Biografia de Michel de Montaigne

Michel de Montaigne

Michel de Montaigne nasceu no Castelo de Montaigne, perto de Bordeaux, na França, no dia 28 de fevereiro de 1533. De família rica e nobre estudou no Colégio de Guyenne, em Bordeaux. Com treze anos foi para Toulouse estudar Direito. Trabalhou nos tribunais de Périgueux e em 1557 tornou-se conselheiro do departamento de Bordeaux. Entre 1561 e 1563, serviu como cortesão da corte de Carlos IX.

Em 1568, Montaigne traduziu o livro “Teologia Natural”, do teólogo e monge espanhol Raymond Sebond. Com base nesse trabalho, escreveu um de seus mais longos ensaios “A Apologia de Raymond Sebond”. Após a morte de seu pai, deixou a vida pública e retirou-se para um castelo que havia herdado. Nessa época começou a escrever sua única obra filosófica “Ensaios”. Em 1571 foi condecorado, por Henrique III, com a ordem de Saint-Michel e nomeado Cavaleiro Ordinário da Câmara do Rei. Em 1577 recebeu de Henrique IV o título de Cavaleiro da Câmara do Rei.

Em 1580 publicou os dois primeiros volumes de “Ensaios”. O terceiro volume só foi publicado em 1588. Sua obra se tornou uma das mais importantes e influentes obras do Renascimento, estabeleceu o ensaio como um novo gênero literário, onde o escritor faz reflexões pessoais e subjetivas sobre diversos temas, entre eles, a religião, a educação, amizade, amor e liberdade.

A obra “O Ensaio” é uma tentativa de Montaigne de aprender sobre si mesmo, como ele afirmou: “Eu sou eu mesmo o tema do meu livro”. A proposta do escritor era mais questionadora e crítica do que estabelecer teses científicas. Michel de Montaigne faleceu no Castelo de Montaigne, França, no dia 13 de setembro de 1592.

Acervo: 125 frases e pensamentos de Michel de Montaigne.

Frases e Pensamentos de Michel de Montaigne

Pode-se ter saudades dos tempos bons mas não se deve fugir ao presente.

Michel de Montaigne
1.7 mil compartilhamentos

Abandonar a vida por um sonho é estimá-la exatamente por quanto ela vale.

Michel de Montaigne
349 compartilhamentos

Mesmo no mais alto trono do mundo estamos sempre sentados sobre o nosso rabo.

Michel de Montaigne
179 compartilhamentos

O homem não é tão ferido pelo que acontece, e sim por sua opinião sobre o que acontece.

Michel de Montaigne
228 compartilhamentos

Proibir algo é despertar o desejo.

Michel de Montaigne
68 compartilhamentos