Biografia de Michel Temer

Michel Temer

Michel Temer nasceu em Tietê, São Paulo, no dia 23 de setembro de 1940. Filho de imigrantes libaneses que chegaram ao Brasil no ano de 1925. Após concluir o ensino médio na capital paulista, ingressou na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP).

Depois de formado, advogou em um sindicato de São Paulo e em seguida, foi oficial de gabinete do secretário de Educação no governo de Ademar de Barros. A partir de 1968, passou a lecionar Direito Constitucional na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Em 1969 lecionou na Faculdade de Direito de ITU, e nesse mesmo ano, passou em um concurso público para procurador do estado de São Paulo.

Em 1970 assumiu o cargo de procurador do Estado de São Paulo. Em 1974, Temer concluiu o doutorado em Direito Público na PUC-SP. Entre 1975 e 1977, foi vice-diretor da Faculdade de Itu. Entre 1977 e 1980, foi diretor da mesma instituição. Em 1978 foi nomeado procurador-chefe da Empresa Municipal de Urbanização de São Paulo. Sua carreira acadêmica se prolongou até 1984.

Em 1981 filiou-se ao PMDB. Entre 1983 e 1984 foi procurador geral do estado no governo de Franco Montoro, em seguida assumiu a Secretaria de Segurança Pública, época em que criou a primeira Delegacia da Mulher e instituiu a Delegacia de Proteção aos Direitos Autorais e a Delegacia de Apuração de Crimes Raciais. Em 1986, Michel Temer candidatou-se a deputado federal constituinte. Após a Constituinte, foi reeleito por cinco vezes. Em 1992, licenciou-se do cargo para reassumir a Secretaria de Segurança Pública. De volta à Câmara dos Deputados, ocupou a presidência da Câmara em 1997, 1999 e 2009. Em 2001, foi eleito presidente nacional do PMDB.

Em 2010, Temer foi escolhido para vice-presidente da candidata Dilma Rousseff. Com a vitória da chapa, foi empossado vice-presidente em janeiro de 2011. Com a reeleição da candidata em 2014, Temer foi nomeado o articulador político do governo. Mas, com a crise política e econômica que se instalou no país, em março de 2016, o PMDB deixou a base do governo para apoiar o processo de impeachment que tramitava na Câmara dos Deputados. No dia 31 de agosto de 2016, com a aprovação do processo pelo Senado, Michel Temer assumiu a Presidência da República.

Acervo: 21 frases e pensamentos de Michel Temer.

Frases e Pensamentos de Michel Temer

Muitos votaram porque eu era o candidato a vice.

Michel Temer
Inserida por pensador

Quando nós nos desviamos dos limites do direito, nós criamos a instabilidade social e a instabilidade política.

Michel Temer
Inserida por pensador

Temos que estar atentos, dar-lhes a importância devida e verificar quais são os equívocos.

Michel Temer
Inserida por pensador

Bons diálogos, boas conversas, sempre com vistas à pacificação absoluta.

Michel Temer
Inserida por pensador

Não se faz política com o fígado. Em política não se tem inimigo, mas adversário, aquele que adversa, está do outro lado.

Michel Temer
Inserida por pensador