Biografia de Mauricio de Sousa

Mauricio de Sousa

Mauricio de Sousa (1935) nasceu em Santa Isabel, São Paulo, no dia 27 de outubro de 1935. Desde a infância desenhava em seus cadernos escolares. Com 19 anos, desejando viver do desenho, muda-se para a capital paulista, mas o emprego que consegue é como repórter policial no jornal Folha da Manhã. Passou cinco anos fazendo suas reportagens ilustradas com seus desenhos. Em julho de 1959, teve sua primeira história, com o personagem – o cãozinho “Bidu” e seu dono Franjinha, aprovada e publicada em tirinhas no mesmo jornal.

Nos anos seguintes, criou diversos personagens, entre eles, “Monica” “Cebolinha”, “Magali”, “Cascão”, “Piteco”, “Chico Bento”, “Horácio”, entre outros. Em 1970 lançou a primeira revista da Mônica. A partir de 1987 passou a ilustrar o suplemento “O Estadinho” do jornal o Estado de São Paulo, com suas histórias em quadrinhos.

Outros personagens foram criados, entre eles, a "Turma da Mônica Jovem", A “Turma do Ronaldinho”, "Tikara" e "Keika", criadas em comemoração ao centenário da imigração japonesa, que foram incorporados às histórias da Turma da Mônica, entre outros.

Hoje entre quadrinhos e tiras de jornais, suas criações chegam a cerca de 50 países. Os quadrinhos se juntam a livros ilustrados, revistas de atividades, álbum de figurinhas, CDs, livros tridimensionais e livros em braile, jogos, brinquedos, papelaria etc.

Acervo: 4 frases e pensamentos de Mauricio de Sousa.

Frases e Pensamentos de Mauricio de Sousa

A vida é tão engraçada...
Quando você acha que, finalmente, está tudo bem...
A vida te dá uma rasteira...
E você cai de cara na lama!
É tudo tão absurdo...
Tão irreal...
Que parece até mentira!
Um sonho!

Mauricio de Sousa

A vida é mesmo muito engraçada...
E injusta...
Para cada dia maravilhoso de sol e alegria...
Existe uma noite fria, envolta em mistérios...
E escuridão!

Mauricio de Sousa
Inserida por emanuele495

Amizade é como ter um irmão que não mora na mesma casa.

Mauricio de Sousa
Inserida por tamylimao

Quero viver cada dia com um sonho para realizar.

Mauricio de Sousa
Inserida por pensador