de Domenico Ghirlandaio, mas seu maior interesse era a escultura. Explicava: “A figura já está na pedra, trata-se de arrancá-la para fora”.

Em 1489, ingressou na escola de escultura de Lourenço de Medicis, que o hospedou em seu palácio. Conviveu com os artistas da época e recebeu influências do Renascimento Italiano. Com a morte de Lourenço, 1492, parte para Bolonha, onde permanece até 1496, quando foi chamado para Roma pelo Cardeal San Giorgio admirador de sua obra. São dessa época: “Baco” (1496-1497) e a “Pietá” (1499).

Em 1501, de volta a Florença, começou a trabalhar na estátua de “Davi” e na “Sagrada Família” (1504). Em 1505, partiu novamente para Roma a chamado do Papa Júlio II. O pontífice lhe encomendou a reconstrução da Catedral de São Pedro e a edificação de seu mausoléu, uma grandiosa obra que ficou inacabada e dela o escultor disse: “Acho que perdi toda minha juventude ligado a ela”. Em 1508, o Papa encarregou o artista de decorar a abóbada da Capela Cistina, na Catedral de São Pedro. Foram quatro anos de trabalho, que resultou em 300 figuras.

Em 1520, planejou o edifício e o interior da Capela de São Lourenço, em Florença. Durante o pontificado de Paulo III, entre 1534 e 1545, Michelangelo pintou o grande afresco na parede da Capela Sistina: “O Juízo Final”. Em 1552, iniciou a reconstrução da Catedral de São Pedro, mas só viu reconstruída sua enorme cúpula. Michelangelo morreu no dia 18 de fevereiro de 1564.

Acervo: 16 frases e pensamentos de Michelangelo.

Frases e Pensamentos de Michelangelo

O amor é a asa veloz que Deus deu à alma para que ela voe até o céu.

Michelangelo
198 compartilhamentos

Que seja doce a dúvida a quem a verdade pode fazer mal.

Michelangelo
106 compartilhamentos

Como faço uma escultura? Simplesmente retiro do bloco de mármore tudo que não é necessário.

Michelangelo
42 compartilhamentos

A minha alegria é a melancolia.

Michelangelo
17 compartilhamentos

Se as pessoas soubessem o quão duramente eu trabalhei para obter a minha habilidade, ela não pareceria tão maravilhosa depois de tudo.

Michelangelo
16 compartilhamentos