Biografia de Michel Temer

Michel Temer

Michel Temer nasceu em Tietê, São Paulo, no dia 23 de setembro de 1940. Filho de imigrantes libaneses que chegaram ao Brasil no ano de 1925. Após concluir o ensino médio na capital paulista, ingressou na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP).

Depois de formado, advogou em um sindicato de São Paulo e em seguida, foi oficial de gabinete do secretário de Educação no governo de Ademar de Barros. A partir de 1968, passou a lecionar Direito Constitucional na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Em 1969 lecionou na Faculdade de Direito de ITU, e nesse mesmo ano, passou em um concurso público para procurador do estado de São Paulo.

Em 1970 assumiu o cargo de procurador do Estado de São Paulo. Em 1974, Temer concluiu o doutorado em Direito Público na PUC-SP. Entre 1975 e 1977, foi vice-diretor da Faculdade de Itu. Entre 1977 e 1980, foi diretor da mesma instituição. Em 1978 foi nomeado procurador-chefe da Empresa Municipal de Urbanização de São Paulo. Sua carreira acadêmica se prolongou até 1984.

Em 1981 filiou-se ao PMDB. Entre 1983 e 1984 foi procurador geral do estado no governo de Franco Montoro, em seguida assumiu a Secretaria de Segurança Pública, época em que criou a primeira Delegacia da Mulher e instituiu a Delegacia de Proteção aos Direitos Autorais e a Delegacia de Apuração de Crimes Raciais. Em 1986, Michel Temer candidatou-se a deputado federal constituinte. Após a Constituinte, foi reeleito por cinco vezes. Em 1992, licenciou-se do cargo para reassumir a Secretaria de Segurança Pública. De volta à Câmara dos Deputados, ocupou a presidência da Câmara em 1997, 1999 e 2009. Em 2001, foi eleito presidente nacional do PMDB.

Em 2010, Temer foi escolhido para vice-presidente da candidata Dilma Rousseff. Com a vitória da chapa, foi empossado vice-presidente em janeiro de 2011. Com a reeleição da candidata em 2014, Temer foi nomeado o articulador político do governo. Mas, com a crise política e econômica que se instalou no país, em março de 2016, o PMDB deixou a base do governo para apoiar o processo de impeachment que tramitava na Câmara dos Deputados. No dia 31 de agosto de 2016, com a aprovação do processo pelo Senado, Michel Temer assumiu a Presidência da República.

Acervo: 21 frases e pensamentos de Michel Temer.

Frases e Pensamentos de Michel Temer

A cerveja é um fenômeno de agregação e de congregação. Você não vê alguém tomando cerveja sozinho.

Michel Temer
Inserida por PensamentosRS

Estamos em um sistema de contenções. A contenção não começou a aparecer ainda. Mas a partir de certo momento começaremos com medidas impopulares. Não temo fazer isso, porque não tenho intenções eleitorais.

Michel Temer
Inserida por OswaldoWendell

Ter lucro não é pecado. Programas sociais como Minha Casa Minha Vida e Bolsa Família são necessários, mas não há nada mais indigno que o desemprego. Para gerar emprego, é preciso que a indústria cresça, o agronegócio cresça, o comércio cresça.

Michel Temer
Inserida por OswaldoWendell

Não vou processar Sérgio Machado, porque o que ele mais deseja é isso. Quando verifiquei a delação completa, ele falou de partidos variados. Ele quer aparecer. Ele quer polarizar com o presidente, não vou dar esse valor a ele, não falo para baixo.

Michel Temer
Inserida por OswaldoWendell

Reajustamos em 12,5% o programa Bolsa Família e liberamos R$ 700 milhões para educação básica e superior. E enquanto houver a extrema pobreza é preciso ter programas desta natureza, mas o objetivo é exatamente, num dado momento, fazer com que o Bolsa Família seja desnecessário, o que significa uma tentativa de progresso e desenvolvimento para o nosso País.

Michel Temer
Inserida por OswaldoWendell